Pular para o conteúdo principal

O que eu posso dizer sobre o longão...

Há quase três meses atrás meu longão passou de 12 Km para 15 Km. Debutei com o tempo de 01:53. Fiquei feliz por ter conseguido concluir o treino, pois só havia corrido esta distância duas vezes com meu compadre Gláucio, que tem algumas meias maratonas no currículo. Mas fiquei feliz mesmo ao perceber que hoje completei a mesma distância em 01:30. Como não ficar feliz com um tempo vinte e três minutos mais rápido? O Pace foi detonado de 7’30” para 6’ por Km. Tudo isso ao belo visual das praias de Icaraí, São Francisco e Charitas. O motivo? Os intervalados da quinta-feira parecem ser o grande responsável nesta etapa de treinamento, pois a subida do MAC tem sido de grande valia para ganhar força e compensado minha dificuldade em encaixar um quarto dia de treino para os exercícios funcionais.
A cada dia cresce minha confiança para realizar uma boa meia maratona.

Entramos em maio e a correria (desta vez do trabalho) atrasou a leitura dos periódicos de abril. Hoje começo o clipping da Revista O2 de abril #96. Farei coro junto com o Marcos Caetano sobre o prazer de correr. No artigo deste mês entitulado de CORRER E PRAZER ele defende a tese de que é possível correr por prazer, independente da posição que alcancemos em uma prova. Correr é muito mais do que chegar em primeiro, pois é sabido que a probabilidade (para a maioria de nós corredores amadores) de vencer uma prova é quase que a mesma de ganhar na loteria. Não corremos para vencer adversários ou conquistar títulos. Corremos pela saúde e por uma drástica mudança em nosso estilo de vida. Buscamos saúde.
Talvez uma minoria muito talentosa consiga ultrapasar esta barreira que envolve tempo, talento e algumas outras qualidades e inicie uma carreira profissional. Desejo boa sorte a estes e garanto que estarei na torcida.
Marcello Butenas em QUAIS PROVAS ESCOLHER? reforça a teoria de que precisamos organizar nossa agenda de eventos. Decidir qual é a nossa prova alvo e nos prepararmos adequadamente para ela. Para não cairmos perigosamente em uma rotina monótona de treinos, ele ratifica a possibilidade de utilizarmos algumas provas intermediárias como preparatórias. Bom para ganhar fôlego e calibrar as possibilidades, pois nada como uma prova para nos fazer correr no limite, ou ensaiar o ritmo para uma prova maior.
Lunycia Neri registrou uma informação de ordem nutricional que eu não sabia no artigo META:PERDER PESO! Para cada 1g de carboidrato que perdemos, outros 3g de água seguem junto para fora de nosso corpo. Dieta é algo realmente complexo e para quem pratica exercícios algo extremamente perigoso. Apenas reforçando o que ela mencionou e lembrando alguns antigos saberes, sem carboidrato, rapidamente consumimos nossos estoques de glicogênio, passando então degradar nossas fibras musculares. Por conseguinte reduzindo na massa magra, fato que nenhum corredor deseja. Se você está lutando para emagrecer, procure apoio de uma nutricionista do esporte. Será mais seguro, eficiente e não comprometerá sua saúde e treinos.
A matéria DEVO FINALMENTE COMPRAR UM GPS?, do Emerson Gomes, resume com maestria o que significa este acessório na vida de uma corredor. Eu, particularmente, utilizo o Runkeeper. Um aplicativo em meu smartphone que registra o percurso e intervalos programados me informa o tempo de treino, distância percorrida e pace para intervalo. Um barato. Barato mesmo, pois no market ele pode ser baixado gratuitamente para sistemas Android e iPhone.
Como tenho realizado os longões pelas ruas da orla, tenho evitado a utilização do MP3 para minha segurança. Ouvir a aproximação dos carros é fundamental para que nenhum acidente ocorra e o Runkeeper veio bem a calhar para quebrar o silêncio dos 90 minutos de longão. Mesmo para os treinos intervalados ou de recuperação, o aplicativo é bastante útil. Chegar em casa e avaliar o desempenho baseado não apenas na frequência cardíaca, mas também no pace é algo bastante relevante.
Desculpem-me mulheres, mas a matéria BOLSA DE VALORES é surrealista demais para mim, a não ser que você precise se deslocar da sua casa para o local de treino, uma bolsa que faria o Gato Félix ficar com inveja de você não se justifica. A corrida de rua se caracteriza pela simplicidade, por você calçar o tênis e sair rua a fora desde a porta de casa. Sei que existem as exceções, mas vamos lá... vamos deixar a bolsa para viajar.
Se você quer 10 motivos para correr, leia ERRADO É NÃO CORRER! Não há desculpa plausível neste mundo para você não cuidar da saúde, se você não possuí limitações médicas. Bora! Chega de desculpas e preguiça. O tempo que temos nesta vida é curto demais para perdê-lo com coisas pouco saudáveis.
Vamos ver se até domingo termino o registro.
Abraço e boas passadas!

Comentários

  1. André,

    Muito legal ver nosso desempenho melhorando ao longo do tempo, mostrando que os treinos têm trazido resultado.

    Parabéns e rumo à meia!

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. André,
    show de bola a sua evolução. Com certeza o treino intervalado tem uma parcela grande de contribuição nisso aí. Você irá fazer uma ótima estreia na meia-maratona, pode apostar.
    Interessante seu clipping sobre as revistas. Eu só leio a Runners, então é legal saber o que está rolando nas outras.
    Reitero meu convite no blog para um almoço.
    abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. @Alessandro
    Este é o esporte mais honesto do mundo. Você colhe o resultado de todo seu esforço. Não tem esquema, não tem treta.
    Correr trás ensinamentos para a vida, tais como perseverança e paciência. Habilidades que trazem resultados positivos em outras áreas de nossa vida.
    Abraços e boas passadas.

    ResponderExcluir
  4. @Sérgio,
    Leandro?!? Conheço dois que correm. Um de Niterói e outro de Maricá :-)
    Se for o primeiro, ele já tinha me cobrado um almoço.
    Assinei a Runners e comecei a correr. Assinei a O2 seduzido pelo Circuito das Estações, mas não me arrependo. As revistas se complementam e cobrem poucos eventos em comum.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh