Pular para o conteúdo principal

Aquilo que nos molda

O dia seguinte a Golden Four Asics foi dolorido. Eu teria que consultar um livro de anatomia para listar os músculos da coxa que me lembravam do esforço realizado no domingo. Mas para minha surpresa acordei bem na terça e animado para definir o novo ciclo de treinamento. 
Eu pretendia falar sobre ciclos, macrociclo, mesociclos e microciclos, porém achei mais simples lhes apontar uma ótima matéria sobre o assunto, entitulada periodização do treinamento e não tornar este post enfadonho. Como já escrevi outras vezes, o treino é a base para o que faremos no dia da prova. É ele que prepara o corpo para o desafio e não obstante nossas mentes também. A resiliência necessária para cumprir uma planilha de treinos é a mesma que nos faz seguir na prova quando achamos que alcançamos nosso limite. É o treino que nos molda. 
Depois de um semestre devoto a um ciclo de treinos voltados para a meia maratona, achei por bem diminuir o volume e tentar ganhar velocidade. Assim, já pensando no ano que vem, decidi fazer um mesociclo de doze semanas para ganhar velocidade e correr a Track & Field Run Series Barra Shopping. Vai ser uma experiência nova, pois corri oficialmente distância tão curta apenas duas vezes. A Family Run 2010 (quando debutei) e os 5K do revezamento da Eco Run 2011 (quando estabeleci meu recorde pessoal). Quem sabe não estou construindo a base para finalmente correr os 10K abaixo de 50 minutos? De qualquer forma, o objetivo é chegar mais rápido nas meias ano que vem.

RUNNER'S WORLD BRASIL - ED. 46
Acho que em meio aos preparativos para a G4A as resenhas das revistas foram deixadas de lado, mas a edição de agosto veio recheada de curiosidades e coisas interessantes.
A coluna TREINO fala da importância do intervalo no treino intervalado. Os intervalos curtos (até 90 segundos) auxiliam no desenvolvimento da resistência. Os médios (até 4 minutos) auxiliam no condicionamento. Os longos (até 10 minutos) auxiliam na velocidade. A próxima vez que você encarar sua planilha, tenho certeza que você saberá qual a proposta que estará lhe sendo oferecida. 
As colunas PELOTÃO DA FRENTE e BOCA LIVRE falam sobre dietas e a ingestão de coisas para atletas. Apesar de achar inicialmente loucura, existem estudos provando ser possível e saudável correr em jejum. Não são palavras minhas. A fonte desta novidade é a Universidade de Birmingham. Para a coisa ficar completa, sugere-se a ingestão apenas de água durante a atividade e uma refeição rica em proteínas após o treino. Vale ler com mais detalhes o estudo. Ainda na linha do perder peso, evite a utilização das coisas para atleta. Elas são boas para ... ATLETAS. Estes hipercalóricos, sejam eles géis ou bebidas esportivas podem colocar em risco todo o esforço feito para queimar o bacon. Nós, mortais, na maior parte dos casos podemos viver bem com uma boa dieta balanceada. De qualquer forma, tenha sempre um nutricionista para consultar nestas horas. Ele será seu melhor conselheiro quanto ao que ingerir ou principalmente no que não ingerir.
A coluna CORPO+MENTE tem um recado para meu velho camarada Bruno Freitas. Vou transcrever a parte pertinente: "Quase todas as lesões de corrida podem ser tratadas. Então, se um médico disser que não pode fazer nada por você, marque uma consulta com outro especialista. É mais provável que um diagnóstico desse tipo queira dizer que não há nada que aquele médico possa fazer por você". Complementando, a coluna PRONTO-SOCORRO informa que quase todas as lesões têm origem no sobrepeso, falta de fortalecimento e alongamento e aumento brusco do volume de treino. Dos três fatores, dois assombram os iniciantes. O lance é tentar evitar o problema, com a orientação de um treinador. Se for tarde demais para você, assim como foi para mim, é ser fiel ao tratamento e aos treinos específicos de fortalecimento. A reportagem na coluna GENTE QUE CORRE conta a história de uma senhora que foi atropelada, teve pinos colocados na coluna, um diagnóstico de paraplegia e não só voltou a andar cimo a correr. A senhora de 52 anos conseguiu. Por que não você? 

AGRADECIMENTOS
Gostaria de parabenizar a blogueira Alessandra, que mantém o blog na correria, que me fez lembrar com seus textos o quanto a alegria fortalece a alma.

Comentários

  1. Bacana demais seu post, André. Uma vez mais, estamos com foco parecido, em velocidade. Embora eu tenha uma dívida com a meia, que você não tem já que voou na meia internacional do ano passado.

    Essa sua ideia de fazer a resenha das revistas é muito boa. Eu sinto falta de um banco de dados sobre as matérias para poder voltar a elas quando quero reler alguma coisa.

    grande abraço e bons treinos,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Sérgio.
      Nos últimos meses eu comecei a adotar as TAGS para poder rastrear meus posts. Todas as vezes que menciono as revistas, menciono a TAG Revista Runners World Brasil, Revista O2 ou qualquer outra. Assim posso voltar aos posts e reler os registros.
      Decidir por treinos que me ajudem a desenvolver a velocidade teve como motivação o fato de ter recuperado a forma. Não consegui bater meu recorde pessoal na Golden Four Asics deste ano, mas baixei em 70 segundos o tempo do ano passado. Agora que as coisas estão sob controle, vou retomar os treinos de velocidade, pois correr 21K pela quinta vez já ratificou minhas possibilidades para a distância.
      Espero ano que vem terminar a prova abaixo de 1h40.
      E vamos que vamos :-)
      Abraços
      André

      Excluir
  2. Oi André!
    Só para variar...ótimo o seu post! Também li a reportagem sobre periodização de treinamento e gostei muito.
    Fiquei lisonjeada com seu agradecimento, mas com certeza sou eu que tenho de agradecer. Muito bom encontrar pessoas como vc dispostas a passar um pouco da sua experiência e motivação para quem,como eu, ainda é uma iniciante nas corridas.
    Abraços e ótimos treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho outra frase para você: somos fruto de nossos pensamentos.
      Quando resolvi criar este blog há pouco mais de dois anos, eu queria apenas manter a corrida presente em meu cotidiano. Os posts seriam resenhas de revistas lidas. Anotações de matérias da Internet. Mas ganhei muito mais: 45 aliados em um pelotão em pró da corrida, que uma vez aqui outra ali jogam mais uma centelha de motivação para mim.
      Tenho apenas a agradecer pela ilustre visita e por ceder um tantinho do seu tempo.
      Boas passadas.
      André

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh