Pular para o conteúdo principal

Apagão

Era para ser mais um dia contagiante como muitos outros quando eu me estiquei rapidamente para desligar o despertador, que me avisava que eram cinco da manhã. Olhei para o lado, vi minha esposa dormindo e em seguida olhei para a janela para fitar as estrela e as luzes nas casas no morro. Naqueles breves momentos de introspecção percebi que havia perdido alguma coisa e que um cansaço sem tamanho havia me possuído. Então eu simplesmente me ajeitei na cama, me cobri e voltei a dormir.
Três semanas se passaram, ou melhor, dez dias treinos se passaram e eu simplesmente havia perdido toda a disposição para colocar o tênis e sair asfalto a fora. Em meio ao cotidiano, que preciso confessar ter consumido ainda mais que o de sempre da minha energia, procurei entender o que estava ocorrendo comigo. Dias se passaram, mas eu não lutava mais para levantar. Pelo contrário, pensava apenas em descansar. Devaneios a parte pensei que por ter cumprido com as metas para este ano, a motivação se esvaiu. Pensei também no quanto foi intenso os últimos meses com tantas meias maratonas, mas a verdade é que alguma coisa desligou dentro de mim e nem as revistas tenho lido.
Demorei tanto a atualizar o blog, pois não havia assunto. Um vácuo foi criado no lugar do espaço dedicado a corrida. Parece loucura, mas foi real. Hoje é o primeiro dia que me puz a falar desta experiência no mínimo estranha. Li algumas coisas sobre burnout e ainda achei uma reportagem no site da O2 por minuto que talvez possa explicar o ocorrido, mas a reportagem na Runners foi mais incisiva. Vale a leitura.
Espero reencontrá-los em breve nas ruas.
Boas passadas.
Links relacionados:
  • http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=5266&idCanal=5
  • http://runnersworld.abril.com.br/noticias/estresse-hipertensao-233708_p.shtml

Comentários

  1. Cara, estou passando exatamente por isso!

    Vou ler as matérias sugeridas...

    Obrigado!!

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mais uma vez pela visita, Fábio.
    Acontece realmente com muita gente, por isso tantas matérios disponíveis sobre o assunto.
    Nesta hora é que o treino em equipe faz a diferença. Que apoio de um técnico faz a diferença no quesito motivação. Principalmente quando cumprimos com as metas antes do prazo. A força mental para manter a rotina e a intensidade foi maior do que eu fui capaz de sustentar. As mazelas mentais são as mais complexas de serem resolvidas.
    Esta foi a primeira grande parada desde março do ano passado. Mas estou vendo que em breve retornarei, pois já estou colocando o sono e o horário para dormir em dia. É descansar e num dia qualquer colocar o tênis novamente e ver no que vai dar. Se o bicho da corrida ainda estiver vivo, basta redefinir as metas e planejar um novo macrociclo.
    Boas passadas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh