Pular para o conteúdo principal

Os ares do outono

Minha alegria aumenta quando chegamos ao mês de abril. Mês em que a temperatura aqui no Rio de Janeiro fica mais amena e a corrida além de prazerosa se torna até confortável. Mesmo no dia dos intervalados, pois o ar condicionado natural é um convite ao bom desempenho em treinos e provas. Se você não sabe, estudiosos confirmaram que a temperatura que proporciona um ótimo desempenho está entre 16 e 18 graus. Frio? Sonhando com o cobertor? Não lhe culpo, pois já pensei assim. Mas é um tipo de experiência transformadora e muito saudável, visto que os problemas de desidratação ficaram para trás junto com o calor. Isso não significa que você pode ficar sem beber água. Beba ao menos um copo antes de treinar e outro nos pós treino (no mínimo).
Procure uma roupa adequada para esta época de temperaturas mais baixas. Se você é friorento, existem camisetas de poliamida com mangas longas. Calças se tornaram uma febre entre as mulheres, mas também existem modelos masculinos. A maioria dos sites que vendem materiais esportivos tem ofertas para estas roupas, mas pesquise por conta do melhor preço.
Os amantes da corrida matutina nesta época do ano são presenteados com uma alvorada única. O céu azul normalmente é muito limpo e um colorido único para aqueles que tentarem presenciar tal momento.
Merchan amigo. As primeiras duas semanas de abril eu tive uma folga do trabalho, o que me possibilitou participar da rotina da casa e "conhecer" o dia-a-dia de Niterói. Engraçado como andar pelo bairro e levar o filho para escola pode nos proporcionar. Tanto que acabei conhecendo uma loja de materiais esportivos chamada Sunthrice. De origem australiana, ela trás roupas e cosméticos com uma característica interessantes para nós corredores: estes proporcionam proteção UVA e UVB. Agradecimentos ao Márcio pelas amostras dos cosméticos. Minha esposa elogiou muito a base (com fator de proteção solar), fato raro para pessoas de pele negra. 
Boas passadas!

Comentários

  1. André preciso confessar, adoro ver vocês reclamando do frio de 16 e 18 graus, hahaha...
    Por aqui o negócio é um pouco mais punk e tem que sair pra treinar com geada.
    Cada um com seus desafios e suas adversidades. Beijos
    Bons km
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju.
      Na verdade eu gosto (e muito) do frio. Eu tenho um ditado. Quando está frio, coloca-se roupa. Quando está calor, não dá para ficar pelado. Mesmo com praias e piscinas têm dias complicados por aqui.
      Treinar nesta fervura requer cuidados. Sair com garrafinha é pré-requisito para o (meu) bom treino. Minha melhor prova foi a meia maratona internacional do rio de 2011. Largamos com 16ºC e chuva e 1h54 depois eu chegava eufórico no Aterro do Flamengo. Meu melhor tempo até hoje. Sonho superá-lo, mas dificilmente será por aqui. O calor diminui demais nosso desempenho, por isso gosto tanto dos meses de abril, maio, junho e julho.
      Mais uma vez, parebéns pela conquista!
      Beijos e boas passadas!
      André

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh