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O PDCA do corredor

Administrador que sou resolvi brincar com um dos grandes conceitos da melhoria continua. Planejar (plan), realizar (do), verificar (check) e ajustar (act) é algo que se sílica muito bem a rotina do corredor que busca se desenvolver. Mesmo que a corrida seja uma prática para simples manutenção da saúde, fazê-lo com base no PDCA pode lhe trazer grandes resultados.

(P) É possível planejar a corrida?
Antes de se pensar em correr é preciso pensar em caminhar. Antes de pensar em caminhar é preciso consultar no mínimo um cardiologista, para saber se você está apto para atividade física. Não descarte um ortopedista se você está parado muito tempo. Mas antes das consultas médicas procure entender o que é a corrida, os treinos, a esteira e a rua. Consulte amigos, converse com um treinador, avalie uma assessoria esportiva, ou mesmo como treinar sozinho.

(D) Vamos a prática
Pratique esporte. Pratique a corrida. Se você seguiu os conselhos acima, vice possui um plano de desenvolvimento. Isto é, uma planilha de treino. As planilhas propõem uma evolução gradativa. Com o tempo seus músculos e articulações se adaptam ao exercício e na mesma proteção sua caminhada evolui para a corrida. Se você já corre pode descobrir ser possível correr mais rápido.

(C) Acompanhe seus passos
O autoconhecimento é fundamental para seu desenvolvimento. É importante respeitar os próprios limites e evitar queimar etapas. Um em cada três iniciantes se mediam nos primeiros seis meses de treino. Entre euforia e falsa modéstia vem a lesão. Os iniciados também não escapam do problema. Recuperar a forma também exige controle. Não é de uma hora para outra que se vinha a fazer o que se fazia antes da interrupção dos treinos. Falo com propriedade de duas lesões musculares.

(A) Avalie seus resultados
Nada como uma prova para ser testar. Nada como uma prova oficial para forçar ao limite o corpo.

O que posso dizer para você...
Depois de um 2014 com lesões e muita irregularidade nos treinos, após oito semana de treinos corri 10 quilômetros em 58 minutos. A meta era correr abaixo de uma hora e saí muito satisfeito do evento. Eu havia conseguido reencontrar o equilíbrio para evoluir. Longe das lesões e querendo superar o feito conquistado em abril, programei 16 semanas de treinos até o próximo desafio.
Serão dois ciclos de 8 semanas de uma planilha. Estou na terceira semana do segundo ciclo e já deixei muito asfalto para trás. Foram necessários muitos ajustes para cumprir com a rotina de três treinos por semana, pois o corredor amador (como eu) não corre para viver, mas vive para tentar correr (também). Os tiros de 1 quilômetro na casa de 5'50"/km foram motivo de alegria no início do ano. Ver estes tiros evoluírem para 5'15"/km traz muita esperança de uma boa corrida em julho, ainda mais faltando metade de um ciclo.


E aí? Acha que o PDCA pode ser útil para você?

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