![]() |
Fonte: meuportel.net |
Verão acabando, outono chegando e junto com ele os problemas respiratórios. Antes de escrever estas linhas parei para reler posts de outros outonos (os links estarão mais abaixo). Depois de muito ler, estudar e pensar posso lhe afirmar, como detentor de asma, que as atividades aeróbicas têm papel profilático para mim.
Gostaria de lhe dizer que será tão bom para você quanto tem sido para mim, mas quando falamos de corpo humano, cada caso é um caso. Tenho relatos de pessoas que pioram com a atividade física e outras, que como eu, conseguem a bronco-dilatação reduzindo as chances de crise.
Possivelmente, você como eu, tem um médico de confiança já que crises de asma não aparecem de uma hora para outra. Consulte-o e veja se é viável ter a corrida como prescrição médica para minimizar a incidência das crises em sua vida. Minimizar, pois quem tem nunca deixará de tê-la.
Meu caso
Por conta das lesões, ano passado corri bem menos que a média e a ausência da atividade aeróbica me deixou muito exposto às crises. E elas vieram.
Quando mais novo falavam que a natação era a única indicação de atividade física para mim. Ironicamente a corrida também era preterida entre os médicos, principalmente para aqueles que atenderam minha geração. Se hoje o acesso e a divulgação ainda são modestas, posso lhe dizer que nos anos 70 e 80 eram praticamente inexistentes. Basta pensar com que idade nossos maratonistas despontam. O desenvolvimento de jovens ainda carece de apoio e investimento.
Assim sigo correndo. Hoje tão bem como em anos anteriores, sem dores, sem receios e desde o final de janeiro sem asma.
Veja também:
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!