Acordar, comer, aquecer, correr,
alongar, comer de novo e depois descansar do treinado do final de semana.
Quantos de nós já cumpriram com este ritual dezenas ou centenas de vezes?
Amanhã de manhã nossos irmãos paulistas
se reunirão num ato pacífico para lembrar o Sr. Álvaro Teno, 67 anos, tendo
dedicado 34 deles à corrida. Um atropelamento (#naofoiacidente) lhe roubou o
direito de viver e ainda acertou outras quatro pessoas. O condutor, embriagado
segundo exame da polícia, sorria dentro da viatura após ser salvo de um
linchamento.
Acidentes com esportistas que dividem a
ruas com os veículos automotores não são novidade, pois nada foi feito para que
esta relação de poder fosse alterada. Exemplo disso foi o boletim de
ocorrência, onde mesmo como o bafômetro denunciando o grau de embriaguez do
infrator, este foi enquadrado em homicídio culposo, onde não há intenção de
matar.

Quantos outros acidentes houveram e os
motoristas saíram impunes? Aqui em Niterói temos nossas histórias. Na orla da
Praia de São Francisco foi feito um circuito para o pessoal do triatlo sentar a
bota nos pedais. Tem placa informando horário, faixa exclusiva pintada no chão,
radares de velocidade em 60 km/h, mas infelizmente recebemos notícias de
atropelamentos no local.
As soluções existem em nosso país, mas
falta dentre várias coisas competência e consciência social para aplicação das
leis. Reclama-se dos políticos e suas ações, mas eles só estão lá porque a
maioria (conscientemente ou não) permite. Temos que parar de colocar a culpa
nos outros e assumir nossa responsabilidade como integrantes desta sociedade. O
que fazemos para quebrar a rotina do cada um por si? O que fazemos para dar
retorno para o todo? Parece piegas, mas não é. Que valores estão sendo
transmitidos para aqueles que desejam ter uma vida mais digna? Temos boas leis, mas não conseguimos aplicá-las. Veja por exemplo o trecho abaixo do nosso código de trânsito:
Art. 29. XII § 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
Art. 34. O condutor que queira executar uma manobra deverá certificar-se de que pode executá-la sem perigo para os demais usuários da via que o seguem, precedem ou vão cruzar com ele, considerando sua posição, sua direção e sua velocidade.
Art. 29. XII § 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
Art. 34. O condutor que queira executar uma manobra deverá certificar-se de que pode executá-la sem perigo para os demais usuários da via que o seguem, precedem ou vão cruzar com ele, considerando sua posição, sua direção e sua velocidade.

Eu proponho uma nova placa de
sinalização para o trânsito. Peço aos amigos que divulguem a imagem. Quem sabe
nossos representantes se sensibilizam e criam condições para que nossa sociedade se desenvolva de forma mais equilibrada.
Boas passadas.
Referências:
http://runnersworld.abril.com.br/blogs/correria/horror-351420_p.shtml
https://twitter.com/leisecaniteroi
https://twitter.com/leisecaniteroi
Atualizado em 23/08/2014
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