Pular para o conteúdo principal

Hidratação e sede não são sinônimos

Por morar em um região que normalmente tem temperaturas médias superiores a 30º C, normalmente eu consumo 500 ml de água durante um treino. Em intervalos de aproximadamente 15 minutos eu tomo um gole para espantar o calor. Na verdade também educa a meu corpo a conviver com estes intervalos, que coincidem com os pontos de hidratação nas provas.
Normalmente durante os treinos vejo muito pouca gente ter "uma companheira" para cuidar da hidratação. Agora no inverno o fato se torna ainda mais raro. Lendo a matéria da Silvana Cola resolvi deixar minha colaboração sobre o assunto com alguns comentários:

Todo motor precisa de um radiador
Nosso corpo não é diferente. Para manter estável a temperatura e não deixar a máquina fundir, é preciso um sistema de resfriamento eficiente. A evaporação é o principal mecanismo de resfriamento do corpo, mas sua eficiência depende do quão hidratados estamos.

Beber conforme sua necessidade
Há tempos eu brinco com meu compadre sobre o pequeno radiador que possuo. Durante inúmeros treinos percebi que meu desempenho piorava, quando eu não conseguia cumprir com a "rotina dos 15 minutos". A Silvana explica que "o volume de fluidos corporais pode ficar tão diminuído que o nosso sangue pode ficar mais denso e com isso fazer o nosso coração bater mais rápido para fazer as compensações e manter o nível de necessidades fisiológicas acontecendo, ou seja, manter o ritmo de corrida e muito mais energia sendo queimada para manter a mesma capacidade de trabalho. O desgaste físico aumenta exponencialmente e obviamente a performance cai também".

O poder da água
Parafraseando a Silvana, "nada melhor do que água para fazer este trabalho que além de regular a temperatura corporal, a hidratação lubrifica as articulações, reduz a sobrecarga nos rins e fígado através da eliminação de resíduos, transporta os nutrientes e o oxigênio para as células, ajuda a dissolver minerais e outros nutrientes para deixá-los acessíveis ao corpo, ajuda a prevenir a prisão de ventre, protege os órgãos e os tecidos do corpo e umidifica os tecidos da boca, olhos e nariz".

A hidratação é um exercício de auto-conhecimento. Beber demais também vai atrapalhar o treino, por conta da busca insólita por um banheiro.

Boas passadas!

Fonte: http://www.corpore.org.br/cws_exibeconteudogeral_5210.asp

Comentários

  1. Isso aí, Andre. Para mim beber água é obrigatório, até porquê recentemente tive cálculo renal por conta da baixa hidratação no dia a dia. Só que beber de mais tem outro risco, o da hiponatremia, que é a baixa concentração de sódio no sangue. Ela pode até mesmo matar em provas de corrida. Como tudo na vida, importante é o equilíbrio, né?
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complemento importante feito por você, meu amigo. A ausência de sódio é uma questão que não pode ser esquecida. E ratificando a importância do equilíbrio, preciso dizer que a "dieta" da pacoquita e 500 ml para treinos de até 90 minutos tem atendido as necessidades.
      Abs

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh