Pular para o conteúdo principal

Da vergonha à Glória

Navegando recentemente descobri que a origem do sobrenome Silva vem dos tempos do Império Romano. Este que foi uma das maiores forças militares da humanidade denominava todos os povos que se refugiavam nas florestas (onde hoje conhecemos como Península Ibérica) como Silva. Silva que em latim significa selva, floresta, mata.

A história avançou e chegou à Vera Cruz. Muitos portugueses buscando o anonimato (não irei discutir a motivação do fato) adotaram o sobrenome Silva ao virem para o Brasil tentarem uma nova vida. Em nosso solo, o agora sobrenome Silva se estendeu aos escravos, já que a maioria perdeu suas referências após serem sequestrados no território africano.

Durante muito tempo percebi que a vergonha pesava sobre aqueles que carregavam o Silva em seus nomes. Era algo comum. Do povo, há tempos abandonado a própria sorte pelos poderosos. Mas como ouvi um dia no filme Jurassic Park, "a natureza sempre encontra um meio de prevalecer". Ela trás consigo poder para maioria. Assim era uma questão de tempo para que os Silvas se sobressaíssem a maioria.

Como a temática deste blog é o esporte, posso citar alguns que de alguma forma vi ou li sobre eles. Vou começar pelo Silva que pulou mais longe, Adhemar Ferreira da Silva. Agora eu posso citar o mais rápido de todos, Ayrton Senna da Silva, nosso eterno herói e exemplo para questões além das pistas de corrida. Deixei para falar no final de um Silva de 22 anos, que se juntou a estes mitos na última segunda, pois ele é o Silva que voou mais alto aos céus. Um Silva como muitos outros, desconhecido da maioria até alcançar a glória olímpica. Thiago Braz da Silva. Mais um brasileiro. Ele tem um dom como muitos outros (Silvas ou não) e aproveitou a chance de mudar sua vida, mostrando para este povo sofrido que tudo é possível àquele que persevera.

Sendo você um Silva, ou não, acredite que existe uma chance de você alcançar a glória. Mas tudo começa com acreditar ser possível. Não será fácil, mas com certeza gratificante. Descubra o seu Olimpo e escale-o!
Hoje aproximadamente 1 em casa 10 brasileiros é um Silva, ou tem Silva em seu nome. Eita família grande!


Boas passadas.

Comentários

  1. Os Silvas citados não realmente grandes atletas e a milhões de Silvas espalhados por aí que são verdadeiros heróis na arte de sobreviver neste país que teve um Silva como mandatário e que hoje é motivo de vergonha para os demais membros desta grande família... rsrsrsrs

    Brincadeiras a parte! Adhemar, Ayrton e Thiago são realmente grandes atletas em suas modalidades...

    Bons treinos!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!