Pular para o conteúdo principal

Outubro Rosa

Na última sexta-feira quando retornava do trabalho avistei o Museu de Arte Contemporânea iluminado em cor rosa. Em outubro o alerta vermelho é substituído pelo alerta rosa. O mundo muda de cor por suas mulheres. São elas que populam o mundo. São elas que possuem o poder para perpetuar a vida. São elas que mantém o mundo, pois sinceramente pouco mudou para os homens desde as cavernas. A maioria continua passando a maior parte do tempo fora de casa caçando, não com lanças e arcos, mas com telefones e computadores. Elas não. Elas se transformaram e além de manterem família se propuseram a caçar também. Cada dia um número maior delas desafia os limites do corpo e da mente para cumprir com uma jornada dupla, triplo ou mesmo quádrupla ou quíntupla, com família, casa, trabalho, estudos e talvez algum lazer. É preciso realmente separar tempo para se dedicar a alguém tão capaz e outubro foi eleito o mês da campanha contra o câncer de mama.
Enquanto eu ultrapassava os 3.000 Km corridos no último sábado, eu me perguntava como eu abordaria este assunto. Não dava para deixar passar em branco, diante de tantos tons de rosa. Destaque para campanha realizada pela NFL (liga de futebol americano), onde os times e estádios vestem rosa para divulgar a campanha A CRUCIAL CATCH. Por que estou falando deles? Ele correm... com e sem a bola oval. Outro movimento presente é o da Yescom, que promoveu algumas etapas da corrida contra o câncer no primeiro semestre e este mês o fará no Recife (ver ativo.com). Como sempre faço, mergulhei na rede em busca de informações sobre o câncer de mama e formei algumas conclusões (sinta-se a vontade para contestar ou comentar):
1. Nenhuma mulher está livre do perigo - Se a mulher tiver filhos, diminui a propensão. Se não tiver filhos aumenta. Se tiver filhos e não amamentar também aumenta. Menopausa tardia também aumenta. E a lista não acabou.
2. Homem depois dos 50 anos também correm risco - apesar de ínfimas, as glândulas mamárias estão ali no peito.
3. A prontidão é o melhor método - 90% dos pacientes que se safaram identificaram os nódulos no exame de toque e correram para o médico.
4. Ninguém sofre sozinho com esta doença - você que tem filhos, faça por eles. Você que é casada e ainda ama seu marido, faça por ele. Você que tem família, pais, irmãos e todos os demais, faça por eles. Eles lhe amam. Você que pode estar longe da família, mas que construiu uma nova com amigos e companheiros, faça por eles. Eles lhe querem. Se você tem sonhos por realizar e ainda acha que tem muita coisa para fazer nesta vida, faça por você.
Boas passadas

Comentários

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh