Pular para o conteúdo principal

Corrida e caminhada contra o câncer de mama - por Marta Fierro

Esta semana o post não será de minha autoria, pois fiz questão de registrar a Corrida e caminhada contra o câncer de mama 2014. Um evento para alertar a todos deste mal que afeta milhares de mulheres no Brasil e sabe-se lá quantas outras no mundo. Minha amiga Marta Fierro aceitou o convite e conta nas linhas abaixo como ela e a corrida venceram este desafio mortal, para celebrar a vida mais do que nunca. Espero que a leitura inspire todos vocês.
Boas passadas.

Corrida e caminhada contra o câncer de mama - por Marta Fierro

Dia 18 de maio de 2014. Um dia de muita emoção: Corrida e caminhada contra o câncer de mama. Essa é a 2ª corrida que eu participo. E o motivo de tanta emoção é a benção de poder celebrar a vida. Aqui estou, a pedido de meu amigo André, para contar um pouco dessa estória e a origem dessa emoção.
Há 02 anos, eu recebi um diagnóstico que me tirou o chão: câncer de mama com 43 anos de idade. Esse diagnóstico ganhou mais peso, pois a minha mãe faleceu vítima de câncer de ovário.
Por conta do meu histórico familiar, eu sempre realizei os exames necessários de 6 em 6 meses, o que me possibilitou descobrir o câncer no estágio inicial. Fiz a mastectomia total da mama direita e 4 sessões de quimioterapia. Durante o meu tratamento, eu tinha que cuidar ao máximo de minha imunidade. E, por conta disso, eu não podia freqüentar lugares fechados como a academia e nem realizar atividade física de grande esforço para não debilitar ainda mais o meu organismo. A única coisa que eu fazia era caminhar 03 vezes por semana no playground do prédio de minha madrinha.
Não sofri nenhum dos severos efeitos colaterais da quimioterapia. As únicas coisas que eu sentia eram muito sono e fome no dia da aplicação. Depois, vida normal. Tanto foi assim que , eu trabalhei normalmente durante o tratamento, faltando somente nos primeiros dias das aplicações por conta do sono e lentidão a que eu era acometida. Considero-me muito abençoada porque apesar do que passei, eu não aparentava. Meus colegas do trabalho até se esqueciam que eu estava fazendo quimioterapia. A isso tudo, eu credito a três coisas: pensamento positivo, fé e atividade física. A atividade física se mostrou vital nesse momento, pois ela preparou o meu corpo para enfrentar esse desafio.
Eu contava os dias, rezando para retornar a minha ginástica, ao meu spinning e a minha corrida. A corrida, depois disso, passou a ser a minha companheira inseparável; aquela que me ajudará a manter o meu peso e garantir que nenhum câncer apareça. Assim, no dia em que eu retirei os pontos da minha cirurgia, eu fiz uma promessa: a de que eu participaria todo ano, da Corrida e caminhada contra o câncer de mama, como forma de ajudar na luta contra o câncer de mama, para celebrar a minha vitória e a benção de viver. Por isso, tanta emoção está presente, porque quando eu visto a camisa da competição, eu penso em mim e em todas as mulheres que passaram por esse desafio. Venceram e hoje estão aqui, correndo.
Assim, me despeço e agradeço por essa oportunidade de compartilhar esse momento feliz com vocês.
#correrpelavida

Comentários

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh