Pular para o conteúdo principal

Circuito Light Rio Antigo - Etapa Largo da Carioca

Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro
A etapa Largo da Carioca foi a terceira de um circuito composto por cinco eventos. Cerca de cinco mil participantes, entre caminhantes e corredores das provas de cinco e dez quilômetros acordaram mais cedo no último domingo para celebrar a vida e desafiar os próprios limites. Tive o privilégio de encontrar vários amigos e alguns deles começaram a correr por conta da "mala direta" que promovo  em seus perfis do facebook. Outros são referências de que a continuidade é a palavra chave para este maravilhoso esporte.
Correr no centro do Rio tem um quê de inusitado, pois trabalho lá e vejo aquelas ruas diariamente. Mas invadir o espaço dos ônibus para poder curtir o RIO ANTIGO tem um sabor especial. A começar pelo Convento de Santo Antônio e depois cruzar por outras igrejas, basílicas e catedrais no emaranhado percurso de 10 quilômetros que me propus a fazer. Não sei ao certo e me desculpem por não pesquisar um pouco mais sobre a construções para ilustrar este post.

Eric e Isabel
 A prova
O objetivo desta vez foi encontrar um bom ritmo, pois esta seria minha primeira prova de dez quilômetros em muito tempo. O cuidado foi ainda maior, pois treinei apenas três semanas. Foram longos dois meses parados. Coisas da vida.
Eric e Isabel iriam para uma prova de 5 Km sub-30 e partiram com tudo. Marta, mais comedida, seguiu me acompanhando até o terceiro quilômetro. Depois segui em vôo solo. Lá pelo quinto quilômetro encontrei Renata, debutando nos 10 Km. Acompanhei minha amiga por quase dos quilômetros e segui para o sprint final. Pois é, eu estava me sentindo tão bem que resolvi ignorar o ritmo moderado e esticar um pouco.
Fechei com 1 hora 03 segundos 43 segundos. Inteiro, sem dores e de volta ao esporte que me garante mais que a saúde, a alegria da vida. Em cada medalha se funde um pedaço da nossa história e esta ficará marcada pela superação.
Renata: debutou nos 10K
Para acabar, duas últimas fotos. A primeira com a Renata e o Marcello. A segunda com a Claudia e a Dona Lindalva, exemplo para quem quiser ver. Depois foi seguir para casa e curtir o Dia dos Pais.

Minhas observações sobre a organização da prova
A medalha segue o padrão de qualidade das boas provas. Uma ótima recordação. A área de dispersão atingiu um nível de maturidade há algum tempo e o excelente padrão foi mantido nesta etapa. A organização distribuiu isotônico gelado e boas frutas, digno deste comentário. Afinal elogiar quando se acertar é ser justo.
A organização ainda tem um desafio a vencer: colocar placas de identificação da distância quilômetro a quilômetro. Não é capricho, pois o GPS funciona muito mal em meio a tantos prédios. Ter noção de desempenho é baseada na avaliação da distância x tempo. Mas é minha única crítica o bom evento que nos permite transitar no centro histórico da cidade.

A APPAI
É um projeto que apoio sem pestanejar. Além de me permitir fazer algo que gosto muito, estou colaborando para um projeto social. Mas nem tudo são flores. Com o crescente aumento do número de associados e dependentes participando do evento, a área VIP atende com certa dificuldade o enorme fluxo de pessoas. Seria interessante pensar em alternativas para melhorar o acesso e o trânsito aos serviços disponibilizados. A extensão da fila para entrar antes da prova era significativa e demorada. Tanto que preferi o guarda volumes do evento.
Mas faz parte. É saber tirar proveito das críticas para se tornar grande. Espero isso de vocês.
Até a próxima!
Claudia e Dona Lindalva
Boas passadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh