Pular para o conteúdo principal

Só porque eu não quis assistir...

Passavam das dez da noite da última quinta-feira, quando calçei o par de tênis e desci para fazer o treino de velocidade. Rádio no ouvido, eu navegava procurando uma boa música para animar a corrida, até que esbarrei no jogo do Inter e São Paulo. O radialista promovia o confronto como o jogo do ano, mas fiz pouco caso e continuei o aquecimento. Não iria desistir da corrida para assistir ao jogo. Não desta vez. Imediatamente a minha decisão, uma chuva com gotas com o diâmetro de uma moeda de um real começara a cair. Acho que os deuses do futebol não aprovaram meu pouco caso e tentaram acabar com meu treino. Ignorei o aguaceiro e fiz os 4 tiros de 6’ com 2’ de intervalo para recuperar o fôlego. Fechei com um trote de 15’ e alongamento. O São Paulo vencia, mas não levava. Meu amigo Vinícius devia estar com a FCM em 110% com o jogo. Quero ver a quanto vai chegar sua FCM quando ele começar a correr também.

Os treinos de velocidade servem para colocar nosso corpo trabalhando em um ritmo mais elevado. Nos preparando para alcançar tempos menores durante as provas. Resolvi dar uma esticada no assunto por causa de algumas amigas, que tiveram dificuldades para compreender as oscilações sugeridas nos treinos. Apesar de genérica, a planilha foi preparada por especialistas. Se não compreender, dê um voto de fé, siga as recomendações e procure esclarecimentos para realizar os exercícios de forma consciente. Melhor do que correr sem destino, ou organização. Dificilmente os resultados aparecerão e a motivação será perdida.

Falando em motivação, uma dica: procure registrar e avaliar seus treinos; controlar sua quilometragem (e consequentemente de seus tênis); frequência cardíaca mínima, média e máxima. Parece coisa de doido, mas isso é apenas uma maneira de você manter o foco sobre o exercício. Manter-se motivado é uma questão complexa e aquilo que tratamos diariamente dificilmente cai no esquecimento. Nem quando chove.

Devido ao dia dos pais o longão foi no sábado. Foram novos 75’ e 11K, acompanhados de trote para aquecer, trote para desacelerar, alongamento, água de coco e duas bananas. A temperatura estava baixa. Algo em torno dos 18ºC. Bom demais para correr. Semana passada foi um sufoco com o sol na cabeça.

Novidades no site da Runners. A semana trilegal* parece que foi escrita para mim. Com pouco tempo livre durante a semana, criou-se um treino com as três principais atividades para desenvolvimento do corredor: força, velocidade e resistência. O breve artigo é interessante e oferece dicas muito legais para aqueles, que como eu, tem uma agenda apertada. A matéria ajuste fino* é outra que merece ser lida com atenção e guardada para consultas futuras.

Novidades no site da O2. Em homenagem as mulheres que separaram um pequeno pedaço do seu tempo para ler esta nota, ofereço uma matéria da O2 entitulada Vida Saudável*.

Você sabe o que significa Asics? Anima Sano In Corpore Sano. Fantástico. Maneiro. Deu orgulho de ter meu Kayano. Descobri durante visita ao site por causa do blog que eles lançaram para se aproximar de seus consumidores. Na página dois vi fotos do dia de entrega do Kit da Maratona do Rio, que trouxeram mini-flashbacks de felicidade daquele surpreendente dia. Vale a visita: www.asics.com.br/blog/.

Links de artigo:

Semana trilegal: http://runnersworld.abril.com.br/materias/trilegal/

Ajuste fino: http://runnersworld.abril.com.br/materias/ajuste/

Vida saudável: http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=4232&idCanal=8

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh