Pular para o conteúdo principal

Parada para um check up

Desde de dezembro procuro tempo para realizar meu check up, mas graças a minha comissão técnica (diz-se: minha amada esposa que tanto se preocupa comigo) realizei os exames de sangue e tive agendado o teste de esforço e finalmente o tal do teste ergoespirométrico. Finalmente descobrirei qual o meu VO2max.
Já me disseram que não estou no grupo de risco, mas prevenir e conhecer nossos limites não custa nada. Realmente nada, pois o plano de saúde já foi pago. Então é usá-lo a meu favor. Precavido demais? Abaixo alguns motivos para tanta precaução:
  • Parar de treinar por passar mal inesperadamente
  • Ficar mal humorado pela falta de treinos
  • Enlouquecer ao ver alguém correndo
  • Ver o tênis pegando poeira no sapateiro
  • Dores nas costas
  • Aumento dos gastos com a vídeo locadora
  • Fazer barriga com um regime extra-ordinário de pipoca e doces com os filmes da locadora
O problema do ser humano é achar que um problema nunca acontecerá com ele.



Marcadores de rotas e treinos

Como já mencionei em algumas oportunidades, uma das formas que encontrei para manter o foco foi registrar meus quilômetros percorridos e marcar minhas rotas prediletas. Inicialmente medi as rotas através do Google Maps, mas pouco depois conheci o Running Map. Em virtude do meu cadastro em algumas corridas recebi um convite para conhecer o Gatorade Maps. Legal, em português, mas não vi vantagens em relação ao Running Map. Se você está começando a treinar, talvez lhe seja interessante.
Agora que você sabe quantos quilômetros sua rota de treino possui, falta um lugar para registrar seus treinos. Como usuário de um monitor cardíaco da Polar, acabei conhecendo o site Polar Personal Trainer. Um bom site para você controlar seus quilômetros.
Para você não achar que sou completamente maluco por estatísticas, uso como desculpa a necessidade de controle dos quilômetros rodados pelo tênis. Os tênis de alto desempenho duram aproximadamente de 600 a 800 Km dependendo de variáveis como peso e frequência de uso do calçado. A lenda diz que o ideal é utillizar o tênis em dias alternados, mas já ouvi comentários contrários a este. O importante é você encontrar um jeito de saber que chegou o momento de trocar de tênis.
Links deste post:
www.gatorademaps.com.br
www.runningmap.com
www.polarpersonaltrainer.com

De graça, não! Mas quase
No dia 20 de fevereiro teremos o CISM Day Run (Conselho Internacional de Esportes Militar). Esta entidade promoverá neste dia esta corrida em várias cidades do mundo a fim de promover a integração entre as forças armadas e a população civil. Este ano o evento ainda tem outros objetivos, tais como a divulgação dos Jogos Militares que ocorrerão no Rio de Janeiro e angariar suprimentos para as vitimas da região serrana. Para inscrição na prova de 10 Km, basta levar 1 Kg de alimento não perecível e preencher os formulários para retirada do Kit de corrida.

Suplementos
Apenas contabilizando. Desde que iniciei os treinos experimentei o Carb Up 7  Hour Energy e por último o Exceed Gel. O mais saboroso foi o Exceed Gel e com relação a eficiência ainda estou dividido entre este e o Carb Up. Talvez pelo hábito. O Malto Dextrin continua sendo a pedida para matar a sede nos longões, apesar de algumas outras opções disponíveis no mercado. Para complementar a alimentação e conter a perda de peso, este mês começarei a utilizar o Massa 3200 da Probiótica. Com o IMC em 23.21 estou até leve e pronto para ganhar massa magra com as futuras (diga-se sem data para começar) sessões de musculação na academia.

Vi e gostei
Vai ser implicante assim... na Itália, pelo menos eu acho que este era o cenário desta propaganda :-) Acho que esta propaganda mostra como somos competitivos e basta uma pequena centelha para criar um incêndio em nosso peito. Se um dia eu sem querer te morlhar ao pisar em uma poça, foi mal ae :-)

Comentários

  1. Fala André! Tenho intensificado os treinos para a aventura de Parati, tenho corrido 5 vezes na semana, mínimo de 10 km. Estou fazendo um experimento de calor, ontém consegui correr 10km naquela "lua" às 17hs... Com parada para um coquinho pq ng é de ferro...mas hoje não resisti a uma esteira com ar-condicionado... Onde vc conseguiu achar um teste ergoespirométrico? Depois me passa as dicas que farei também. Abs!

    ResponderExcluir
  2. Seu ritmo está mais que ótimo. Espero ter fôlego para te acompanhar no próximo longão, meu amigo.
    Com relação ao teste, ainda não foi desta vez, mas tenho novidades. Existe um teste que independe do equipamento. Vou procurar saber mais sobre o assunto e lhe atualizo :-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

Do jeito que dá

A crise realmente chegou para todos. Da mesma forma que Lelo Apovian relata (na matéria A corrida não pode parar, publicada recentemente no site da Runners World Brasil) que a vida não está fácil para quem vive da corrida, não está fácil para nós que desafiamos o orçamento do mês para encaixar eventualmente acessórios e inscrições nas despesas mensais. É preciso se planejar e saber quanto é quando gastar. Nestas horas relembro de informações cortadas nestes anos de corrida. Uma que se aplica bem a este momento foi dita pelo nosso melhor maratonista (na minha humilde opinião) de todos os tempos. Vanderlei disse que se preparava para participar em alto nível de suas provas em média num ano. Particularmente algo sensato até para nós amadores, já que a maioria das planilhas treino (genética ou não), sugerem oito semanas de treino para um prova. Além de bom adequado, fisiologicamente dizendo, faz bem para o bolso nos dias atuais. Muitas organizações sabendo que as pessoas serão mais criteri…

Asics, Fundação do Câncer e o GEL-Noosa TRI 10

A Asics e a Fundação do Câncer chegam ao terceiro ano de uma campanha, onde 10% da receita da compra de produtos da coleção Accelerate Hope será doada para a Fundação do Câncer. Pesquisando sobre o modelo do tênis envolvido na campanha descobri que este foi feito para pronadores como eu!
A Edição especial da série GEL-Noosa TRI 10 com cores comemorativas da campanha Accelerate Hope, além do visual, a nova entressola Solyte e a placa Propulsion Trusstic garantem melhor amortecimento e resposta mais rápida durante as passadas. A altura do calcanhar reduzida oferece mais performance com um contato mais eficiente.
O que eu sei sobre este modelo?
Praticamente nada. Um verdadeiro tiro no escuro. O blogueiro Victor Caetano deixou seu feedback sobre o modelo no Corrida Urbana. Vale a leitura. O que me chamou atenção foi o menor peso em relação ao Kayano, referência para quem tem pisada pronada (na minha humilde opinião).
O tênis é muito difundido entre triatletas e o cardaço elástico foi feito ju…

Rebuild

Umas das coisas que mais admiro nesta vida é a possibilidade de mudar as coisas. De desenvolver, criar, crescer. Uma das coisas que mais tenho receio nesta vida é o imponderável, pois ele é a pitada de improvável em nossos planos, mas como diria Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência. E assim vou eu após praticamente cinco meses sem colocar o tênis.
Sair hoje cedo (não tão cedo quanto nos velhos tempos) para meu primeiro treino do ano foi muito bom. Não aconteceu nada de novo ou inesperado. Trote leve por quarenta minutos, coração com frequência alta e algumas dores de um corpo há muito abandonado.
O céu de outono azulado e sem nuvens era mesmo de outros anos. Os poucos corredores que acordam cedo eram praticamente os mesmos. O que mudou? Tudo, pois a cada passo ficamos mais fortes, mais resilientes e capazes de buscar o melhor para nós e para àqueles que nos cercam. É a busca incansável pelo equilíbrio corpo/mente para viver de uma única m…