Pular para o conteúdo principal

Que venha 2012!

As revistas e sites neste final de ano falam sobre férias, controle de peso, cross trainning, supondo que você terá uma folga do trabalho e consequentemente sugerem um plano para você não meter o pé na jaca. Alertas com a manutenção do peso e do condicionalmente físico ocupam mais espaço que o normal. Para mim janeiro será um mês como outro qualquer, pois meu pit stop foram nos meses de setembro e outubro. Minha meta é chegar no inverno a 100%, pois não existe cenário melhor do que os meses de inverno para se fazer tempo. Ao chegarmos em setembro, apenas com sorte teremos temperaturas amenas o suficiente para sonhar com recordes pessoais. Assim, vejo o terceiro trimestre como um bom período para baixar o ritmo e reiniciar a preparação física. Até pelo ritmo que a vida profissional nos impõe. São meses realmente duros pela necessidade de cumprimento de metas. Não sei se estou certo e agradecerei a sua manifestação.Falando em metas pessoais, 2011 foi um ano de conquistas, recordes pessoais nos 5K, 10K e Meia Maratona. Dou ênfase aos 21K por ter conseguido fazê-los abaixo de 2 horas. A estratégia foi chegar no inverno carioca voando, para tirar proveito do clima para alcançar bons resultados. Coincidência, ou fatalidade, o corpo clamou por uma parada entre setembro e outubro. Apesar do susto, pois eu achava estar com uma lesão grave, a parada foi providencial. Haviam sinais claros de over trainning no meu comportamento.
Senti falta da rotina matutina. Assim, depois de quase 8 semanas parado, iniciei um novo ciclo de treinos com baixa intensidade. Apenas para ganhar ritmo e fôlego para uma prova de 10K. Foram praticamente 2 meses, ou melhor, 24 treinos, distribuídos em 3 dias da semana. Hora de manhã, hora de noite. Tanto faz. O importante era correr. Foi gratificante fechar este ciclo de treinos com um resultado excepcional no Teste de Cooper. Vitórias como esta só trazem mais disposição para continuar a treinando e correndo.
A coluna SENTA A BOTA! do Iberê tem uma ilustração muito engraçada, mas trata de um assunto muito importante: as ladeiras. Saber enfrentar as ladeiras é fundamental. As decidas trazem força e condicionamento, mas as decidas carregam as lesões. Nas provas o perigo aumenta sensivelmente. Aquele trecho de decida que muita gente utiliza para tirar o tempo perdido da subida, pode ser o vilão da corrida. Sem a técnica adequada e com uma velocidade não condizente com a correta, pode-se acabar contundido. É uma matéria que vale a pena ser lida com cuidado.
A coluna ENERGIA trouxe a tona um assunto interessante. Nem sempre se emagrece ao treinar pesado. Se não fizermos um acompanhamento adequado da alimentação, podemos sim ganhar peso. No meu caso foi proposital. Eu estava muito magro e já sentia os efeitos do baixo percentual de gordura no corpo. Como sou alérgico, parece que um percentual muito baixo fomentava minhas alergias. Nada que alguns quilos a mais não resolvessem.
A coluno NO PIQUE fala sobre a maratona. Marcos Paulo Reis dá destaque àqueles que participam da prova de forma despreparada e se diz contra provas tão longas. Mas eu estava lembrando de uma reportagem sobre um velhinho com algo em torno de 80 anos que já havia participado de sei lá quantas maratonas e a esposa dele sempre esteve na chegada para recebê-lo e aos demais participantes. O tempo dele era por volta de 6 horas (salvo engano). Entendo a preocupação do Marcos, mas podemos estar cerceando a participação de algumas pessoas de inúmeros eventos. Mesmo sendo uma exceção, eles existem e merecem a chance do desafio.
O GUIA DO TÊNIS está recheado de novidades e marcas. É uma verdadeira quebra de paradigma. O Adidas Cushion é que ganhou as manchetes de vez. Se não me engano, é o terceiro trimestre seguido que ele faz presença.
Fazendo menção a outro tema muito presente nesta época, também resolvi fazer uma reflexão sobre as provas que desejo participar em 2012. Seguindo a sugestão da Runners, acrescentei algumas como plano B, para mitigar riscos de ter frustrada as metas pessoais. Novamente pretendo correr 3 meias maratonas e ao menos 4 provas de 10K vou Tempo Run, algumas semanas antes. Não tenho certeza do calendário, mas as provas abaixo são tradicionais e provavelmente acontecerão. Quanto a musculação...

  • Meia Maratona
    • Floripa
    • Ponte
    • Golden Four Asics
    • Maratona do Rio
    • Internacional do Rio
    • Buenos Aires
    • Athenas
  • 10K
    • Circuito Adidas
    • Eco Run
    • Track and Field
Deixei para o final os comentários sobre a experiência do Bruno em sua Maratona de Nova Iorque. Comentei com a blogueira Myla (conheça o blog dela) sobre a capacidade de transformação que a corrida possuía. O quanto de valor que uma atividade relativamente simples é capaz de agregar a vida de um indivíduo. É algo que transcende o físico, supera os limites de nossa racionalidade e toca nossas almas.
O que as pessoas que nunca participaram de uma provas não conhecem é este efeito mágico que ela nos proporciona. É o algo a mais renovado por causa da música, do locutor, das pessoas gritando, dos cartazes, do DJ em alguns po tos do per urso, da bandinha e principalmente do barulho daqueles milhares de tênis tocando o chão. Quem já experimentou tal energia, sabe o quão poderosa esta é.
Para encerrar desejo que Papai Noel lhe presenteie com um 2012 repleto de corridas, conquistas e sem contusões.

Comentários

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh