Pular para o conteúdo principal

4 medalhas

Quando comecei a treinar há poucos mais de 5 anos eu tinha apenas um sonho: terminar sem andar uma corrida. Este sonho se tornou realidade após 3 meses de treinos, quando participei da Family Run, evento de entrada dentro da Maratona Internacional do Rio.
A experiência foi fantástica desde sua véspera. A feira que foi armada na véspera oferecia produtos de diversas marcas. Tudo muito lindo, mas a menina dos olhos era o estande da Asics com sua gigantesca esteira ergométrica cercada de câmeras. Aquele dia eu descobri que era pronado, mas não tinha a menor ideia do que isso significaria a partir de então. Mas aquele dia foi apenas o primeiro dentro de um novo mundo. Depois dali descobri que a corrida de rua era mais organizada do que pensava. Existem distâncias clássicas, recordes, prêmios, etc. Dada as circunstâncias criei meu pequeno universo, onde a vitória se tornaria a superação. A minha superação. Aos 39 anos seria tolice almejar alto desempenho como amador.
Assim corri. Treine. Corri. Treine. As medalhas que enfeitam este post são as medalhas dos meus recordes pessoais nos 5K, 10K, 21K e 42K. Lembranças de momentos grandiosos e desafios a serem superados. A parte boa de ser amador é que se tem lenha para queimar. Com uma rotina de treinos, e sem contusões, me aproximo novamente destas medalhas. Espero em breve pensar em bons tempos e não precisar pensar em 2011, 2012 ou 2013.
2015 está sendo generoso comigo, pois encontrei um plano de treinos eficiente e que cabe na agenda. São três treinos semanais. Nada mais, nada menos. Os resultados são ascendentes, o que traz esperança de um 2016 com medalhas novas nesta parede.
Quem viver, verá.
Qual a história por trás das suas medalhas?
Boas passadas.

Um agosto para todos os gostos
Quem estava procurando uma prova para correr este mês aqui no Rio de Janeiro, tenho oito sugestões para todos os gostos. Provas mistas, femininas, no asfalto e fora dele. São elas:

Dia 2:
·         Eco Run
·         Nit2Sports
·         Track & Field

Dia 9:
·         Circuito Rio Antigo
·         Athenas 16K

Dia 23:
·         Venus
·         Corrida Para Todos

Dia 30:
·         Meia Internacional do Rio de Janeiro

Utilizando estas palavras-chave, o Google te joga para o site destes eventos, mas estou a disposição em caso de dúvidas.

Até

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh