Pular para o conteúdo principal

600 Km depois...


Sonic: adepto dos longões
Descobri que o site O2 por minuto usou 600 Km depois... para a matéria referente ao Desafio SP-RIO. Coisas da vida. Por falar em vida, e apesar desta vida com muito trabalho, vou driblando a falta de tempo para treinar. A motivação continua alta e a corrida realmente virou um hábito. Conquistei mais do que algumas medalhas. O prêmio para tanta devoção é mais saúde em todos os aspectos. Como já disse, até a cabeça funciona melhor depois de umas boas passadas.
600 Km depois de treinos com sol, calor, chuva, frio, vento, areia cortando a canela, eu fui ficar doente por causa de uma dor de garganta que contraí do meu pequeno de 1 ano e meio. Vai entender. Espero estar bem para treinar no sábado.
600 Km depois os objetivos se tornaram mais modestos para este final de ano de agenda apertada. Quero apenas gastar meu tênis treinando e aguentar o calor que está por vir. Como troquei o treino para sábado, ter simplificado o percurso para São Francisco foi benéfico, pois correr na Estrada Fróes no sábado não é algo muito salutar. A prefeitura só faz o cantinho do corredor, com cones, no domingo.
Complementos

Nos últimos meses testei um isotônico e um gel e gostei dos resultados. O motivo do consumo não foi uma questão de capricho, mas necessidade. O consumo do Malto Dextrin, o isotônico, foi para auxiliar na recuperação de nutrientes, que a água é incapaz de fazer. O problema é a vontade de ir ao banheiro que bate com o consumo durante o treino. Aí veio a idéia de testar um gel. Se o nível de esforço no treino oscilar entre moderado e alto, e ultrapassar 30 minutos eu faço uso do Carb Up Gel, da Probiótica. De rápida absorção, o gel ajudou na reposição de nutrientes e energia. Deu um levante para a segunda metade do treino.
Eu continuo procurando um isotônico um pouco mais complexo que o Malto Dextrin, mas estou tentado a comprar um novo saco, se não resolver isto esta semana.
Olhando de cima...

Até semana passada, todos os percursos que elaborarei para meus treinos, eu fiz uso do Google Maps. Mas esta semana, procurando uma aplicação que avaliasse a oscilação de altura do percuso, encontrei o runningmap.com. Podemos fazer a marcação do trajeto com inúmeros pontos e ele dá o total da distância e parcial se você colocar o curso em cima da linha do trajeto. Fiquei bobo ao perceber que o velho percurso no estacionamento do condomínio possui 600m. Mensurar uma distância aproximada a partir de uma escala na tela do micro foi demais até para este virginiano perfeccionista, mas o importante é que acertei no chutômetro. A novidade também é o Gatorade Maps, aos moldes do Runningmap.
Em minha cruzada virtual rumo a Recife deixei o vilarejo de São Diogo para trás e passei por Mutrapeba, Encruzo, Fundão, Irundi, Boa Vista, Pendanga, Ibiraçu, João Neiva, Ribeião de Cima e Guaraná. São exatos 603 Km percorridos até o último sábado.


Exibir mapa ampliado

André e seu tênis
O Adidas Sequence Supernova foi uma boa aquisição. Ele tem sido bastante confortável nos treinos. Meu erro talvez tenha sido comprar com o tamanho 43, pois o 44 havia ficado com uma sobra maior que a esperado. Mas segundo o vendedor este tênis costuma afrouxar, assim resolvi arriscar comprando um número que normalmente não compraria.
Isso não significa que larguei o Kayano. Estou apenas preservando meu tesouro para a próxima prova, caso o Adidas Sequence não tenha ficado mais folgado.
Adidas Verão: inscrições abertas

A prova será no dia 5 de dezembro. Verão. Sol na cabeça. O teste dos testes. Faltam apenas 5 semanas e o plano de treino não tem como ser muito extenso por inúmeros motivos. Quero apenas acompanhar o pace de 5'30" e tentar encerrar a prova em torno de 55".
A camisa apesar de não ser tão bonita, teve de positivo as cores claras para um dia que promete muito sol e calor.
Links deste post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh