Pular para o conteúdo principal

RESENHAS: Revista Runners #55

Olá, para todos. A resenha da edição 55 vai começar pela coluna TREINO. A matéria intitulada DOBRADINHA trás uma interessante sugestão para as pessoas que enfrentam problemas com a duração dos treinos. Por sentir na pele o esforço dos últimos quatro meses treinando para a Maratona do Rio, resolvi encabeçar este post com este assunto.
Treinar em dois horários no mesmo dia pode ser a solução para a falta de tempo. Com os treinos organizados para compensar (ou aproveitar) o descanso entre as sessões, você pode manter viva suas esperanças de realizar uma prova de qualidade.
Particularmente, não vejo motivos para quem treina para provas de 5 ou 10 quilômetros se submeter a treinos deste tipo, mas a reta final dos treinos para os 21 ou 42 quilômetros é que acabam exigindo mais tempo em treinos com mais de uma hora e meia com tênis. Daí, ainda temos o alogamento, banho, refeição… e lá vai o horário de ir para o trabalho, ou cumprir com qualquer outro item da agenda. Para quem treina a noite, ainda tem o aspecto segurança nessa conta. Se chegarmos do trabalho por volta das oito ou nove, até comermos e sairmos para correr vamos terminar… lá pelas onze ou onze meia! Vale a reflexão.

MINUTOS X QUILÔMETROS
A coluna PELOTÃO DE FRENTE resume bem a diferença entre estes tipos de treinamento. Correr por tempo nos ajuda na percepção do esforço, enquanto correr por distância nos ajuda a identificar um ritmo para as provas. Entendeu? Não? - risos - vou tentar de outro jeito. Na planilha está escrito 20 minutos em ritmo moderado. Logo, você sabe que precisa correr com o esforço entre 75 e 85% da sua freqüência máxima. Inclusive é tema constante de revolta do meu amigo Eric, ao ver que com a freqüência média de 144 batimentos consigo manter o ritmo na casa dos 6'20"/km. Isso é a “carne” acostumada a apanhar, depois de três anos e meio.
Mas ao ler na planilha que você precisa correr 2 quilômetros com o ritmo de 6'/km isso tem significado relativo. Para uns é um treino leve. Para outros pode ser um verdadeiro desafio. Depende do momento que cada um vive com a corrida.

BOA COMPANHIA
Ter companhia para treinar é muito bom. Não há sombra de dúvidas disso. Mas encontrar alguém para correr às cinco da manhã, com os mesmos objetivos e estar na mesma etapa de desenvolvimento técnico e físico parece (a meu ver) tão complicado quanto ganhar na loteria. Não que eu goste de treinar sozinho, apesar deste momento servir em muito para aprimorar questões além da corrida.
Mesmo os longões, onde o ritmo é mais moderado, a eficácia do treino é reduzida se a diferença entre os corredores for muito grande. Porém, eventualmente é possível ajustar a intensidade dos treinos para fortalecer outro músculo importante: a amizade.
Eu vivo com a corrida, não da corrida. Posso me dar ao luxo de mudar a ordem das coisas eventualmente.

BALANÇA À PROVA
A matéria é interessantíssima e vem recheada de dicas e métodos para quem deseja emagrecer e correr de forma saudável. Mais do que transcrever as linhas, prefiro dizer que o mais importante em todo o processo é aceitar as mudanças. Dizem que isso é fundamental profissionalmente, mas eu digo que é essencial para nos tornarmos pessoas melhores (e por conseguinte profissionais melhores tambem). Mudar a forma como encaramos a vida é a grande jogada. Procurar por hábitos mais saudáveis (e isso não se limita a alimentação ou exercícios físicos) é que nos levará a uma condição diferenciada. Então faça da corrida mais que uma atividade de prevenção, mas uma oportunidade ao novo.

DUROS E VELOZES
Uma das coisas que mais me fascina na corrida é sua acessibilidade. A matéria fala de gente simples em uma área improvisada. Fala de uma região do interior do Brasil que fez da corrida um hobby e ainda frequentam o pódio das provas da região. A ordem natural pregada pelos especialistas normalmente não se emprega a eles. Alguns correm em jejum, outros com alimentação abaixo do dito necessário. Mas lá vão eles, certos de seus passos. Esta é mais uma das muitas histórias que a corrida produz mundo a fora.

CORPO FECHADO
Certas coisas valem a pena ser vistas novamente e falar sobre exercícios funcionais, trás esperança para àqueles que não gostam de academias de encontrar uma forma de fortalecer músculos, ligamentos e tendões. A preocupação em recomendar o fortalecimento se resume em uma frase que achei na reportagem: "Se os músculos estão fracos, uma pisada não será igual as outras". Com o corpo forte, a mente pilotará o corpo com menos improvisos e instabilidades. Como a corrida se trata de um movimento repetitivo, a cada passada a relação mente e corpo se torna mais eficiente com o corpo forte.
Isso tudo para ratificar que "a forma como você corre pode aproximá-lo ou afastá-lo das lesões. Alerta principalmente para quem promove passadas muito amplas, por conta do estresse que este tipo de passada trás. Provavelmente o corredor vai aterrissar com o calcanhar, trazendo estresse para os tornozelos, canelas, joelhos, quadril e coluna. Não que devamos correr como salamandras, mas existe um número mágico entre 160 e 180 passadas por minuto. Já conto? Nem eu (risos). Tente contar o número de passadas em 10 segundos e multiplique por seis para ter um número próximo do real para saber se você é um “Passo largo” (nada a ver com o Guerreiro da Saga O Senhor dos Anéis), dentro da média, ou está a caminho de se tornar uma salamandra.
Por fim, foi possível listar algumas boas recomendações:
1. Corra com boa postura
2. Olhe para frente, para uns 15 metros adiante
3. Movimente os braços para ajudar sua corrida
4. Aterrisse suavemente
5. Controle seus quadris (isso não é uma marcha olímpica)
6. Controle seu ritmo (cadência é importante)
7. Empurre o chão para trás (use o músculo dos glúteos e posteriores da coxa)
8. Tenha um bom tênis
9. Aprenda a respirar (este fica por minha conta), como ficou bem explicado na matéria RESPIRE PERFORMANCE a seguir.

RESPIRE PERFORMANCE
Vou terminar a resenha com o método de respiração do Budd Coates, onde ele sugere um padrão de respiração 3:2. Isto é, três passadas para inspirar e duas para expirar. O padrão é o mesmo, independente da intensidade da sua corrida. A teoria é tão contundente ele afirma prevenir inclusive lesões.
Eu venho praticando esta técnica há algum tempo (a revista é do mês de maio gente) e posso dizer que funciona. Cansa menos e ajuda a manter a postura.
Por hoje é só!

Boas passadas.

Comentários

  1. Grande André!

    Gosto muito desses reviews das revistas de corrida que de vez em quando você publica aqui. São bem interessantes.

    De modo particular, o que mais me despertou atenção e interesse foi sobre o "respire performance". Eu ainda não conhecia esse método, vou procurar me informar melhor sobre o assunto e quem sabe testá-lo.

    Abraços e bons treinos.
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Brunno.

      Eu achei interessante mencionar o assunto, pois me lembrei da época de nadador (não federado, só para constar), onde de acordo com o treino praticávamos respiração 2x1, 3x1, 4x1 ou até 5x1!

      Então tomei coragem e tentei fazer o 3x2 sugerido pelo artigo e achei bem legal. É preciso concentração para manter a contagem, mas o conforto é nítido e o rendimento é maior.

      Se achar algo mais sobre o assunto avise.

      Ah! Dá um pulo lá no grupo aberto do facebook.

      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh