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My Asics app: o que ele tem de diferente dos demais?

No final de 2012 eu estava vivendo uma fase de estagnação dos resultados. Não conseguia mais baixar meus tempos com as planilhas genéricas que até então me direcionavam. Assim fiz uma vasta pesquisa sobre outras fontes e esbarrei no My Asics. Um aplicativo aos moldes do Run Keeper, mas que oferece de forma gratuita um sistema para gerar uma planilha personalizada usando como referências técnicas suas características (gênero, idade, peso), tempo disponível para treinar, resultados passados e objetivo.
Na época eu havia decidido por correr provas menores no verão, por conta do calor, que impossibilitava alcançar bons resultados. O resultado foi expressivo, pois mesmo não superando meu recorde pessoal, registrei meu segundo melhor tempo nos 5 km em pleno janeiro carioca. Este ano resolvi repetir a experiência, mesmo com uma meta mais modesta. Ainda estou longe de dos áureos tempos, mas acho que com este plano de treino eu continuarei me desenvolvendo. A meta é baixar meu melhor tempo de 2014, mesmo no calor de janeiro. Ousado, mas o que é a vida sem objetivos e ousadia?
O My Asics também tem outra característica importante. Enquanto a maioria das planilhas sugerem treinos baseados em esforço cardíaco (conforme fórmula de Karvonen Fox), a planilha baseia-se em ritmo. Sugere um intervalo máximo e mínimo de esforço para ser cumprido nas tarefas alvo.
O App divide o plano de treino em cinco fases: pré-preparação, ganho de velocidade, simulação de competição, polimento e alguns treinamentos para recuperação após a prova alvo. Percebi rapidamente a diferença na planilha. Normalmente o primeiro treino era mais leve quando comparado com os demais. Acabou a moleza. O primeiro e terceiro treino seguem semelhantes em todas as fases. O segundo treino é o clássico intervalado. Como o Garmin 610 informa o ritmo e buzina quando estou muito rápido ou muito lento, a sensação é de estar correndo com a companhia de alguém. O dispositivo não deixa a peteca cair!
Disponível também em português brasileiro, vejo apenas uma questão a ser criticada no gerador de planilhas. Ele suprime o tempo de aquecimento e desaceleração dos treinos. Isto é, ele se preocupa em informar apenas o treino alvo. Eu particularmente sou fã das planilhas da O2 e fico muito confortável com os 10 minutos sugeridos antes e depois do treino alvo. Deixo a dica, mas procure o melhor para você.
Por falar em melhor, se você é um iniciante procure orientação com um profissional. As assessorias são fantásticas sob vários aspectos, tanto que em 2012, logo após minha primeira experiência com o My Asics, iniciei os treinos para minha maratona em uma. Mesmo com dois anos de treinos nas costas, tive humildade e consciência para entender que novos desafios devem ser feitos sob orientação.
Fonte: myasics.com

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