Pular para o conteúdo principal

Li e gostei - Parte II

A edição 23 (setembro) da Revista Runner's World Brasil, como um bom maratonista, tem mantido o ritmo de reportagens interessantes. A primeira que me chamou a atenção foi a Ensaie a prova, uma ótima maneira de melhorar seu recorde pessoal nas provas oficiais. Na contra capa desta matéria uma foto de uma senhora de 47 anos nos mostra o que um ser humano é capaz. A matéria Preparar. Apontar. Fogo! Impressiona pelo resultado que o batalhão alcançou, ainda mais por saber em que estado se encontrava. Sinceramente este comportamento deveria ser padrão para quem depende do corpo para salvar vidas e incursões de risco.Tempo a favor fala sobre treinar com prudência para evitar lesões. Um teto para viver fala do VO2max. O teste de esforço ganhou uma nova conotação agora que conheci o significado do VO2max, pois ele que indica nosso limite. Gás total fala sobre a reposição de energia para corridas com tempo superior a 40' ou 50', quando nossas reservas foram praticamente exauridas. O Guia do tênis foi uma surpresa, pois marcas tradicionais perderam espaço. Tem marca neste guia que eu nem sabia que existia. Por fim, Leis do asfalto dando informações sobre preservação dos joelhos. Não é por que temos dois que podemos nos desfazer de um.
Dragon Lords. A reportagem sobre a Guerra do tênis me lembrou os tempos em que jogava de D&D com os amigos. Lembrou-me do dia que conseguimos os dois últimos livros para personagens e conheci uma especialização para o guerreiro denominada Dragon Lord. Um guerreiro ganhava esta alcunha por conseguir um dragão como montaria. Não precisa ser um jogador de RPG para entender minha citação, pois o cinema americano produziu vários filmes com estas criaturas. Entre muitas viagens na maionese com meus amigos Rodolfo e Gustavo, tentávamos digerir o paradoxo apresentado naquele momento. A criatura que tanto evitávamos incluir nas aventuras (pois era certo que pelo menos um dos jogadores morreria) foi colocada como montaria de personagens poderosos. Pressupondo que tentar domar uma criatura daquelas era uma tarefa no mínimo muito arriscada, pergunto: você faria parte do time que tentaria domesticar o dragão, ou do time que preferia enfrentá-lo? Será que os empresários que adotaram a China como centro de produção pensaram que esta “estratégia” um dia não teria fim? Este desequilíbrio um dia seria contestado e acho que chegou este profético momento. Mas independente da resposta que você tenha dado para minha pergunta é certo que o consumidor acabou chamuscado.
Treinos de velocidade. Há algumas semanas venho sofrendo com os treinos, mas percebi que naturalmente nos obrigamos a melhorar nossa técnica de correr, alongando passadas e empurrando o chão. A postura fica mais ereta e o esforço parece cada vez menor.
O ensaio. Faltando tão pouco tempo para prova o Tempo Run é uma ótima forma de preparar o corpo para o ritmo que pretendo adotar no dia 10, na Adidas Primavera. Baseando-me na matéria, no próximo domingo farei um tiro de 3K com a 90% da FCM, ou tentarei cumprir a tabela abaixo:

Distância

Tempo

1

00:04:59

2

00:09:58

3

00:14:58

O desafio. Isso tudo para tentar bater meu recorde pessoal (RP) com sobras. Mas ainda acho improvável baixar dos 50’. Alguns outros itens precisam ser inseridos na rotina para melhorar meu desempenho, entre eles aumentar o número de treinos na semana e musculação. Coisas para o futuro.

Distância

Tempo

1

00:05:15

2

00:10:30

3

00:15:45

4

00:21:00

5

00:26:15

6

00:31:30

7

00:36:45

8

00:42:00

9

00:47:15

10

00:52:30

Se um dia me perguntarem o motivo disso tudo, eu direi: por que não? A vida não é feita para se experimentar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh