Pular para o conteúdo principal

A APPAI, a Corrida da Mulher e a etapa Lapa do Circuito Light Rio Antigo

modinha veio para ficar. A corrida de rua a cada ano atrai mais adeptos de todos os cantos. Inclusive através da APPAI, que oferece para associados e familiares inscrições para as corridas, em troca de alimentos não perecíveis. Um baita incentivo para tirar a galera do sofá nas manhãs de domingo.
No último domingo tive o privilégio de acompanhar minha esposa e nossa amiga Renata na Corrida da Mulher CAIXA. Corrida que teve como objetivo divulgar a campanha Eu Amo Meus Peitos, que faz parte do movimento contra o Câncer de Mama. O objetivo do evento que teve apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia alerta que dia 50 mil casos de câncer de manda registrados anualmente, infelizmente mais de 20% levam ao óbito das mulheres, por terem sido descobertos em estágio avançado. O câncer de mama é rápido, tanto que dobra de tamanho a cada 6 meses. Por conta disso, mulheres com mais de 40 anos têm gratuidade no exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme Lei Federal. Não entre para a estatística. Cuide-se.

A Corrida da Mulher

Hoje foi meu dia de staff. A corrida era para minha esposa, nossa amiga Renata e uma outra centena de mulheres. A concentração foi montada em uma praça próxima do Corte do Cantagalo e seguindo a tradição os arredores do pórtico de largada estavam coloridos com as barracas das assessorias esportivas. Inclusive a APPAI.  Por conta da dificuldade para estacionar, eu e o rebento assistimos a largada de um ponto mais a frente no percurso. Acenamos para mamãe e seguimos em nossa aventura de bicicleta até as quadras de basquete. Ficamos um bocado de tempo por lá. Assistimos as primeiras colocadas e mais boa parte das corredoras passarem e em meio as brincadeiras não vimos nossas corredoras.
Algumas ligações depois estávamos todos juntos na concentração. Alegres elas contratam suas impressões da prova e sobre a inédita volta na lagoa. Os tradicionais 5 quilômetros ficaram para trás por conta dos 7.500 metros que foram vencidos nesta manhã de domingo. Algumas fotos e dois picolés de chocolate depois seguimos para casa. Nada melhor do que o esporte, numa manhã de domingo com sol para celebrar a vida.

Circuito Light Rio Antigo - Etapa Lapa

Seria um domingo como outro qualquer, com sol, corrida e muita descontração se não fossem as circunstâncias. Correr os quatro quilômetros de prova da etapa Lapa do Circuito Light Rio Antigo foram especiais, por representarem meu retorno saudável a corrida, por ver minha esposa, nossas amigas Marta e Renata também fazerem deste esporte um caminho para uma vida saudável e, principalmente, por lembrar que a regularidade é um de nossos maiores trunfos em direção as conquistas... ao êxito.

A corrida, que por conta das obras no centro do Rio, teve apenas 4 quilômetros e a largada foi nas proximidades dos lendários Arcos da Lapa e descemos a Evaristo da Veiga com o imponente Teatro Municipal a nossa esquerda. O pelotão ainda estava bem compacto. A atenção tinha que ser redobrada por conta dos caminhantes. Descemos a Rua México e demos de frente com a prainha da São José, que possui o formato de um pequeno anfiteatro. Cercada normalmente por barraquinhas, eventualmente artistas utilizam o espaço para divulgarem seus talentos. Então atravessamos a Rio Branco e ao fundo podia se ver a majestosa Ponte presidente Costa e Silva, comumente chamada de ponte Rio-Niterói. A Catedral da Candelária pode ser vista de relance quando chegamos a grandiosa Presidente Vargas. O centro nervoso do Rio de Janeiro. Avançamos observados pelo velho relógio da Central do Brasil, nossa estação de trens e metro. Em seguida entramos numa rua e margeamos a Praça da República e suas cutias. Depois de um breve instante na sombra, corremos para o posto de hidratação na Praça Tiradentes, que tem em seu entorno o teatro João Caetano. O fim estava próximo quando subíamos o viaduto da República do Paraguai, que nos presenteou com a velha e gigantesca catedral. Foi buscar inspiração nela e remeter para o sprint final.
Foram fabulosos 27 minutos. Mesmo sem treinar nas últimas semanas e dando atenção a panturrilha magoada. Felicidade plena, tanto que ainda fiquei um tempo na dispersão tentando achar as meninas. Tive a sorte de encontrar uma amiga, Milene, velha companheira de trabalho. Trocamos impressões sobre a prova e depois de um tempo fomos buscar nossa medalha.
Pouco depois estávamos todos reunidos. Tiramos a foto para registrar o feito e seguimos em frente após compartilhar um desejo de bons treinos até o próximo desafio.

O estande da APPAI no Circuito Light Rio Antigo é concorrido. Não faltou nada para ninguém, mas exigiu uma disse de paciência para enfrentar as grandes filas para massagem e para o lanche. A camisa da associação, em poliamida, é muito superior a do evento, feita em poliéster. Parabéns pela preocupação com o bem estar dos seus corredores.

Gostaria de deixar uma crítica construtiva aos organizadores. Os preços estão praticamente no mesmo nível das demais provas. Seria muito importante para evitar a evasão deste belo projeto esportivo alcançar o nível dos demais organizadores.
Boas passadas!

Comentários

  1. Feliz retorno meu amigo, para vc e sua esposa!
    Belíssimo texto sobre as provas que participaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Drica.
      Saudades de vocês. Acabou que não conseguimos marcar o almoço, mas somos perseverantes e vamos conseguir reunir a galera uma vez mais.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh