Pular para o conteúdo principal

Li e gostei na Runners World Brasil de Janeiro - #27

Gosto muito blog Correria, do Sérgio Xavier Filho e muito da Carta ao Leitor da revista de janeiro. Sua percepção sempre otimista dos eventos e pessoas é muito bem vinda neste mundo de poucas notícias boas e interessantes. 
A matéria Múltipla escolha é muito boa para quem adora competir. O autor diz que traçar objetivos é muito importante para não nos desmotivarmos, mas quando a vida nos pregar uma peça e não for possível cumprir com o planejado é muito importante estar preparado para reavaliar nossos resultados.
Alerta vermelho, de Beth Dreher, é uma matéria que passa dicas interessantes para se treinar no calor. Fala sobre o melhor horário para a prática da corrida, hidratação, filtro solar, as horas de descanso, além de tratar de assuntos desconfortáveis como cãibras, exaustão e hipertemia por causa deste caldeirão que se tornou o nosso verão. De todos as hipóteses, três me chamaram a atenção: o calor, horas de sono e a sensibilidade alérgica.
O calor. É um fator que podemos contornar com treinos no início da manhã, ou após o anoitecer. Mas se você precisa se adaptar a alta temperatura para correr uma prova, a recomendação foi aumentar gradativamente o tempo e o esforço dos treinos no horário do calor. Ainda não é o meu caso.
Noite de sono. O recomendado é para a maioria são oito horas de sono e o maior desafio neste mundo moderno é conseguir estas horas. Seja pelo trabalho, pelos estudos, ou pelo filho pequeno que ainda não dorme a noite inteira. O tempo que damos para o corpo se recuperar é determinante para nosso desempenho. Enfim, durma mais para correr melhor.
Alergia. Espero que você não seja alérgico, ou tenha problemas com asma ou bronquite. Nós alérgicos já começamos o jogo perdendo. As alergias respiratórios comprometem sua capacidade de oxigenar o corpo, logo os músculos. Com menos oxigênio, menos energia. Com menos energia, menor desempenho, além de termos que aturar cãibras, dolores musculares e assistir a fadiga nos tomar mais rapidamente. Eu, depois de meia vida, identifiquei alguns alimentos que funcionavam como gatilhos para minha crise, além da poeira, cheiro forte e exposição a alternâncias bruscas de temperatura. Espero que você também consiga identificar e isolar os catalizadores de suas crises.
A coluna Oxigênio do Mário Sérgio Andrade Silva veio este mês com o título Desacelere. Ela fala sobre a dificuldade para se manter um ritmo de treino, pois a vida sempre nos impõe imprevistos que nos impedem de manter a intensidade e frequência dos treinos. Nada de novo, pois este foi o cerne dos últimos meses neste blog. O alerta é para diminuir e não parar de treinar. Muitas vezes a motivação cai, pois sabemos que com os treinos comprometidos, as metas e superação de marcas não ocorrerá e o desânimo muitas vezes fala mais alto e sonegamos os treinos. Mas sonegar aos treinos é também abrir mão de um patamar de saúde e disposição. Como já alertei muitas vezes, correr é acima de tudo ganho de equilíbrio físico e mental para vencer o desafio de nosso dia a dia. Nunca desista de sua saúde e não se esqueça que você (se for como eu) não vive para correr, mas corre para viver bem.
A coluna Sem pressa do Antonio Patra veio com uma boa dose de bom humor. Ele adianta um assunto interessante para esta época do ano: o vestuário para o inverno. Ele expõe a extinção do velho moletom e a chegada dos tecidos sintéticos, leves e com alta eficiência no que se refere a espantar o frio. É um assunto que merece mais atenção e pretendo falar mais no futuro.
Menos é mais?, assinada por Bob Parks, talvez esteja antevendo o futuro do mundo dos calçados. Esta reportagem fala sobre estudos na área da fisiologia do corredor, sugerindo que os tênis com amortecimento tem participação nas lesões. O excesso de amortecimento afeta a forma como se pisa, fazendo com que o esforço sobre o calcanhar seja acima do normal. A reportagem explica detalhadamente essa coisa toda, a importância da técnica para o corredor e o surgimento de um novo tênis chamado minimalista. Muito mais fino que os tradicionais, com menos amortecimento e mais leves. Quem usou conseguiu melhorar o desempenho nas provas, mas fica o alerta: mudar drasticamente sua forma de pisar não fácil e se feita sem orientação pode promover lesões por estresse. Vale a leitura da matérias antes de cair na tentação ou neste modismo.
Para terminar, preciso falar sobre a matéria O ritmo da discórdia. A RW promoveu um debate entre dois especialistas sobre a utilização da música nos treinos e provas. Um contra e outro a favor da utilização da música. Depois de ler e refletir uma frase me veio a cabeça para expressar meu sentimento: use com moderação. A música faz diferença dos treinos de baixa e média intensidade, diminuindo a sensação de fadiga e uma possível monotonia nos mais novos. A questão é tão contundente que a matéria foi aberta ao público que acompanha a revista na Internet. Veja em http://runnersworld.abril.com.br/materias/discordia/.
Vi e gostei

Comentários

  1. Olá André, gostei muito do seu post.
    Bons treinos,
    Boas energias,
    Simbora
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Marli. Adoro seus posts também.
    Boas passadas :-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh