Pular para o conteúdo principal

Adidas Verão

Acordo com meu filho reclamando seu desjejum. Ainda está escuro, mas não tive problemas para levantar, afinal ontem foi dia de dormir mais cedo. Com o rebento alimentado, comecei os preparativos para a prova. Comi e em seguida acordei minha esposa, que debutará no Circuito também. Ao arrumar os alfinetes para o número de peito um pensamento me veio a cabeça. Se meu número é dez mil e bláu e o dela cinco mil e lá vai muito, teremos mais de quinze mil pessoas no evento. Loucura! Alguns problemas já foram sentidos em nível de organização. No Orkut tem gente reclamando que não conseguiu pegar o Kit, pois havia se esgotado.

O dia amanhece e o céu está praticamente limpo! A temperatura deve estar acima de 25ºC e ainda não são sete da manhã. Apesar do horário ainda enfrentamos trânsito até chegarmos ao Aeroporto Santos Dumond e depois dali foi só caos. A sorte é que encontrei um local muito bom para estacionar o carro e continuo torcendo para os neófitos não descobrirem aquele cantinho do centro do Rio. Faltavam vinte minutos para o início da prova e não dava para fazer muito mais coisa além de levar a sacola para o guarda volumes, pegar o chip e pegar um iogurte no estando do Clube O2 para dar um reforço.

Pelo menos 14 mil participantes

Faltavam pouco menos de cinco minutos para a largada quando chegamos ao local da largada e percebemos o mar azul que tomava o local. Do lado de dentro do cerco as pessoas já estava enlatadas, não havia mais espaço para ninguém nos primeiros 50 metros da largada. A entrada verde (a minha) estava cercada por umas duzentas pessoas e o jeito foi seguir cada vez mais para trás, até que conseguimos algum espaço para entrar. Estávamos praticamente a uns 100 metros do pórtico de largada e haviam algo em torno de outros 100 metros de gente para trás. O site da O2 noticiou mais de 14 mil participantes, novo recorde com certeza, e sinceramente acho que eram bem mais que isso.

Não esperamos muito para a largada acontecer, mas esperamos um bocado para passar pelo pórtico. Foram quase 10 minutos para alcançar o pórtico de largada. Beijei minha esposa e desejei-lhe sorte nos seus 5 Km e parti para mais uma etapa do Circuito Adidas.

Tentei conter a ansiedade e não gastar energia demais ultrapassando quem estava a minha frente. Tentei lembrar que as coisas melhorariam ali pelo Km 2, distância máxima que os empolgados mantém velocidade e depois começam a caminhar. Dito e feito. As clareiras começaram a aparecer, mas procurei manter o ritmo em 85% da FCM. O sol e o calor eram convidados não gratos na corrida e eu sabia que precisa segurar o ritmo para conseguir terminar a prova. Ao alcançar o primeiro posto de hidratação me deparei com uma situação no mínimo esquisita. Havia um tonel azul no meio da pista, onde as pessoas paravam para pegar água lá dentro, ao invés de pegar a água com os assistentes nas laterais da pista. Mais parecia armadilha para iniciantes, pois as pessoas realmente pararam para pegar e beber água. Eu quase atropelei um desses que se jogou na minha frente para alcançar o tonel.

Minha estratégia de hidratação inicial seria beber um copo posto sim, posto não. Nos intervalos a idéia era pegar o máximo de água possível para me banhar. Como havia bebido um copo pouco antes da largada, o primeiro posto foi para me refrescar. O pequeno banho trouxe ânimo e recuperei a concentração. O calor aumentava e eu preocupado com minha resistência. Afinal, eu venho de duas semanas de poucos treinos, uma gripe e muito trabalho.

Esqueceram o forno aberto

O sonho de manter o pace de 5’30” foi abandonado antes do Km 4. O calor era muito grande e eu sabia que se forçasse não conseguiria terminar a prova. Passei o Km 2 com 11’ alto, o Km 4 com pouco mais de 25’. Estava quase 3’ aquém da minha meta, mas não havia o que fazer. O objetivo com tanto calor passou a ser terminar a prova.

Passei no Km 5 com 30'11" e com o sol a pino. Não havia uma sombra para amenizar. Seguindo a estratégia, usei o gel para recompor parte do que foi perdido. Ainda bem que eu lembrei de trazer o Carb Up, ajudou bastante, mas a motivação para continuar era alcançar os dois postos de hidratação que ainda estavam por vir. A concentração foi quebrada algumas vezes por causa do barulho da sirene das ambulâncias, pois muita gente começou a passar mal na segunda metade da prova. Pelos menos em três momentos me distraí com a ambulância passando no sentido oposto para alcançar corredores que estavam atrás de mim, mas ao olhar para a lateral da pista fiquei surpreso com várias pessoas sendo assistidas e postas sentadas embaixo de árvores para se recuperarem da possível insolação. A cada sinal de adversidade eu olhava para o frequencímetro para acompanhar meus batimentos cardíacos. Foi difícil e cansativo manter o ritmo e terminar a prova debaixo de tanto sol. O tempo de 01:01:41 pouco importou, pois foi difícil percorrer os 10 Km correndo. A quebra do recorde pessoal fica para a próxima.

Fui ao encontro da minha esposa que terminou bem seus 5 Km. Bebemos, comemos e tiramos algumas fotos antes de retornar para casa desta que foi a corrida mais quente que participamos. Ano que vem tem mais.

Considerações finais

Sou fã de carteirinha do Circuito das Estações Adidas, mas a cada etapa o evento tem mais participantes e alguns problemas ficaram bem aparentes nesta etapa. A primeira consideração é em relação ao Kit da corrida. As mulheres em grande número participaram utilizando camisetas de corte masculino. Será que faltou camiseta para os homens? Seria interessante analisar esta preferência para não faltar o que é de direito àquele que se inscreveu no evento. Outra consideração é com relação as instalações, que possuem o mesmo tamanho há algum tempo. O problema é que o número de participantes aumentou e as filas se tornaram muito grandes. A última e mais contundente consideração vai para os postos de hidratação. O tonel no meio da pista atrapalhou um bocado no primeiro posto de hidratação.

Comentários

  1. PArabéns por mais uma prova, mais uma medalha no peito e a sensação de missão cumprida!
    Eu também curto muito as provas do Circuito Adidas, o kit é show...
    Adoro...
    Domingo agora é minha vez de correr os 10km da última etapa aqui na Capital do Paraná...
    bjs
    Boas energias, Bons treinos
    simbora!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh