Pular para o conteúdo principal

300 km depois...

Comemorar e seguir em frente. Iniciei esta semana a terceira fase do treinamento. Depois de cumprir com a planilha Sedentários e Eternos Iniciantes e a 10K por diversão, construi a terceira planilha baseando-me nas informações que consegui no RW RESPONDE com o Mário Sérgio Andrade, diretor técnico da assessoria esportiva Run&Fun e colunista e consultor da RUNNER’S WORLD. Continuarei treinando três vezes na semana até a próxima etapa do Circuito das Estações Adidas Primavera. A 3ª Etapa do Circuito Athenas está me chamando, mas não sei se terei condições de participar dela.
A primeira ladeira a gente não esquece. Ontem inspirado em minha mãe, que faz caminhada quase que diariamente, resolvi mudar meu percurso. Sabendo que teria uns 8K pela frente preferi fazer Icaraí/Cantareira, ao invés do tradicional vai e vém entre Icaraí/Ingá. Só tinha um detalhe nada pequeno no meio do caminho: a subida do MAC. Segui aos ensinamentos Capitão Ladeira (Runners, edição 17) e consegui subir, mas com a dificuldade de iniciante. Cheguei a 96% da FCM no alto da ladeira e como a descida vem em seguida deu para respirar. A vontade foi de parar, mas resisti e segui em frente. O visual ajudou um bocado. Com o Redentor a torcer por mim e assistindo aos aviões subirem e descerem no Aeroporto Santos Dumont rapidamente retomei as passadas e segui até a Cantareira. A volta não foi diferente. A subida foi igualmente terrível, mas tive torcida para concluir o desasfio. Como estava correndo com a camisa do Circuito das Estações Adidas (linda por sinal) no meio da subida eu ouvi um "Eu também estive lá no domingo! Vai nessa!". Um sorriso, um sinal com a mão e segui em frente. A corrida de rua realmente é um mundo neste mundo. Os 45' de treino renderam aproximadamente 7K. Mais o TR para aquecimento e a CA para desaceleração, deu um total de 10K no treino de hoje. O pace foi de 6'25". Segundo o método de avaliação da Runners 21, ganhei o conceito bom para meu preparo. Estou no caminho certo.

Corrida das Estações Adidas - Inverno 2010. O Kit da Adidas é algo realmente impressionante. Bonito e de altíssima qualidade. A organizaação está de parabéns por promover um evento ímpar na modalidade.

Ler para evitar lesões. Totalmente possuído pelo espírito do corredor e sabedor de que arrumei uma atividade física extremamente adaptável a um estilo de vida com pouco tempo livre, comecei a buscar as peculiaridades sobre o cotidiano de quem pratica este esporte a sério. Uma delas é a musculação para fortalecer joelhos, tornozelos e evitar contusões; a segunda é o alongamento, assunto polêmico; e em terceiro o aquecimento.
Musculação. Como falar bem da musculação se comecei a correr para ficar ao ar livre? Tentarei dar atenção ao gêmio do bem* e lembrar que o exercício localizado previnirá lesões e ajudará a ganhar velocidade. Mas procuro informações sobre exercício funcional, uma forma alternativa de trabalhar os músculos e possivelmente sem precisar se trancar em uma academia. A Runners, edição 21, trata do assunto em uma matéria de título A prova dos 9.
Alongamento. Na coluna pronto-socorro da Runners, edição 17, fui apresentado ao alongamento dinâmico. Achei interessante e diferente. Existe uma vertente que não recomenda o alongamento estático (o tradicional puxa e segura por 30") antes dos treinos, pois acreditam haver comprometimento do desempenho. Em compensação, acebei de ver uma
Aquecimento. Quando você começar a correr perceberá a importância do trote. No meu caso foi uma situação no mínimo curiosa. Eu me preparei para um treino de 40' em CM (corrida moderada; 75-85% da FCM), mas fiz um aquecimento com trote muito lento. A BPM não chegou a 65% da FCM, logo o corpo não "acordou". Tive dificuldades nos dois primeiros quilômetros, até que o corpo entrou no ritmo desejado. O sinistro foi justamente o oposto do ocorrido no domingo passado na Family Run, quando regulei o aquecimento de 10' a 70% da FCM e fiz uma prova além do esperado.

Eu e meu tênis. No início do mês eu mencionei um possível desgate fora do normal no meu Mizuno Wave Creation 10 e enviei um email para a Alpargatas. Sabe o que aconteceu? Eles me responderam. Solicitaram que eu entrasse em contato através do canal de atendimento ao consumidor para abertura de ocorrência. Ao informar minha impressão sobre o tênis, eles me informaram existir a possibilidade de avaliação do tênis diretamente na Fábrica. A postagem inclusive seria por conta deles e meu único incomodo seria ficar sem o tênis pelos próximos 40 dias. Tempo de ir ver e retornar. Preferi pecar pelo excesso e enviei o tênis para análise.

Gêmio do bem. É um termo do livro O trabalho seria ótimo se não fossem.. as pessoas de Lichtenberg e Stone. É um livro sobre a vida no ambiente corporativo. Vale a leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh