Pular para o conteúdo principal

Você é o que você faz, o que você pensa

O maior desafio de quem quer começar a correr, ou está tentando retornar por causa de uma lesão, falta de tempo, ou qualquer outra adversidade, é o foco. Ou melhor, a falta dele.
O foco é o que contrói nosso cotidiano. É algo que pensamos, que avaliamos, que praticamos. É o nos faz estabelecer inclusive uma nova rotina. É ele que nos impulsiona a mudar hábitos, mudar o nosso modus operandi. É ele que nos faz criar um espaço em nosso parco tempo para algo novo, como a corrida, mesmo não tendo muita informação sobre o assunto. É ele que nos faz encontrar energia para retomar esta atividade e largar o ostracismo. É ele que nos encoraja a quebrar paradigmas, ou vencer o preconceito sob um universo que não dominamos. 

O Marcos Caetano em sua coluna na Revista O2 foi um exemplo oportuno na edição de dezembro passado. Seu preconceito com as esteiras foi vencido em decorrência da necessidade. Ele não tinha tempo para os treinos na rua e seu desejo de correr, seu foco na atividade, fez com que submetesse a rotina de treinos em esteiras. Afinal, o objetivo era correr. Correr, seja na esteira ou nas ruas, parques e trilhas, é um poderoso instrumento em pró de nosso bem estar e neste é que deve estar o foco. 
É o foco que nos faz permanecer antenados a rotina de treinos e não esmorecer, ou ser seduzido pela preguiça. Existem inúmeras maneiras de se manter o foco. A seguir algumas das que eu pratico: manter a leitura de revistas e sites especializados. Acompanhar o blog de alguns amigos e conhecidos. Escrever meu próprio blog. Enfim, rejuvenescer o interesse é fundamental para se estabelecer um rotina em nossas vida. Sem esta dedicação, possivelmente correr será mais uma atividade a ficar pelo caminho em sua vida.
Falarei um pouco da Revista O2. Suas edições mensais trazem boas histórias e dificilmente você não se identificará com alguma. Vez outra eu esbarro em uma história que poderia ser a minha. Que me anima a continuar. Que me ensina a seguir em frente. Que vale a pena.
A edição de dezembro passado trouxe a história da gaúcha Geny que por mais de 20 anos foi top 10 do ranking feminino de maratonas brasileiro entre os anos 80 e 90. A história de uma mulher que aos 57 anos fez os 10K em 46 minutos. EU AINDA SONHO com esta marca! Mas tenho outras boas histórias. A primeira sobre um cara que após chegar a 152 kg, teve coragem para mudar de vida e pouco tempo depois corria os 5K para fantásticos 19'25" e os 10K para 38'15". Uma segunda história de superação de lesões para correr sua primeira maratona na europa.
O Nuno Cobra ainda trouxe uma boa notícia para aqueles que buscam motivação para voltar. O que um dia se fez, o corpo não esquece. Tenha se passado um mês, ou um ano, depois de alguns treinos tudo volta ao que era. Basta um pouco de foco. Faço da minha experiência o exemplo. Há três semanas retomei os treinos e na primeira semana não cheguei aos 23 Km de treinos. Na segunda já eram quase 25 Km e a terceira já ultrapassava os 26 Km. Obviamente em decorrência do gradativo aumento de minha resistência. 
O foco também é responsável pela qualidade dos treinos. O foco garante também o desenvolvimento o técnico, que nos garante a segurança para praticar a corrida de forma adequada e saudável. A bursite que me assolou surgiu em decorrência de corpo e mente desgastados, conseqüência de um ritmo de treinos incompatível com a jornada de trabalho e pouco descanso. Até no bom senso o foco pode colaborar para definir limites e intensidade para os treinos.
Enfim, se você queria um motivo para voltar, já o tem. Se quer um motivo para começar, também.
Uma nova aba. Achei que manter apenas meu histórico não seria de muito útil. Assim, listei algumas provas que considero interessantes de se correr aqui no Rio de Janeiro. Quem quiser e puder contribuir, comente.
Boas passadas!

Comentários

  1. Olá André!
    Mais um ótimo post, amigo! Foco é tudo mesmo, e estou tentando fazer isso nesse início de ano, tratando minha lesão nos joelhos para poder correr o mais breve possível!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, Thiago.
      Fico muitíssimo grato por saber que contribuo de alguma forma. Estimo sua melhora para he retorne saudável a prática deste maravilhoso esporte.
      Aba
      André

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh