Pular para o conteúdo principal

500 km depois...

500 km depois e eu continuo com muita coisa para contar. O post de hoje vai ser quase uma maratona com 4 histórias diferentes.

Neste domingo tive a satisfação de correr um longão com meu compadre Gláucio, que já possui duas meia-maratonas no currículo. Saímos da Concha Acústica no centro para descompromissados 10K, passando por Boa Viagem e pelo MAC, mas estávamos bem e seguimos pela Estrada Fróes até o mirante de São Francisco antes de dar meia volta e retornar para a Praia de Icaraí. Foram 11K até a deliciosa água de coco e depois outros cinco para o ponto inicial do treino. Total, 16K. Recorde pessoal de distância e de forma natural, pois mantivemos 6’31” por Km durante as quase duas horas de treino.

Meu compadre tentou me convencer a participar de uma meia maratona. Diz que já tenho fôlego para terminar uma, mas estou reticente. Sou apenas um neófito neste mundo de passadas sem fim. Não satisfeito com minha resposta pouco convincente, assim que chegou em casa me mandou uma reportagem do Globo informando que em abril de 2011 a Meia Maratona Niterói-Rio voltará a ocorrer depois de praticamente 20 anos fora do calendário esportivo da cidade. Eu nunca havia ouvido falar que algo parecido já havia acontecido. Em meus devaneios já havia sonhado em atravessar a ponte correndo, mas era viagem na maionese de corredor com endorfina na veia. Aqui deixo o link para reportagem e um suposto trajeto feito no Google Maps.

Quantos K um tênis pode suportar?

Aproveitei a oportunidade para perguntar ao Gláucio, que tem algumas centenas de quilômetros corridos a mais do que eu para saber que parâmetro ele utilizava para trocar de tênis e quanto um tênis suportaria. Segundo pesquisa pessoal, um tênis pode aguentar até 800 Km, mas ele considera muito importante avaliar constantemente a capacidade de amortecimento do tênis. Eu em minhas andanças não encontrei uma quilometragem, mas me recordo de ter visto em algum lugar que deveríamos trocar de tênis a cada seis meses. Achei muito muito vago, por motivos óbvios, pois meus semestre definitivamente é diferente de alguém que treina todos os dias.

Algo que não se vê todos os dias. Dois F5 subindo a Presidente Vargas.

Parada de 7 de setembro que nada, caminhada

Sete de Setembro, feriado nacional. Dia de parada na Av. Presidente Vargas no centro do Rio. Só não sei o motivo de chamarem de parada, pois as tropas caminham por quilômetros e nós também, em virtude do cordão de isolamento para carros particulares e ônibus. Foi preciso uma bela caminhada para chegar ao Campo de Santanna e graças a endorfina até isso foi bom. A caminhada ajudou a soltar a musculatura, dolorida do longão do último domingo.

Passagem das forças armadas.

Todas as nossas forças de segurança estavam ali representadas. Exército, marinha, aeronáutica, polícia militar, bope, bombeiros e me perdoem se faltou alguém. Todos prumados com seus tanques, barcos, carros, caminhões, caveirões, cavalos, helicópteros e dois caças F5 que passaram bem baixinho, encantando adultos e crianças entre eles eu, minha esposa e filho.

De noite, fiz um bom treino intervalado.

Objeto de desejo

Desejo é uma coisa complicada. Enquanto não sabemos que aquilo existe, não cobiçamos, não desejamos. Mas aí você entra no site da O2 para ler uma matéria nova e se depara com este brinquedo. Já perdi a conta das vezes que achei que perderia meu telefone celular por causa da chuva, ou tomaria um choque na orelha por causa do fone que não era a prova d’água. Aí aparece este aparelho, que infelizmente não tem em estoque no site da Sony, apenas para me deixar com água na boca. Se você também não conhecia, compartilharei da minha dor com você. Muito prazer, este é o Sony NWZ-W252.

Sony NWZ-W252. Além das minhas palavras.

As planilhas confundem você?

Resolvi tocar no assunto depois de perceber que vários amigos e amigas não se fazerem da planilha por não entenderem seu funcionamento, ou importância. E para minha felicidade o assunto voltou à tona nos principais veículos especializados. Abaixo farei a descrição dos 3 tipos de treino que compõem meu treino semanal. Para sua realização faço uso do monitor cardíaco, pois praticamente todas as planilhas de treino que pesquisei e encontrei na Internet fazem uso da frequência cardíaca como parâmetro de esforço.

O próprio monitor cardíaco em sua configuração padrão define sua frequência cardíaca máxima (FCM) através da seguinte conta: 220 menos a sua idade. Existem estudos informando que este processo é generalista e pouco preciso, mas é um bom indicador para nós iniciantes. Recomenda-se a realização de um teste ergoespirométrico para realmente definir a sua FCM efetiva. Se você está começando agora, este teste é mais importante ainda, pois você precisa saber como anda seu coração antes de iniciar uma atividade física de esforço contínuo. Não seja tolo em se expor a um piripaque por negligenciar um exame que normalmente é coberto pelos planos de saúde. Pode até ser demorado para conseguir agenda para o teste, mas seja paciente. Paciência, inclusive, é uma das características que um corredor deve desenvolver desde seu primeiro treino. A boa forma vem apenas com o tempo e com os treinos.

Os treinos variam em intensidade. Normalmente você não terá que trabalhar no seu limite cárdio-respiratório, pois esta não é a intensão. Os treinos, por mais óbvio que pareça dizer, têm como objetivo condicioná-lo gradativamente a correr distâncias maiores. Usando as planilhas da Runners World como referência, você perceberá níveis de esforço como caminhada (CA), corrida leve (CL), corrida moderada (CM), corrida forte (CF) entre outros. Todas eles têm um nível de frequência cardíaca associado. A conta é simples de se fazer para organizar seus treinos. Bem, chega de enrolação e vamos aos tipos de treino.

Correr, andar, correr e andar. Este treino que nos obriga a conferir o monitor cardíaco tem nome: intervalado. Este nos ajuda a aumentar nossa velocidade e consequentemente reduzir nosso tempo nas provas.

Correr, correr e correr. Quando alcançamos certo nível de preparação conseguiremos manter a corrida por um longo tempo em ritmo leve, ou moderado. Este, chamamos de treino de resistência, onde o mais importante não é ser rápido, mas concluir o tempo, ou distância conforme planejado.

Sobe e desce. Encarar ladeiras é uma forma de se conseguir força para as passadas, mas cuidado se você for um iniciante. O esforço de uma ladeira pode exigir mais do que suas articulações e musculaturas estão preparadas para suportar.

A resenha acima é um pequeno exemplo do que um treino orientado pode fazer por um corredor. Além disso, diversificar o treino evita o tédio e ajuda a manter o foco.

Este blog foi feito para ajudar, mas é resultado de leitura e interpretação do conteúdo disponível na mídia especializada. Encare-o apenas como um norte e procure ajuda para atestar suas necessidades.

Comentários

  1. Amigo, tô dentro dessa corrida passando pela Ponte Rio Niterói !!!!!!!!! bjs e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh