Pular para o conteúdo principal

É importante registrar seus treinos?

Nem foi uma ou duas pessoas que já comentaram sobre o "E lá se vão" que mantenho no grupo aberto André e o tênis no facebook. Me disseram que motiva. Outros se impressionam com os mais de quatro mil quilômetros corridos. Uma vez um ultra maratonista me cumprimentou pelo feito, mas tive que dizer que esta quilometragem era referente ao três anos e pouco de treinos e não ao trabalho do último ano (meu Deus! Eles rodam tranquilamente três mil ao ano).
Eu decidi registrar meus treinos desde o princípio, após ler em uma revista Runners sobre os efeitos deste pequeno hobby. Tais como:
1. Manter o foco. Você é o que você pensa. Simples assim. Muitas vezes pensamos no exercício apenas quando chega a hora do treino. Se você, como eu, trabalha e tem outro cem número de compromissos na semana separa o equivalente a 2% ou 3% do seu tempo da semana para lembrar da corrida. Se o treino fosse uma pessoa, possivelmente você nem saberia o nome dela pela falta de contato.
2. Definição de metas. Muitos aplicativos oferecem a marcação de metas, sejam elas cumprir distâncias, agendar as provas, vencer seu recorde pessoal, enfim, a gosto do freguês. Eu já testei alguns, mas me afeiçoei pelo Runkeeper. Os usuários de monitores cardíacos das marcas Garmin, Polar e Suunto têm ferramentas semelhantes, ou superior. Mas o interessante do Runkeeper é a acessibilidade. Através de um smartphone, você tem funções que e recursos de frenquecímetros de ponta em um aplicativo gratuito. Até recentemente, eu treinava com um Polar FS3C e o Runkeeper ditando os treinos.
3. Controle do seu tênis. Todo mundo sabe que o controle de quilometragem de um carro é muito importante, em virtude das revisões mecânicas. São os quilômetros rodados que provocam o desgaste das peças e o tênis passa pela mesma situação. Após ler algumas revistas um tênis dura em média 600 quilômetros, mas este número pode variar para mais ou para menos em decorrência do peso, forma de correr e dos cuidados que se tem com ele. Meus primeiros tênis chegavam massacrados nos 600 quilômetros, pois eu utilizava muito os calcanhares para correr. Com o ganho de força nos tornozelos e panturrilhas sacrifico menos o tênis, que tem durado pouco mais de 800 quilômetros.
4. Motivação. Um ato que pode parecer um exagero para uns, podem servir de motivação para outros. Uma das coisas que me mantém motivado é saber que estou promovendo qualidade de vida. Não foi uma, nem duas vezes que me agradeceram pelo exemplo. A gente nunca sabe a hora ou o que vai nos tirar do ostracismo físico. Para mim foi uma promoção no jornaleiro. Eu procurava uma atividade física que se encaixasse na minha complicada agenda e quando descobri a corrida, minha vida mudou para melhor. Muita gente se identificou com a história a sua maneira arrumou seu tempo para colocar o tênis e ir para rua ou esteira mudar a própria história.
5. Socialização. Ser corredor é fazer parte de uma tribo. Você fala de algo diferente, faz coisas diferentes e nem sempre bem interpretadas pelos velhos amigos. As redes sociais e as ferramentas de controle dos treinos podem lhe colocar próximos de outros praticantes do esporte. Eu mesmo descobri amigos que já corriam por conta dos aplicativos e redes sociais. Isso só mostra como temos a conhecer sobre quem está a nossa volta.
Eu poderia falar mais um monte sobre a importância de se registrar os treinos, mas estes são os principais.

GOOGLE MAPS
Fazia tempo que eu não atualizava este mapa, mas vamos lá. Nestes anos já corri o suficiente para ir à minha antiga casa em Recife e já estou quase chegando ao estado do Espírito Santo. Louco, não? Mas nada impossível. São apenas três treinos semanais feitos de forma consistente por pouco mais de três anos. São números para uma pessoa normal que se dedica a corrida. Não sou um corredor de ponta, pelo contrário. Com 41 anos os desafios são outros. Manter a forma física é fundamental para uma mente saudável. As poucas, mas preciosas horas de treino servem para colocar a cabeça em ordem, organizar a vida. São minutos que lhe ajudam a colocar o pé no chão e entender seus limites e garantir a dose de diversão que precisamos para ser felizes.
Boas passadas!

Comentários

  1. Ah! Eu sou à moda antiga: tenho um caderninho onde anoto tudo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é o controle, minha amiga. O como fica por conta de cada um :-) Se um dia quiser ajuda como aplicativos, estou à disposição.
      Obrigado pela visita.
      Boas passadas!

      Excluir
  2. André,

    Como sempre, seu post está muito bem escrito e traz uma questão bastante relevante para nós corredores amadores.

    Eu comecei a anotar/registrar meus treinos apenas esse ano (voltei a treinar no ano passado, mas sem muita disciplina, depois de ficar alguns anos parado). Para mim, os motivos principais que você citou são: 1 (manter o foco) e 4 (motivação). Arrisco dizer que o fato de registrar todos os treinos ajudou a me tornar mais disciplinado em seguir os treinos.

    Muito bacana sua ideia de pegar o total percorrido e ver até onde você chegaria. (Desde que comecei a marcar, em janeiro/13, percorri quase 550 kms). E vamos em frente!

    Abraços e bons treinos.
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Brunno,
      Cada um a sua maneira vai encontrando um jeito de "matar o leão" e seguir em frente. A parte interessante é que quanto maior nossa dedicação, mais dedicado ficamos!
      Obrigado pela visita e pelo elogio.
      Até a próxima.
      Boas passadas!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh