Pular para o conteúdo principal

O dono da bola

Na época da escola, a hora do recreio era um dos momentos mais esperados. O terceiro tempo parecia que nunca iria acabar e a vontade de jogar bola tornava a carteira de madeira ainda mais desconfortável e a voz do professor se perdia em meio as possíveis escalações para os times que iriam começar e os times que ficariam na "de fora".
Tic tac tic tac e como se nossas vidas dependessem disso, corríamos ao toque da sirene para a quadra. Vinha o par ou ímpar e os times eram escolhidos, mas naquele dia havia algo diferente. Quando vimos quem trouxe a bola do jogo, um suspiro coletivo aconteceu. Ah! Era o Marquinhos (nome fictício, ok?) abraçado a bola dele. Sabíamos que ele teria que jogar todo o recreio, caso contrário nada de futebol.
Os craques da turma se entreolharam e depois de discutirem, chegaram a um acordo. Marquinhos jogaria um pouco em cada time. E assim foi. Se você só tem limão, que se faça uma limonada.
Contei esta história, pois é assim que estou enxergando a situação criada desde a publicação do decreto 37157 de 15 de maio de 2013. Apesar das corridas de rua no Aterro terem se tornado uma tradição e o planejamento de muitos corredores ser feito visando correr uma destas provas, isso não comoveu o poder público na tomada de sua decisão. Excepcionalmente, por conta da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude, tivemos o calendário de junho e julho destroçado aqui no Rio, salvo nos dias 7 (Maratona do Rio) e 14 de julho, que amontoará algumas provas. Não teremos provas na melhor época do ano para se alcançar recordes pessoais, ou usufruir da baixa temperatura. É frustrante.
Não quero entrar no mérito empresarial da coisa e o impacto desta ação sobre as empresas que sobrevivem destes eventos, mas fato é que os eventos que motivaram o decreto estão anunciados há anos! Então caberia ao poder executivo planejar ações que permitissem acontecer estes eventos, sem comprometer o cotidiano do cidadão. A decisão tomada pelo poder público e seus motivos seguem abaixo para sua reflexão, mas a resolução foram provas em horários descabidos, ou em datas antes nunca sonhadas.
Li em algum lugar que éramos todos iguais perante o estado, mas acho que o interesse de outros (espero que a maioria) prevaleceu sobre o contingente que lota há anos o Aterro do Flamengo nos finais de semana do inverno carioca e praticamente em todo resto do ano.


Decreto nº. 37157 de 15 de maio de 2013

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro - 16/04/2013
Dispõe sobre a autorização para realização de eventos na Cidade do Rio de Janeiro, bem como sobre a interrupção de obras e reparos programados em logradouros públicos, nos períodos que menciona, e dá outras providências.
O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e
CONSIDERANDO a realização da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 no período de 15 a 30 de junho, com partidas marcadas para a Cidade do Rio de Janeiro nos dias 16, 20 e 30 de junho de 2013.
CONSIDERANDO a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no período de 23 a 28 de julho de 2013, na Cidade do Rio de Janeiro.
CONSIDERANDO que estão previstos inúmeros eventos, oficiais e extraoficiais, antes, durante e depois da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 e da Jornada Mundial da Juventude - JMJ;
CONSIDERANDO o trânsito da Cidade, já saturado, em função de sua frota de mais de dois milhões e meio de veículos, não comporta o fechamento de vias ou obstruções temporárias para receber os milhares de torcedores que acompanharão os jogos da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013, assim como os milhões de jovens que são esperados para a JMJ, além das comitivas das autoridades públicas e eclesiásticas;
CONSIDERANDO a necessidade de centralizar a coordenação de realização dos eventos que ocorrerão na Cidade do Rio de Janeiro nos referidos períodos;
CONSIDERANDO que a realização desses eventos implicará em um aumento natural do fluxo de veículos e pessoas nas vias públicas;
CONSIDERANDO que nesse período as obras e reparos programados em logradouros públicos causariam sérios transtornos ao movimento do público em geral;

DECRETA:
Art. 1º. Ficam revogadas todas as autorizações concedidas para a realização de eventos na Cidade do Rio de Janeiro, nos períodos de 24 de maio a 05 de julho e 16 de julho a 01 de agosto de 2013, correspondentes a Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 e a Jornada Mundial da Juventude - JMJ, respectivamente.
Parágrafo único. Os pedidos de autorização para realização de eventos que já tenham sido deferidos, bem como todo e qualquer novo pedido de autorização, deverão ser encaminhados à Secretaria Municipal de Ordem Pública - SEOP, que, sem prejuízo das exigências estabelecidas pela legislação em vigor, deverá ainda solicitar parecer à Secretaria Especial de Turismo - SETUR acerca da conveniência e oportunidade de realização do evento nos períodos definidos no caput.
Art. 2º. Todas as obras e reparos programados em logradouros públicos deverão ser interrompidos pelos períodos de 10 de junho a 30 de junho de 2013 e 13 de julho a 01 de agosto de 2013.
§1º. Em casos excepcionais, devidamente justificados, e a critério do Presidente da SC/COR, poderão ser toleradas obras e reparos programados dentro do período acima especificado.
§2º. As licenças com prazo em vigor, que forem afetadas pelo disposto no artigo anterior, serão automaticamente prorrogadas por igual número de dias, a partir da data da liberação das obras.
Art. 3º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 15 de maio de 2013; 449.º ano da fundação da Cidade.
EDUARDO PAES

Fonte: http://www.ademi.org.br/article.php3?id_article=53556

Comentários

  1. É realmente uma pena. O período de julho é para nós cariocas que sempre corremos em altas temperaturas, um "refresco"e como foi dito, um momento bom para se conseguir melhores tempos nss corridas oficiais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia,
      É muito frustrante ver o planejamento ser jogado para o alto. Não dava para deixar passar em branco uma virada de mesas dessa.
      Bom te ver por aqui. Obrigado pela homenagem.
      Abs

      Excluir
  2. Sofrido para nós cariocas e sofrível para os que planejam viagem para correr na cidade Maravilhosa. Ainda bem que a data da Maratona não foi alterada, o estrago seria ainda pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estrago não foi maior para nós, Drica. Tenho amigas inscritas na Vênus e a Adidas e as provas acontecerão no menos dia (14/7), sendo a Vênus na parte da manhã e a Adidas na parte da tarde. Consegue imaginar uma largadas às três da tarde?
      Só com endorfina na veia e sabendo fazer uma bela limonada para não se irritar com estas coisas.

      Excluir
  3. É realmente uma pena, André.
    Agora entendi essa largada às três da tarde. Imagina você a organização da prova ao receber a ordem, depois de, inclusive, já ter divulgado a data em que ocorreria a prova. Aí inventam o tal do sunset edition. Não colou. Que lástima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUNSET EDITION é a limonada, minha amiga.
      Imagine o impacto financeiro sobre as operações da O2? Quem não se inscreveu (como eu), em sã consciência não vai sair para correr às três da tarde.
      Adoro a Adidas, mas neste horário... nem sei se meu corpo responde neste horário kkk

      Excluir
  4. Mais um exemplo (dos muitos que temos visto referente aos "grandes eventos") de falta de planejamento das autoridades (in)competentes.

    É uma pena que o calendário esportivo da uma cidade tão importante como o Rio (certamente referência nacional nos esportes) seja "sacrificado" por não ter se pensado uma solução ao longo de todo esse tempo (como você bem disse, há anos já sabíamos das datas desses eventos).

    Abraços e bons treinos.
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há mais o que criticar.
      Vou fazer o seguinte. Vou ficar que estamos no face e simplesmente CURTIR o seu comentário.
      Obrigado pela visita.
      Boas passadas!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh