Pular para o conteúdo principal

Run The Night RJ: o relato


Fonte: Iguana Sports
Noite com temperatura amena e uma leve brisa para ajudar. Cenário perfeito para uma boa corrida. Para alguns ainda mais perfeito por não ser preciso acordar cedo para correr. A organização preparou um circuito de 5 km evitando o viaduto do aeroporto, o que garantiria um pouco mais de fôlego para quem estivesse tentando bater alguma marca. Àqueles entre os mais de 5.000 participantes (que deduzi no olhômetro), que como eu, optaram por correr os 10 km, dariam duas voltas.
Cheguei com relativa folga para largada e pude observa a estrutura montada no estacionamento do Monumento dos Pracinhas. Um DJ determinava o ritmo da festa em meio ao show pirotécnico. Como toda boa corrida, havia gente de todos os tipos, idades e não menos curiosas. Novamente fui abordado por conta da meia de compreensão. Esteticamente é feio, por contra dos tornozelos a mostra, mas o que vale é a musculatura protegida contra lesões e cãibras.
Fonte: Iguana Sports
Próximo do horário da largada encontrei o Eric e a Isabel. Enquanto trocávamos impressões e expectativas da corrida Sérgio e Drica apareceram. Segundo ela foi fácil me achar no meio da multidão - risos. A contagem regressiva foi acompanhada por fogos de artifício e muita música. Assim saí em perseguição ao meu melhor tempo do ano.
Manter o ritmo de 5'40"/km não seria muito fácil. Apesar da noite, o calor que súbita fui asfalto incomodava, apesar do termômetro "mentir" dizendo que a temperatura estava em 23°C. A água dos pontos de hidratação foi utilizada para me banhar também. A fadiga incomodava com o avançar dos quilômetros e pesou ao assistir o pessoal dos 5 km comemorando a chegada e eu tendo que seguir em frente pista cumprir com mais uma volta. Foi respirar fundo e seguir em frente, pois eu ainda estava vencendo o relógio. A vantagem derreteu com o calor e perto do km 8 acabou o gás. Sorri, pois eu estava correndo, apesar das dificuldades e do receio de nova lesão na panturrilha. Tem sido um exercício inusitado dar tanta atenção aos músculos, mas esta volta por cima está dando gosto de viver. Depois de 58'43" cruzei a linha final. Foi pegar a medalha e ir para o ponto de encontro.
Do alto da escadaria do monumento comemoramos nossas vitórias e já sonhávamos com a próxima prova. Algumas fotos depois e a confirmação de que o calor atrapalhou o desempenho, seguimos felizes para casa.

Considerações finais
O percurso, salvo engano, foi idêntico ao da WRUN. Mas em virtude do número elevado de participantes criou-se um grande gargalo na área de dispersão. Ficou meio complicado para receber a medalha, mesmo tendo corrido 10 km e parte dos corredores terem concluído a prova de 5 km com quinze a vinte minutos de antecedência.
Para quem não sabe o estacionamento subterrâneo da Cinelândia possui preço fixo nos sábado, domingos e feriados. É uma boa alternativa ao estacionamento do aeroporto e uma ótima alternativa para evitar a exposição aos flanelinhas da região.

Alguns dias depois
Há tempos não me sentia tão inteiro após uma prova. Cheguei a estranhar a ausência das dores musculares, principalmente na panturrilha direita.
Meus agradecimentos à Iguana Sports por mais um ano de parceria e em especial à Ana Amaro, por confiar no trabalho feito neste blog. Desejo um feliz natal e um próspero ano novo à equipe Iguana e que venha a WRUN 2015!
Boas passadas!

Que venha 2015
Pensando nas possíveis promessas de fim de ano, aproveito para divulgar a primeira prova da Iguana no calendário de 2015: a WRUN! Famosa pelos serviços e cuidados com as mulheres no dia da retirada do kit e no dia da prova, a prova segue para mais uma edição. Se quiser saber um pouquinho mais sobre as edições anteriores digite no google andreeotenis wrun.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh