Pular para o conteúdo principal

O coelho

Depois de dois tapas no smartphone minha consciência emergiu e lembrei que o sábado chegara. O último sábado com treino antes da Golden Four.
Desta vez eu estava preparado. Não teria que correr atrás da Paçoquita para ter energia no meio do longão. Eu comprara o Ironman Gel, que substituiu bem a ausência do Carb Up. Imprevisto era o frio, que fazia minha mente pensar no edredom.
Tudo estava no devido lugar. Energético: ok. Água: ok. Identidade: ok. Smartphone: carregado. GPS: sem sinal. SEM SINAL??? Percebi que o problema não era do smartphone, mas um baita nevoeiro que cobria a região. Podia dizer que o campo de visão se limitava a poucos metros a frente.
Depois de algumas tentativas ficou claro que o GPS perdera a luta contra o denso nevoeiro e não havia muito mais o que fazer. O jeito era treinar sem a marcação do Runkeeper. 

Enquanto fazia o aquecimento traçei um percurso mental, que eu calculei possuir 12 Km para o treino. Antes de chegar a praia eu decidira ir até o Clube Naval e voltar em meio a uma incomum alvorada com o termômetro marcando 15 graus. Me perguntei se no próximo domingo teria a mesma sorte. Não foi um treino difícil e o ar condicionado natural ajudou a manter o ritmo. Sobrou até água! Mantive a freqüência cardíaca na casa de 80% da máxima e quando cheguei em casa para  aferir o trajeto no Runkeeper, percebi que cumpri a distância de 12.23 Km em 1h12' de treino. Resultado que me deixou muito satisfeito. Sem forçar, consegui um pace próximo de 6'/Km. Quando me lembro do sofrimento que foi correr 6'15"/Km na Corrida da Ponte, fico mais animado para a Golden Four.

O primeiro treino da semana, penúltimo antes da Golden Four, foi um intervalado que deveria ter corrida forte nas doze repetições e um minuto para recuperação com corrida leve. Porém, a preocupação em definir a passada acabou modificando o treino. 
Diferentemente do movimento de corrida que consigo manter nas provas de 5 quilômetros, a passada para uma meia maratona que consigo praticar é uma variação da marcha olímpica, sem o requebrado - risos. Como ainda não tenho preparo físico para um corrida baseada essencialmente nas panturrilhas, resolvi avaliar minha velocidade com a técnica que usei no ano passado. Para minga surpresa acabei me cansando menos que o esperado e desenvolvi velocidade suficiente para tiros com pace beirando de 5'/Km.
O segundo treino, que realizei na quarta a noite, foi uma corrida moderada. Mesmo segurando o ritmo e a frequência abaixo de 80% o ritmo era inferior ao da Corrida da Ponte. Eu sempre me impressiono com o desempenho que alcanço no final de um ciclo de treinos. Apenas reforça o quão importante é seguir a planilha de treinos. Basta lembrar que mesmo as genéricas oferecidas pelas revistas têm valia! Lembre-se que um estudioso a fez para atender uma boa parcela dos leitores. Exceções existem e sempre existirão. Estas precisam apenas ser tratadas.

Depois de muitas contas e avaliar meu resultado nos treinos, decidi que tentarei perseguir o coelho que manterá o pace de 5'30" na Golden Four. Para quem não está acostumado com o mundo das corridas, coelho é um corredor contratado pela organização para auxiliar os competidores a perseguir uma marca. Os coelhos ficaram muito famosos nos últimos anos justamente por terem se tornado peça chave para alguns recordes mundiais serem batidos. Marílson dos Santos e Vanderley Cordeiro foram coelhos em algumas ocasiões. Existe inclusive uma história que um deles, mesmo sendo coelho, venceu uma maratona quando percebera que tinha condições de vencer a prova. Porém, contundente foi o papel do coelho para que o queniano David Rudisha superasse o recorde mundial. O coelho passou nos 400 metros pouco abaixo dos 50 segundos, garantindo um bom ritmo para a prova, e ali pelos 500 metros foi ultrapassado pelo queniano que correu para o novo recorde mundial de 1’41”01. A marca de 1’41”77 realizada em 1984 por Joaquim Cruz é tão emblemática que ainda lhe faz o quarto corredor mais rápido de todos os tempos nesta prova. Apenas 0’00”76 abaixo da marca mundial.

2800 KM DEPOIS...
Pouco mais de 2800 quilômetros depois comemorarei na Golden Four o aniversário de 2 anos e 4 meses como corredor. Em 29 de março de 2010 eu decidira que retomaria minha conexão com a atividade física e 2800 Km depois estiu aqui firme, forte e motivado.
Eu sempre fiz alguma coisa desde que me entendo por gente, por necessidade da asma, ou por prazer de praticar o esporte. Passei pelo judô, aikidô, natação, futebol, volei, basquete e finalmente a corrida. Dentre todos a corrida foi um acidente de sucesso. Eu que não conseguia acompanhar minha esposa nos passeios aos shopping centers hoje atravesso a orla de Niterói de forma corriqueira. Os únicos esportes que tiveram mais atenção que a corrida foram a natação e o volei de praia, mas ao que parece a corrida já faz parte do podium dos mais praticados.

Depois de ir até a porta da minha antiga casa em Recife, estou voltando para o sul do país. O estado de Alagoas já ficou para trás. Vamos que vamos para Sergipe e descendo até Floripa!

Comentários

  1. Bom demais, hein amigo?! pace de 5'30" vai lhe dar um belo tempo. Se sobrar gás no final você acelera. Que bom que conseguiu chegar ao final de mais um ciclo de treinamento tão bem!
    Boa sorte na prova,
    abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As palavras amor e resiliência tem tudo a ver com isso. Se não fosse pelo amor que minha esposa sente por mim, não teria como treinar. Resiliência é o jeito de dizer "se vira nos trinta" em meio a este dia-a-dia louco que falta tempo para tudo.

      Estou mentalizando a nossa corrida do ano passado para chegar no final e superar uma vez mais o Elevado do Joá.

      Obrigado pela energia.

      André

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh