Pular para o conteúdo principal

Motivação é o que não falta!

Ainda estou sobre o efeito Family Run e isso faz a cabeça trabalhar cada vez mais em pró de melhores práticas para a corrida.

O resultado oficial e observações. Eu não poderia deixar de mencionar que fiz 35’28” para os 6K. Cheguei em 106º na categoria M3539 e 700º na geral. Meu amigo Carlos marcou 35’17” e chegou em 77º na categoria M4044 e 684º na geral. Esta foi minha primeira prova. Tirando a largada, acho que o resto foi bem organizado. Para mim tudo foi uma grande novidade. Li no site da Corrida das Estações Adidas a tal divisão de categorias para a largada; o pelotão queniano e os respectivos por cor. Seria bem melhor se a coisa fosse feita deste jeito. Eu tive dois problemas no início da prova. O primeiro foram duas senhoras andando e depois três caras que vieram atropelando da parte de trás do pelotão. Vou torcer para ano que vem isso ser resolvido.

Click: Parece que vários sites especializados mantém um serviço de fotografia de TODOS os participantes. É sério. A busca no site é normalmente realizada pelo seu número de inscrição (que você coloca na camisa), ou por CPF. Estas aqui são amostras, pois como não ajudei muito para a fotografia ficar legal, editei a foto de baixa resolução para ilustrar o fato. As fotos são vendidas de várias formatas: digitalizadas, com porta retrato e outras muitas formas criativas de se oferecer um produto. Só não se esqueça de correr de cabeça erguida e feliz, pois você não sabe quando será fotografado.

O lado bom das provas. É uma forma muito boa de se manter motivado e um desafiar os próprios limites. Outro fato interessante é que invariavelmente você encontrará algum conhecido que também pratica a corrida de rua e você não sabia. Além disso, são ótimos termômetros para avaliar a eficiência dos treinos e aprender um pouco mais sobre correr. Digo, assistir outras pessoas correndo é uma forma interessante de avaliar a tecnicamente como estamos correndo. Da Family Run percebi que posso alongar mais as passadas e inclinar o corpo um pouco para frente. Os poucos centímetros que se pode ganhar em cada passada podem reduzir sensivelmente o esforço nas grandes distâncias. Só preciso encontrar o limitar da minha passada e evitar uma contusão por estresse.

Próximas provas. Depois de uma busca na Interent, recomendo o calendário de eventos dos sites O2 por Minuto, Webrun e Runners (da revista da ed. Abril). Os principais eventos estão em todos os calendários, mas alguns ficam restritos a cada site. Em Niterói descobri o Circuito das Academias de Niterói e a próxima etapa contempla parte do percurso que uso para treinar (que coisa!).

O número de eventos no Rio de Janeiro ainda é infinitamente menor aos de São Paulo, mas não estamos tão mal na finta assim. Até o final do ano achei rapidamente uma dezena de provas no município do Rio de Janeiro e para quem quer novos ares, corridas em Búzios, Araruama e Petrópolis.

Onde correr em Niterói? Seguindo o conselho de uma amiga, eu deveria procurar um local para treino que não estivesse sujeito a tantas idas e vindas, para evitar a quebra do ritmo da corrida. Assim, fui para o fantástico Google Maps para traçar percursos na orla de Niterói. O percurso de 10K tem início no pé da descida do MAC vai até o final da Praia de São Francisco, em frente ao retorno para completar 5K. Daí é só voltar. É um percurso muito bonito e com temperatura bastante agradável se for feito nas primeiras horas da manhã.
Um segundo percursos um pouco menor, que vai do início da Praia de São Francisco até o final da Charitas... pouco depois da estação das barcas para completar 3K. Daí é só voltar para fechar os 6K.
Mas não posso negar minhas origens e omitir o percuso da Boa Viagem. Melhorando um trajeto que eu havia adotado temos um percuso de 1,5K entre o retorno no final da Boa Viagem e a Cantareira. Com duas voltas temos outros 6K. É um bom local também. Ainda estou evitando a subida do MAC, pois tenho pouco tempo de treino e temo por lesões. Não sei quando será adequado subir aquela pirambeira, mas continuarei procurando informações sobre o assunto.

Domingo próximo enfrentarei os 10K da Corrida das Estações Adidas. Clique no link e veja o percurso.
Boas passadas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh