Pular para o conteúdo principal

Amigo oculto

Novembro 2011
Minha amiga oculta, quando a conheci já praticava atividades físicas. Fissurada num spinning, já estava acostumada a ter a endorfina correndo na veia.
Competitiva, nunca fugiu de um bom desafio e foi ainda em 2010, quando eu iniciava meus primeiros treinos intervalados de caminhada e corrida, que a convidei para uma corridinha no calçadão de Boa Viagem, com o Aterro do Flamengo como pano de fundo. Morro de rir quando ela recorda este dia. "Eu saí de casa para uma corridinha leve e bater um papo, mas quando vi você sacando a planilha pensei: meus Deus! Mas não fiz feio!"
Aos poucos ela tomou gosto pela coisa e separou um espaço na agenda para os treinos. Ela durante um tempo conciliou a corrida e o spinning, a ponto de participar de algumas provas. Achou os 5 Km pouco e rapidamente já se arriscava nos 10 km. Debutou fazendo abaixo de 1h15 em 2011.
Março 2012
Inteligente e curiosa, gosta de ler sobre tudo. Inclusive sobre corrida. É duplamente legal, pois além de assunto para as travessias na barca, ela sempre esbarra em assuntos de seu interesse como praticante de atividades físicas.
Essa minha amiga oculta é muito teimosa também, pois há tempos tento convencê-la de que teria um desempenho melhor se tivesse um monitor cardíaco para treinar, inclusive para o spinning. Mas antes tarde do que nunca e faz quase um mês que ela vem utilizando o dispositivo. Os resultados são tão expressivos que ela confidencia eufórica os resultados do controle do ritmo cardíaco sobre os treinos e consequentemente em suas medidas.
Mas como eu falava mais acima, minha amiga oculta é muito teimosa, mas o lado bom disso é sua resiliência e perseverança. Se ela colocar algo na cabeça, dê como concluído. "O que ela começa ela termina" (como bem disse o Seu Jorge) e justamente estas características que foram o alicerce para superar um câncer. Um câncer de mama e tudo que este trás consigo. Sinceramente nunca me senti tão inútil, mas orei e torci, assim como muitos para que ela vencesse esta batalha mortal. Sua força interior foi impressionante, pois não foi fácil enfrentar fantasmas pessoais e os efeitos que o tratamento impõe para o corpo e para mente.
Dezembro 2012
Se o desejo pela vida já lhe era marcante, após vencer o câncer virou bandeira. E justamente para defender o que é dela, cá estamos nós falando de corrida novamente. Pois nos próximos anos a corrida será sua maior aliada contra este inimigo íntimo.
Há seis semanas ela retomou os treinos, dois dias na esteira e um terceiro na rua. Obstinada, se impôs o desafio de voltar a correr 5 Km sem parar no dia 5 de maio na Corrida contra o Câncer de Mama. E como sua adaptação aos treinos têm sido muito boa, decidiu também  por correr os 10 Km da GRAAC, uma instituição em São Paulo, que cuida de crianças com câncer. Será a Marta e o tênis.




O SORTEIO SERÁ NO DIA 18
Ainda dá tempo de participar do sorteio da inscrição para o Circuito WRUN. Um Kit Luxo está em jogo. Clique no link no alto do blog para participar.
Boa sorte!

Comentários

  1. Lindo post!

    Sempre leio seu blog, mas desta vez me emocionei tanto que tive que comentar! Que a corrida a ajude imensamente, e eu estarei torcendo por ela aqui!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline.
      Fico feliz em saber que você curte os textos aqui do blog.
      Com certeza minha amiga irá ler seu comentário.
      Obrigado pela visita!
      Beijos

      Excluir
  2. Muito legal o reconhecimento André.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Ah! Também me emocionei!
    Que esse seja só o começo de uma longa história da Marta com a corrida! E que saiba ela que já está conquistando um monte de torcedores por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ela já leu suas linhas, Renata. Eu, como amigo, estou na torcida pela regularidade dos treinos. Os benefícios para ela serão expressivos, além da clara felicidade decorrente da endorfina :-)
      Beijos

      Excluir
  4. oi amigo. que lindo texto ! obrigada. gostaria de dizer que só consegui vencer o câncer por dois motivos : corpo preparado em função das atividades físicas e o apoio incondicional de meus amigos. Agradeço de coração, a torcida da Aline e da Renata. Boas passadas para todos nós !!!! :-) bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Martinha,
      Era o mínimo que poderíamos fazer, diante do seu desafio. E no que eu puder fazer nesta sua nova fase farei.
      Beijos
      André

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh