Pular para o conteúdo principal

Eu Corro

André Gonçalves
43 anos, Marido, Pai, Filho, Irmão e Corredor
Depoimento atualizado em 02.04.2015

Em março de 2010 eu comecei a treinar de forma consistente, após dois ensaios em meses anteriores. O objetivo inicialmente era suprir minha necessidade de praticar uma atividade física, rotina que mantenho desde criança.

A asma foi o motivo para o esporte entrar em minha vida. Eu devia ter uns 5 anos quando comecei a praticar atividades físicas. Passei pelo judô, natação, futebol, basquete, volei, (até pelo) hockey inline, antes de conhecer a corrida.

Ganhei mais equilíbrio emocional com a corrida. A resiliência que precisamos desenvolver para se manter uma rotina de treinos em meio a tantos afazeres, eleva nossas mentes a uma condição diferenciada de buscar soluções para as adversidades. Já parou para pensar o quanto é difícil continuar correndo quando não se tem mais fôlego? Truques da mente.

A Family Run de 2010 foi minha primeira prova. Terminar os 6 Km foi fantástico, mas fiquei com um gostinho de quero mais. Ali em tive certeza de que algo grandioso havia ocorrido e que afetaria minha vida para sempre.

A Golden Four Asics 2011 foi a prova mais emocionante de todas que participei até agora. Primeiro por ter debutado em Meia Maratona com tempo abaixo de 2 horas. Esta era a missão. Segundo por ter conhecido o Sérgio (Blog Corredor Feliz). Trocar idéias através de nossos blogs já era algo super produtivo, mas poder contar com a experiência dele para correr a prova, fez toda a diferença. A força que ele me deu na subida do Elevado do Joá no Km 18 foi impagável e importante. Tal moral se converteu em uma emoção sem tamanho quando cruzei a linha de chegada minutos depois. Se tiver um tempinho, leia meu relato.

Me preocupo com o que como, mas não sou extremista. Até por que minha luta é para não emagrecer demais, tendência que carrego desde sempre. Minha dieta é simples: carne vermelha no início da semana; peixes no meio; massas ou uma boa feijoada na sexta. Cenouras, beterrabas e alface são itens obrigatórios pelo menos 3 vezes na semana. Doces fazem parte da minha vida, mas faço por onde para poder comê-los.

Minha vida profissional ganhou uma nova perspectiva desde que consegui estabelecer uma rotina que me oferecesse mais qualidade de vida. Sou mais resiliente, feliz e atento aos desafios da vida.

Treino consistentemente apenas 3 vezes por semana. É o tempo que tenho para me dedicar a corrida, sem prejudicar minhas outras obrigações.

Treinos funcionais. São a novidade de 2015. Sempre fui um eterno iniciante das academias. Nunca fiquei muito tempo. Me adaptei bem a rotina dos funcionais. A experiência está sendo positiva e a evolução rápida, segura e sem sustos. E eu achando que pegar peso era complicado.

Sou seguidor fiel das planilhas. Reconheci humildemente minha falta de conhecimento sobre o assunto e depositei minha confiança no poder das planilhas. Sempre acreditei em planejamento, desde os tempos de piscina. Em 2013 abandonei as planilhas genéricas e optei por treinar com o Carlos Eugênio, o neném, na Assessoria Esportiva CE+3, para enfrentar o maior dos desafios do corredor amador: a maratona. Hoje estou de volta às origens, usando hora uma das planilhas do site da Runners, do site da O2, ou do App da Asics.

A idéia de montar um blog veio depois de ler uma matéria na Revista Runners sobre foco. Eu queria que a corrida fosse mais que uma atividade corriqueira (ou provisória) e o FOCO foi o motivo principal para criar este espaço. Somos feitos de hábitos e apenas aquilo que faz parte da nossa rotina acaba se perpetuando. Assim eu comecei a registrar todo material que eu considerasse interessante, além da minha percepção dos treinos e provas. Assim começou e assim permaneceu. Sou muito grato pelas novas e saudáveis amizades que este espaço me trouxe.

Eu pretendo correr por muito e muito tempo ainda, pois a vida de um corredor é feita de novidades. Nenhum treino é igual ao outro. Nos transformamos a cada quilômetro, logo os desafios mudam... as provas também. Por conta da corrida matei a saudade de lugares que há tempos não voltava e a grata felicidade de conhecer outros tão ou mais belos.

A maratona do Rio foi uma experiência única. Após o quilômetro trinta é que descobri realmente o que a corrida fez por mim. É um evento transformador física e emocionalmente. Foram quatro horas e trinta e quatro minutos testando meus limites.

Existe vida além do asfalto. Correr em revezamento a K42 Búzios com o Glaucio trouxe uma nova perspectiva sobre correr. Existem provações que vão além de baixar o tempo e a corrida cross country trata justamente disso. Também experimentei a K21 Arraial do Cabo... se você quer saber do que é feito em um trajeto de 21 quilômetros em trilhas, corra esta prova.

Já sofri contusões, uma tal de bursite trocanteriana e contraturas nas panturrilhas. Foram dias difíceis de se viver, mas tive paciência e humildade para realizar o tratamento mais adequado e retornar para meu companheiro tênis.

Meu tênis atual é o Asics Gel Kayano 20. Sou cliente fiel do tênis. Já usei as versões 14, 16, 18 e agora uso o 20. É um tênis que me trás conforto, segurança e confiança para treinar forte.

Faça o que eu faço. Li em algum lugar que o melhor exemplo que podemos dar é com nossas ações. Então, corra! Ande! Mexa-se. Aquilo que não usamos, padece.

Papo de monge. Para a mente ser saudável, precisamos lhe oferecer uma "casa" de qualidade.

Boas passadas!


Comentários

  1. Parabéns.
    Muito bacana seu blog colega corredor!
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Este eh o memorial de construção do André 2013! Gde abc

    ResponderExcluir
  3. Olá, bom dia! Meu primeiro e único tênis para corrida é um Mizuno, e agora estou para comprar outro, entre o Asics Gel Neo e um Saucony, ja ouvi falar bem desta marca "desconhecida" aqui no Brasil, o que vc acha desta marca? lembrando que minha pisada é neutra. grande abraço

    Flávio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávio.
      Primeiramente seja bem vindo. "Segundamente" preciso lhe dizer que comprei um Asics Gel Neo! Em relação aos Saucony não posso lhe dizer muito, pois nunca uso um. O guia do tênis da revista Runners tem colocado ele com opção nas últimas edições. Gostaria de lhe indicar alguém com experiência com está marca, mas não conheço.
      Boa sorte em sua pesquisa.
      Boas passadas!

      Excluir
  4. Show, e meus Parabéns! Temos muito em comum, a lesão ( bursite trocantérica) o tênis e iniciei com corrida por conta de problema de saúde( hipotireodimo)! Vou ficar acompanhando seus relatos! E mais uma vez parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita! Retornos como o seus me motivam a continuar escrevendo esta história com o tênis.
      Boas passadas!

      Excluir
  5. André, sou iniciante na corrida e agora estou acompanhando seus relatos, eles são motivadores! Obrigada por compartilhar!
    Abçs, Priscila

    ResponderExcluir
  6. Por nada, Priscila.
    Bem vindo a este fantástico mundo! Espero em breve saber das suas conquistas!
    Boas passadas.

    ResponderExcluir
  7. Oi, André,
    Eu acho admirável esse seu pique, queria ter a capacidade de fazer pelo menos 1/5 disto!
    O blog é bem legal, parabéns!!!!!
    Ligou esta "Lena" a pessoa????
    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lena. Claro que sei quem é você! Como escrevi acima, "para a mente ser saudável, precisamos lhe oferecer uma "casa" de qualidade". No meu caso, exercício não foi uma opção. É algo que carrego comigo desde a infância por conta da asma. A parte boa desta ralação foi encontrar na corrida algo que gosto de fazer. Adoro a paz das passadas. Correr é algo intimista. Nos dá tempo para refletir sobre as coisas e começar o dia a mil por hora, pois adoro correr de manhã e ver o sol nascer. É um presente divino ver o céu se colorindo.
      Mas não foi fácil começar. Como qualquer um, vieram as semanas de caminhada antes do primeiro trote. Do trope foram um outro punhado de semanas até a corrida leve e o resto da história está contada aqui neste blog.
      Por fim, uma mensagem: acredite. Você é capaz.
      Gostaria de recebê-los um dia aqui em casa para contar o resto da história.
      Beijos, amiga.
      E boas passadas!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh