Pular para o conteúdo principal

Corrida da Ponte: o recomeço

A vontade de correr uma meia maratona veio em meados de março. Com a melhora da contusão no quadril e o desempenho nos 5 Km da Adidas Outono e os 10 Km do Circuito Athenas, minha decisão e confiança estavam bem amparadas. Assim, iniciei um novo ciclo de treinos para vencer os 21.097 metros da Asics Golden Four. Calma, não estou louco, ou digitei corretamente. Esta é minha prova alvo.
O ciclo de treinos de base se encerraria faltando 8 semanas para a prova e para avaliar o meu estado, veio o desejo de fazer um ensaio. Aqui entra a Corrida da Ponte. Mas decisão de corrê-la veio apenas depois de ler a nota dos organizadores quanto as modificação que iriam ser promovidas na prova deste ano (veja post anterior).
Mesmo com as modificações seria um baita desafio. Quando corri minha primeira meia maratona eu vinha de 14 meses de treinos, 6 provas e 10 Km e algumas provas menores e revezamentos. Desta vez a base era bem menor, mas eu contava com o pouco mais de experiência para superar o menor preparo e a altimetria da ponte.
O cenário era perfeito. O domingo amanheceu com 16 graus e um céu sem nuvens digno de um paraíso. Minha esposa, que na véspera já participara da retirada do kit, ficou contagiada pelo clima da prova. Ela e o rebento foram me levar até a largada para dar uma força para o papai que vos escreve. Beijos de despedida e boa sorte foram trocados, antes do carro partir sob ordens de um guarda de trânsito.
Pouco depois eu já encontrava meus velhos companheiros de concentração. Primeiramente o compadre Glaucio e o Carlos. Depois a Cláudia e alguns outros conhecidos. Glaucio faria a prova como base de seus treinos para a Maratona do Rio e resolvera me acompanhar. Carlos e Claudia correriam atrás de um bom ritmo, como forra ao sofrimento do ano passado. Assim seguimos para o pórtico de largada, quando percebemos que um muro humano bloqueava a passagem. A organização da prova estava cumprindo com a promessa de largada em ondas e ordenando a chegada dos participantes. Os primeiros a perfilarem foram a elite feminina e masculina. Depois corredores de braceletes azuis, depois os de cor laranja e por fim os de cor verde. Sinceramente, largada como esta apenas a da Golden Four ano passado, onde os corredores voluntariamente se colocaram dentro das zonas corretas.
Sem o tumulto das ultrapassagens o desafio foi controlar o ritmo, pois todos largaram muito forte. Para falar a verdade eu larguei no ritmo que eu sonhava para a prova toda, fazendo aproximadamente 5'40" nos dois primeiros quilômetros, mas com o Polar marcando 90% da FCM, percebi que o ritmo não era sustentável e que precisaria reduzir o pique para chegar no Aterro do Flamengo. Não precisei me esforçar muito para tal, pois o funil que se formara até a subida do vão central nos obrigou a reduziro a velocidade. Somando a isso a altimetria, não havia como eu manter o pace definitivamente. Meu esforço chegou a 100% da FCM ao final dos pouco mais de 2 Km de subida do vão central e precisei da descida para normalizar em 90% da FCM e seguir em frente. 
Apesar da intensidade do esforço, eu não estava tendo muita dificuldade para manter um pace de 6'15", mas era impossível forçar o ritmo. Estava no limite. Era uma corrida complicada que mentalmente dividi em duas partes: a corrida de aventura até o vão central e depois um outra com 15 Km. Quando a descida do vão central começara foi que comecei a curtir a prova. O Pão de Açúcar e o Redentor nos presentearam com um visual sem precedentes. Algumas gaivotas pareciam tentar entender a presença incomum daquelas pessoas correndo, onde elas se acostumaram ver carros. Olhando para o outro lado, a visão das montanhas cercadas em nevoeiro remetiam a uma reflexão sobre a vida. Apesar da multidão, eu mal ouvi as passadas, os carros, ou mesmo minha respiração. Me surpreendi imerso em uma bolha de silêncio durante a travessia. Não me recordo do barulho do mar. Mesmo com sua imensa presença, mais parecia complementar a ponte, a estrela do dia. 
Não era uma corrida para correr atrás de marcas pessoais e surpreendentemente não fiquei frustrado. Sem sombra de dúvidas eu estava vivendo um momento ímpar naquele domingo. Aquela travessia virara um instante de contemplação e graça. A sensação de pertencer a algo maior foi muito intensa na grande reta. Quando cheguei ao Km 10, queria apenas administrar minha energia para chegar bem ao final da prova. Apenas isso. 
No trecho em frente ao antigo prédio do Jornal do Brasil alcançamos um grande pelotão e dali em diante na perimetral passamos um bocado de gente. Muita gente quebrou por ter gasto energia demais no primeiro trecho da prova. As ladeiras e ultrapassagens foram mais que suficientes para minar as energias da maioria. As curvas do Caju, da entrada da perimetral e sobre a Quartel da Marinha ficarão na minha lembrança por um tempo para nunca me esquecer de quão importante são os treinos de subida no MAC e na Estrada Fróes.
No trecho final o Glaucio ainda puxou um sprint e amparado pela motivação tentei segui-lo. Foram necessárias 2 horas 15 minutos e 14 segundos para conquistar os 21.4 Km entre Niterói e o Rio. Essa foi uma medalha mais difícil de ser ganha entre as meias que disputei.

A prova simplesmente não podia ser comparada com a do ano passado. A organização aprendeu a lição. Os postos de hidratação com apenas 2 Km de intervalo entre eles e o isotônico perto do Km 6 e pouco depois do Km 15 ajudaram bastante. Não que tenha sido o motivo para eu não utilizar meus Carb Ups, pelo contrário, foram um reforço para a energia que eu tentava repor.
Na chegada meus queridos amigos Diego e Bárbara me esperavam. Tiramos algumas fotos e conversamos sobre as impressões da dura corrida, apesar do clima ameno e da infra impecável. 
Foi um bom vestibular para a Asics G4. Esta semana farei treinos leves, mas a partir da próxima segunda o bicho pega para chegar na Asics no mínimo para igualar o tempo do ano passado.

Comentários

  1. parabéns, André!!!
    o melhor de tudo é essa sensação de curtir o percurso, o desafio!

    também curti muito, de uma maneira bem diferente da que eu estava acostumada a curtir, mas curti:)
    curti correr no meu máximo, me superar, numa prova organizada com tanto carinho!

    parabéns!
    e que venham os novos desafios!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Elis.
      O saldo foi realmente positivo. Vou para a segunda metade da preparação para Asics Golden Four mais tranqüilo e motivado. Minha lesão no quadril definitivamente é coisa do passado. As dores na canela passaram com a troca do tênis. Mantive o esforço em 93% da FCM. Agora é treinar para ganhar velocidade!
      Este é um esporte curioso, pois aparentemente fazemos a mesma coisa sempre. Porém, os resultados e percepções sempre variam. Sempre há algo novo para aprender, ou aprimorar.
      Boas passadas ;-)
      André

      Excluir
  2. André,
    parabéns pela prova e pelo relato! dessa vez foi tudo muito corrido, só resolvi participar na sexta.
    Te procurei na chegada, mas não encontrei a tenda. Acho que depois eu encontrei, mas você não estava mais lá. Também, eu estava correndo atrás das duas crianças e aí fica um pouco difícil.
    A prova foi realmente muito bacana, acabamos fazendo em condição parecida, com a diferença que você ainda conseguiu fazer uma base um pouco melhor...
    Boa preparação para a Asics! meu desafio é 1 semana depois...
    abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz com sua pronta recuperação e com a identificação do problema. O tempo realmente é um aliado para nos aperfeiçoarmos. Apesar do tempo de treino ter sido absurdamente menor, eu fiquei feliz com o resultado alcançado. Nas próximas oito semanas farei treinos que antes achava improvável, tanto em nível de intensidade e duração.

      Quanto ao desencontro, acontece. Falei com o Leandro para marcarmos um almoço. Estamos a duas quadras de distância.

      Boa sorte na sua empreitada. Presumir que seja os 21Kresultados dentro da Maratona do Rio.

      Abraços

      André

      Excluir
  3. Parabéns meu amigo!!
    Ainda vou correr esta contigo. Beijo Milene

    ResponderExcluir
  4. Estou na torcida!

    Espero que os problemas no joelho sejam fato do passado.

    Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado da leitura.

    Bjo e boas passadas ;-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh