Pular para o conteúdo principal

Nas revistas de outubro – parte I

A edição de outubro da revista O2 por minuto não decepcionou e manteve o ritmo. Só existe uma palavra capaz de descrever o artigo do Marcos Caetano: magnífico. Coincidência, ou não eu preparava a atualização de um dos meus primeiros posts (vida de corredor) e abordei vários pontos mencionados pelo Marcos em nossa corrida diária por uma vida de mais qualidade.

Giampaolo Geraci, instrutor técnico de calçados da Mizuno disse que um tênis não precisa de 24 ou 48 horas de repouso para a borracha voltar ao formato original e que a troca de tênis é uma questão de higiene na reportagem Conservação a toda prova. Dificilmente esta declaração passará despercebida.

Não me recordo de ter lido uma matéria como a Acerte o passo (e o pace...). Utilizando as premissas informadas pelo Cesar Candido dos Santos podemos ter consciência de nossa condição atual e tentar elaborar um plano para superar nossos limites. Eu já matutava algum tempo sobre a importância dos treinos intervalados no meu desenvolvimento, mas não sabia como utilizá-los depois de seis meses de treino.

Nuno Cobra foi muito feliz em suas colocações na matéria A corrida e o sistema imunológico. O corpo humano realmente é uma máquina fantástica que apresenta falhas após muito maltrato, ou por questões especiais, como doenças herdadas. Como falo para os amigos mais próximos, fazer o certo é uma opção, pois todos os dias somos desafiados a tomar uma decisão. Independente do motivo, espero que você não deixa para decidir quando for tarde demais.

Por fim, as homenagens a maratona. Boa parte da revista trouxe histórias interessantes e reportagens com atletas que fizeram da maratona uma prova de tradição. Depois de seis meses, aind ame pergunto se um dia me prepararei para correr uma meia maratona. Hoje, não consigo me imaginar correndo 42 Km.

A Runners World Brasil só chega amanhã.

André e o tênis

Meu Asics Kayano está completando 400 Km. Pisoteado, molhado e enlameado começou a apresentar sinais de desgaste. Aquele maldito buraquinho em cima do dedão apareceu, mas nada como um pouco de algodão e super-cola para dar jeito nele. Ensinamentos de um mundo de improviso. Não ria de mim, pois o esforço tem uma razão. O sistema de amortecimento do tênis ainda está funcionando de forma impecável.

Mas aquele papo do tênis durar até 800 Km? Descobri que os testes de resistência são conduzidos com indivíduos com peso médio de 70 Kg. Apesar disso, o Kayano tem resistido com dignidade aos meus 93 Kg. Tá certo, com uma pequena ajudinha.

E o Mizuno? O Wave Creation 10 foi vendido. Uma salva de palmas ao Mercado Livre. Para seu lugar consegui um Adidas Sequence Supernova em uma liquidação. Resolvi testar outra marcar, pois a Asics está acima da crítica. A primeira impressão foi positiva. Fiquei surpreso com a estabilidade que ele proporcionou no asfalto. O amortecimento também agradou.

Adidas Verão

Iniciei com este treino um novo macrociclo para a Adidas Verão. Apesar da temperatura elevada a meta é tentar baixar novamente meu tempo. Espero ano que vém, com temperaturas mais amenas, me tornar um sub-50' nos 10K quando completar 1 ano de treino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh