Pular para o conteúdo principal

Uma revista e uma decisão

Há algumas semanas enquanto esperava uma amigo para almoçar eu estava observando as revistas expostas em um jornaleiro, quando me deparei com a Runners. Achei interessante e diferente, pois nunca havia visto um revista do gênero. Curioso que sou, resolvi comprar um pacote promocional com três edições.

Durante a tarde eu pensava o quanto sentia falta de uma atividade física. Afinal, cresci dentro de uma piscina e dos vinte aos trinta e poucos anos ainda compartilhei meu tempo com volei de quadra, de praia, basquete e natação. Quase três haviam se passado sem conseguir manter uma atividade física regular. Para quem tanto fazia, este ócio foi extremamente maléfico para a mente, por mais nobre que tenham sido os motivos. Concluir minha faculdade e participar da gravidez da minha esposa e do nascimento do meu filho colocaram minha vida em um novo patamar. Patamar este que reclama mais preparo físico e mental para superar. Um teste de limites.

O dia se passou durante a travessia da barca resolvi abrir a revista. Uma das partes que mais me chamaram a atenção foi uma frase dita no editorial. "Você só precisa de um par de tênis e disposição para entrar neste mundo". Nas páginas seguintes encontrei informações para iniciantes, corrida na esteira (que hoje mais parece uma obra de arte no quarto) e corrida na rua. A motivação foi crescendo na proporção em que devorava a revista, ainda mais pela sugestão de horário para atividade. Bem cedo, ou bem tarde. Longe do calor. Isso seria possível com uma pequena reeducação no horário para dormir. Não foi fácil. Foram quase três meses para organizar o tempo, a mente e o sono para que o dia de hoje se tornasse realidade. Minha primeira corrida. Veio depois de mais um dia longo e exaustivo na pós. Voltei para casa com a frase "mente sã, corpo são" ecoando em minha cabeça. Convencido de que o dia havia chegado, entrei no site e localizei a planilha para iniciantes. Fugi um pouco a regra, pois sabidamente não estou tão fora de forma e pulei as caminhadas, mas prometi seguir as demais instruções da planilha. Encontrar três dias na semana para me exercitar um pouco mais de uma hora precisa ser possível, ainda mais que o investimento inicial é praticamente zero.

Minha meta é comprir as próximas semanas de treinamente. Meu prêmio será a compra do monitor cardíaco. Até lá, visitarei algumas lojas em busca de instruções e avaliação de modelos que caibam em meu orçamento.

Só para registrar, eu faço um check up anualmente para ter certeza de que o coração anda bem. Espero que você também se motive a sair da cadeira depois de ler este meu depoimento. Saúde é o bem mais valioso que possuímos. Sem ela, não teremos oportunidade para realizar nada nesta vida.

Forte abraço e uma boa corrida para você.

Fonte: http://runnersworld.abril.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh