Pular para o conteúdo principal

Aquilo que nos molda


Esta semana eu gastei um tempo surfando no LinkedIn, o “facebook” corporativo, pois os artigos publicados ali são muito interessantes. Particularmente, tudo que tange o comportamento humano me chama a atenção e foi quando me deparei com um texto falando o desenvolvimento da inteligência emocional. Porém, o que me chamou a atenção foi a parte que ele explicou o funcionamento do cerébro e as novidades que a ciência trouxe recentemente para o assunto.
O cara inicia o texto falando sobre o mito de que as células nervosas não se reproduzem e são finitas. Isso foi verdade até recentemente, quando um centro de pesquisa especializado em mapeamento da atividade cerebral rastreou uma célula se reproduzindo no cérebro. A partir da célula mãe foi visto uma divisão celular gerando uma célula macho e outra fêmea. A fêmea continuava a perpetuar a replicação e a macho seguia para alguma área do cérebro para substituir células em um conexão neural, ou participar de novas conexões neurais.
Pulando a parte de ciências, fica claro que as nossas ações são gerenciadas por uma rede neural específica. A partir do momento que aquela rede é costurada, temos uma ação padronizada. Um hábito. Repetir aquele ato vai ficando cada vez mais fácil, mais simples. Se torna um hábito, seja este saudável ou ou não. 
Para uma criança o aprender é mais fácil do que para um adulto, pois ela não tem que "perder tempo" suplantando velhos hábitos. Um adulto para começar uma nova atividade, possivelmente ele terá que suplantar algum velho hábito, o que cientificamente quer dizer deixar de usar uma rede neural e criar (literalmente) uma nova. Nosso cérebro (ou talvez eu possa dizer o corpo inteiro) obedece a padrões e o momento de mudança é de conflito dos velhos hábitos com os novos. Ele diz que o cérebro necessita de três a seis meses para construir a nova rede e tornar aquela nova ação um hábito. Se você se perguntava o motivo pelo qual tanta gente desiste dos novos desafios, ou não consegue manter algum padrão de ações, esta é a explicação. Ter disciplina para priorizar suas ações é um diferencial entre o sucesso e o fracasso. No nosso caso, entre o sedentarismo e uma vida saudável.
Nota. Esta é minha livre interpretação do artigo. Não sou especialista em neurologia ou coisa e tal. Se tiver interesse texto original está disponível neste link, Developing Emotional Intelligence.
Youtube. Vez outra esbarro em um vídeo legal sobre corrida, mas este eu resolvi resgatar do passado. Ele tem muito a ver com este texto.
Boas passadas!

Comentários

  1. André, show de bola seu post.

    Muito bacana a leitura que você fez do artigo, relacionando com a questão dos velhos hábitos, da disciplina e o rompimento de barreiras para se levar uma vida mais ativa (menos sedentária).

    O vídeo no final é sensacional. Inspirador. Ontem mesmo fiz algo que o vídeo fala: atrasei meu almoço e deixei de ter a companhia de colegas para ir até a academia e fazer sessões de fortalecimento muscular.

    Em alguns momentos (ou em todos?) temos que fazer escolhas, abrir mão de algumas coisas e fazer alguns sacrifícios em busca daquilo que acreditamos (ou queremos).

    Abraços e bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Brunno.
      A vida são inúmeras encruzilhadas e cada direção tem suas consequências (boas ou não). Estar aberto ao novo é uma habilidade primorosa que uma pessoa pode ter. É bom para ela e para aqueles que a cercam.
      Em relação ao vídeo, fica a mensagem que precisamos separar um tempo para nos cuidar. Seja correndo, ou de algum outro jeito qualquer.
      Por fim, uma frase que guardo com carinho:
      "Devemos lembrar que o corpo humano é uma máquina construída para o movimento. Enquanto as outras (máquinas) se desgastam, o organismo humano se aprimora com o movimento. Se feitas de forma adequada, as corridas somam positivamente na longevidade. Se entrgar ao sofá é que não ajuda nada" - Dráuzio Varella

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh