Pular para o conteúdo principal

Diário de uma meia-maratona, capítulo 6

EU ADORO UMA SEGUNDA-FEIRA
Este ciclo de treinos para meia-maratona, composto por três sessões semanais, possui um treino de qualidade na segunda, um de força na quarta e um último de resistência no sábado. Hoje falarei um pouco mais dos treinos da segunda, normalmente treinos de intensidade moderada. Intensidade esta recomendada para um amador que pretende correr uma meia-maratona. Assim, os treinos da segunda-feira se tornaram uma referência importante para planejar uma prova.
Faltando duas semanas para a Corrida da Ponte Sedex, fiquei muito feliz com os resultados que pude apurar.
Nos 40 minutos desta última segunda eu consegui manter o pace em 5'45", muito próximo do ritmo sugerido pelo Sérgio, autor do blog Corredor Feliz, e pacer deste que aqui escreve na Golden Four Asics 2011.
Realizando uma projeção, seria possível cumprir com os mais de 21 quilômetros em aproximadamente 2 horas e 5 minutos, se as condições forem favoráveis. Neste ponto gostaria de registrar um elogio a organização da prova, pois as mudanças foram significativas quando comparamos com os acontecimentos da prova de 2011. 
1- Transferir a prova da terceira semana de abril para a terceira semana de maio, aumentou as chances da corrida ocorrer sob temperatura mais amena que os 34 graus do ano passado.
2- O horário da largada foi antecipado para às 07:30 da manhã, para garantir um pouco mais de conforto para os amadores que concluirão a prova com mais de 1 hora e 30 minutos.
3- Segundo nota da organização, um novo plano foi montado em relação aos postos de hidratação que terão um intervalo menor entre eles.
4- Arcos com pulverizadores de água serão instalados para auxiliar os corredores durante o percurso sem sombras (salvo o dia esteja nublado).
Gostaria de dizer que esta seria apenas mais uma corrida. Que seria um ato corriqueiro em meu cotidiano, mas não dá. Velho, VOU ATRAVESSAR A PONTE CORRENDO! Particularmente, um dos cenários mais lindos que tive oportunidade de usufruir. Além disso, treino é treino. Corrida é corrida! Apesar da Golden Four Asics ser a minha prova alvo, existe a expectativa de concluir este ciclo com qualidade e ter certeza de ter superado todos os problemas em decorrência da lesão.
Assim desejo à todos que participarão boas passadas e se alguém for correr para um pace de 5'45", por favor me procure. Será ótimo ter companhia.
INESPERADO
O segundo treino da semana é de intensidade. Os intervalados e tempo runs normalmente são agendados para esta sessão e esta semana não foi diferente. A missão era cumprir com dois tiros de 10 minutos com intensidade forte, quer dizer, a brincadeira só teria valia com o esforço acima de 85% da FCM. Assim, fui para rua, fiz o aquecimento até que o Runkeeper disparou o alerta: "BIP BIP! Ten minutes... fast!". E lá fui eu.
Os primeiros minutos a sensação de falta de ar incomodou um bocado, mas antes do primeiro quilômetro acabar a respiração estava controlada e o monitor cardíaco marcando 90% da FCM. Não dava para dizer que estava mole, mas daria para aguentar os dois tiros naquele ritmo. A passada tava encaixada, os braços em movimento, mas eu não estava tão rápido. Tentei forçar um poucos mais no segundo tiro, mas eu estava pagando pela série de noites mal dormidas desde a semana passada. Os afazeres da vida me roubaram preciosas horas de descanso e ali eu estava sentindo falta daquela energia. O pace dos tiros ficou em torno dos 6 minutos, totalmente fora do esperado. Nem mesmo ter adiado o treino para quinta-feira adiantou.
Agora era descansar para o treino de sábado.
O LONGÃO
Fiz de tudo para tentar me deitar cedo na noite de quinta e na noite de sexta. Consegui humildes seis horas de sono, não seguidas, devido a algumas trocas de fraldas. O sábado amanheceu perfeito, com temperatura baixa e a companhia do compadre Glaucio para o longão. Hoje não fui rigoroso com a freqüência cardíaca e com o pace, mas conseguimos manter um ritmo saudável para o longão, que para mim teve 12 Km e para ele pouco mais de 25 Km, devido aos treinos para a Maratona do Rio. Enquanto fiquei babando com a vista da entrada da Baía da Guanabara, meu comprade retornava para cumprir com sua missão. Não tinha forma melhor de encerrar este ciclo. Agora é curtir a semana de polimento e tentar dormir mais para chegar descansado na Corrida da Ponte.
FELIZ DIA DAS MÃES
Aqui abro um parênteses especial para as mães que cumprem com um papel impensável para os homens. Homens que para serem super heróis precisam de capas ou super podereses. As mães precisam apenas existirem para fazerem a diferença na vida de uma criança... mesmo do meu tamanho.

Comentários

  1. oi, André!!!

    também estarei na corrida da Ponte! tô super animada, e doida que chegue logo a hora de poder atravessar aquela ponte correndo, curtindo o visual lindo da Baía e do Rio!

    quero correr no meu máximo, fazer meu melhor! além da expectativa de correr naquele cenário, o pace que conseguir nessa meia será um referencial para o pace que conseguirei desenvolver na maratona do Rio, em julho!

    bebê em casa muda a rotina, né:)
    quando meus filhos eram bebezinhos, o que mais sentia falta era das noites de sono ininterrupto:)
    eu me sentia tão cansada com o sono picado!

    obrigada pela mensagem de dia das mães!
    ser mãe é uma experiência linda!
    todo dia a gente ganha presente, ao olhar nosso filhos!

    bjs
    e sucesso nos treinos!
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis,
      Obrigado pela visita. A Corrida da Ponte deste ano tem tudo para surpreender seus participantes. A mim, como disse, a consolidação de mais um etapa.
      Com relação ao Dias das Mães, não tem como deixar passar em branco o dia para lembrarmos a elas o quanto são essenciais em nossas vidas. Verdade seja dita, que deveríamos fazê-lo diariamente, mas somos aprendizes em uma vida sem manual.
      Boas passadas!
      André

      Excluir
  2. Ola estou começando a seguir seu blog ..
    http://gustavo-bodyperfect.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gustavo.
    Seja bem vindo a este humilde espaço. Espero que lhe seja proveitoso minhas reflexões e o bate-papo com o resto da galera.
    Boas passadas!
    André

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh