Pular para o conteúdo principal

Você se alimenta direito?

Eu não dei muita sorte nas duas consultas que realizei com nutricionistas. Apesar de todo o discurso falando que treino de forma frequente e precisava de assistência para uma complementação alimentar, cai na mesmice das dietas, fato que não me foi suficiente. Desde que iniciei os treinos, saí de um IMC 25.25 para 22.95 em um ano de treino. Foram 11 Kg exorcizados, mas uma nova preocupação veio a tona: como evitar a perda excessiva de peso com os treinos? Preciso encontrar em minha região um nutricionista que tenha conhecimentos do comportamento do corpo em atividade física. Neste mundo corrido é uma ilusão achar que encontraremos tempo para comer em intervalos de três horas de forma tranquila e serene, como se o mundo nos permitisse tal regalia.
Em meio a este furacão fiz algumas descobertas importantes (infelizmente acho que não tão precisas). Sempre quis saber quantas calorias eu deveria consumir por dia para atender minhas necessidades nutricionais. Depois de muito pesquisa, encontrei alguns sites informando que consumimos aproximadamente 33 calorias/kg diariamente. Quer dizer, como tenho 90 Kg (hoje), falamos de um consumo diária de aproximadamente 2.900 calorias. Muito? Não sei.

Desde a última semana estou correndo com um aplicativo em meu smartphone que me auxilia com o tempo, distância e pace. De labuja, ao final do treino ele informa aproximadamente
quantas calorias queimei (eu configurei altura, peso e idade no aplicativo). Pode ser generalista, mas é melhor do que nada.
Segundo o aplicativo, ao percorrer os 15 Km do treino, queimei 1,715 calorias! Com estes números, o que eu fazia por pressentimento tornou-se uma necessidade: aumentar a ingestão de alimentos, pois estou perdendo mais peso do que pretendia.
Tenho feito uso do Carb Up, Massa 3200 e do Maltodextrin, antes, durante e depois dos treinos para tentar igualar o jogo, além da constante preocupação com uma alimentação rica em proteínas e carboidratos. Apesar disso tudo, continuo em busca de uma nutricionista que entenda um pouco da vida de um corredor.
Corrida da Ponte. Ainda não me conformei com o fato, mas certas coisas quando não acontecem, algum motivo além de nossa compreensão explica. Como meus longões agora são compostos por percursos na ordem de 15 Km e a cada dia consigo fazê-los com mais tranquilidade, resolvi fazer uma projeção.  Mantendo o pace de meu treino eu fecharia a prova em 02:15 sem forçar, fato que me deixa ainda mais frustrado. Tento me convencer que outras provas virão, mas Niteroiense que sou não podia perder esta bocada. Ficarei na torcida para o evento dar certo e em 2012 ter a chance de fazer o percurso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh