Pular para o conteúdo principal

A importância do descanso na vida do corredor

Fonte: http://galswhorun.com/
Depois de uma prova tão empolgante e metas alcançadas, o nível de motivação nos coloca nas nuvens. A vontade de continuar se desafiando é tão grande que perigosamente negligenciamos alguns cuidados pós-prova. Falo do merecido descanso para o corpo surrado.

Respeitar a dor muscular e dar tempo para o corpo se restabelecer é pré-requisito para que o próximo ciclo de treinos seja bem sucedido. Tá, eu sei que é difícil, mas não tem jeito. Se não consegue tirar a corrida da cabeça, leia uma revista de corrida, acesse um site de corrida, leia um blog (como o meu) de corrida, veja fotos de corrida, veja a Maratona de Berlin no YouTube, mas não pratique a corrida! Estes três ou quatro dias de descanso são importantes, meu amigo corredor amador. A não ser que você disponha de massagistas ou mecanismos para acelerar a recuperação do seu corpo.

Além disso, são dias que você pode utilizar para definir sua próxima prova e planejar os treinos com ou sem um treinador. Como já disse em outros textos sou fiel a planilha, mesmo a genérica. Ela foi fruto de um estudo e atende com competência a maior parte da população.

As planilhas normalmente são dividas em três etapas: dias de ganho de resistência, de força e finalmente o polimento para você chegar com a faça nos dentes para correr sua prova-alvo. Por falar em prova-alvo decidi que a minha última prova do ano será em 6 de dezembro, daqui a 6 semanas. Com um leve ajuste na planilha avançada para 10 km acertei minha estratégia de treino.

O desafio não será simples, pois estará quente com certeza. O verão carioca é cruel, mas a meta será factível. Estou pesquisando meus resultados de anos anteriores para definir meu desafio para Etapa Verão do Circuito das Estações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prevenção é fundamental

Há tempos faço voz para que todas as mulheres façam frequentemente o exame do toque para se prevenir contra o câncer de mama. Pessoas próximas já enfrentaram esse desafio e graças a Deus e venceram, mas sabemos que nem todas as histórias terminam com final feliz por isso cuide-se. Nas últimas semanas eu também comecei a praticar a prevenção, através de exercícios de fortalecimento, para evitar novas lesões na minha panturrilha. Hoje os exercícios já estão no sangue qualquer 5 minutos de intervalo que eu tenho eu paro para realizá-los. Vem servindo até para descompressão da mente durante o dia a dia de trabalho. Os resultados vem aparecendo nos treinos. Minha velocidade vem aumentando, a postura melhorou significativamente e graças, ou não, a polaina a panturrilha vem suportando a carga de exercícios com excelência. Se vocês também praticam sessões de fortalecimento, comentem com um bonequinho corredor. 🏃🏽 Vamos em frente 👊🏾

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv...

André e seu novo tênis: Asics Kayano 18

Hoje quero falar do tênis que mais quilômetros rodou comigo: o Asics Kayano. Tudo começou com a versão 15, depois veio o da versão 16 e agora, o terceiro, é da versão 18. Kayano, nenhum outro tênis me trouxe tanto conforto quanto este. Somos o queijo e a goiabada, o café com leite, o pé descalço e o tênis (nada de sapato velho).  Fiz o teste da pisada da Asics, quando fui retirar o Kit da Family Run em 2010 , que ratificou o teste que fiz com o Guia do Tênis da Revista Runners, que na época apontava o Kayano como um dos melhores tênis do mercado e o mais adequado para minha pisada. Uma das características que mais me agrada neste tênis é o seu amortecimento, feito para corredores com pisada pronada e que possuem mais de 90 Kg. Sim, existem tênis para os mais pesados (não necessariamente obesos) e justamente por serem tênis que possuem mais amortecimento, a mordida no bolso é maior do que a “normal”. Mas por causa dele posso dizer que fazer um longão se tornou uma atividade mui...