Pular para o conteúdo principal

O PDCA do corredor

Administrador que sou resolvi brincar com um dos grandes conceitos da melhoria continua. Planejar (plan), realizar (do), verificar (check) e ajustar (act) é algo que se sílica muito bem a rotina do corredor que busca se desenvolver. Mesmo que a corrida seja uma prática para simples manutenção da saúde, fazê-lo com base no PDCA pode lhe trazer grandes resultados.

(P) É possível planejar a corrida?
Antes de se pensar em correr é preciso pensar em caminhar. Antes de pensar em caminhar é preciso consultar no mínimo um cardiologista, para saber se você está apto para atividade física. Não descarte um ortopedista se você está parado muito tempo. Mas antes das consultas médicas procure entender o que é a corrida, os treinos, a esteira e a rua. Consulte amigos, converse com um treinador, avalie uma assessoria esportiva, ou mesmo como treinar sozinho.

(D) Vamos a prática
Pratique esporte. Pratique a corrida. Se você seguiu os conselhos acima, vice possui um plano de desenvolvimento. Isto é, uma planilha de treino. As planilhas propõem uma evolução gradativa. Com o tempo seus músculos e articulações se adaptam ao exercício e na mesma proteção sua caminhada evolui para a corrida. Se você já corre pode descobrir ser possível correr mais rápido.

(C) Acompanhe seus passos
O autoconhecimento é fundamental para seu desenvolvimento. É importante respeitar os próprios limites e evitar queimar etapas. Um em cada três iniciantes se mediam nos primeiros seis meses de treino. Entre euforia e falsa modéstia vem a lesão. Os iniciados também não escapam do problema. Recuperar a forma também exige controle. Não é de uma hora para outra que se vinha a fazer o que se fazia antes da interrupção dos treinos. Falo com propriedade de duas lesões musculares.

(A) Avalie seus resultados
Nada como uma prova para ser testar. Nada como uma prova oficial para forçar ao limite o corpo.

O que posso dizer para você...
Depois de um 2014 com lesões e muita irregularidade nos treinos, após oito semana de treinos corri 10 quilômetros em 58 minutos. A meta era correr abaixo de uma hora e saí muito satisfeito do evento. Eu havia conseguido reencontrar o equilíbrio para evoluir. Longe das lesões e querendo superar o feito conquistado em abril, programei 16 semanas de treinos até o próximo desafio.
Serão dois ciclos de 8 semanas de uma planilha. Estou na terceira semana do segundo ciclo e já deixei muito asfalto para trás. Foram necessários muitos ajustes para cumprir com a rotina de três treinos por semana, pois o corredor amador (como eu) não corre para viver, mas vive para tentar correr (também). Os tiros de 1 quilômetro na casa de 5'50"/km foram motivo de alegria no início do ano. Ver estes tiros evoluírem para 5'15"/km traz muita esperança de uma boa corrida em julho, ainda mais faltando metade de um ciclo.


E aí? Acha que o PDCA pode ser útil para você?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh