Pular para o conteúdo principal

O GPS e a selva de pedra

Não sei quantas vezes pensei que eu havia comprado um monitor cardíaco caro e porcaria. Mas o quebra-cabeça não encaixava, pois este era o segundo aparelho. O primeiro funcionara tão bem até cair da prateleira e virar uma breve recordação de muitos momentos juntos.
Foram inúmeros dias esperando cinco, dez ou às vezes quinze minutos para o Garmin Forerunner 610 sincronizar com os satélites. Muitos deles eu desisti de esperar e corri sem o gps, fazendo a entrada da distância na mão.
Fiz o que todo mundo faz quando tem um problema: fui ao Google. Resolvi pesquisar sobre demora na sincronização e a lista dos principais links estavam apontando para o suporte da própria Garmin. Todos remeteram para uma mesma resposta, onde o aparelho demora de três a cinco minutos para sincronizar o gps se estivesse utilizando em local com ampla visão do céu. Ampla visão do céu... a verdade veio a tona como um balde de água fria. Dos novos prédios foram construídos ao lado do meu. Será que era apenas isso? A dificuldade em sincronizar o gps durante a última etapa do Circuito Rio Antigo reforçaram a teoria. Eu só precisava colocar a teoria a prova.

Era mais uma manhã como outra qualquer. Ao sair do prédio, resolvi caminhar até a próxima esquina, com menos prédios a fechar o céu. Foi ligar o aparelho e... voilà! Menos de um minuto para localizar e sincronizar com os satélites. Outro dia ainda passei um aperto, mas descobri como desligar e ligar o gps no relógio, ato mais eficiente do que desligar e ligar o relógio. Como qualquer dispositivo tecnológico dificilmente utilizaremos todos os seus recursos. Ou melhor, dificilmente saberemos de todo seu potencial. É cutucando que se aprende.
Esta dificuldade com o Garmin me fez lembrar dos tempo com o smartphone e o Runkeeper. Não há como culpá-lo pela falta de precisão. Continuo recomendando este app, pois considero muito importante monitorar os treinos. Eu ainda faço uso dele, para controlar a quilometragem total e o desgaste dos tênis.
Voltando ao assunto gps e seus problemas, hoje vejo ainda mais importante a marcação dos quilômetros nas provas de rua. Se o gps falhar, são estas placas que nos darão algum parâmetro para nosso desempenho. Quantas vezes me peguei fazendo contas enquanto corria as provas para saber se estava em bom ritmo. Infelizmente cada prova marca as distâncias de uma forma. A maioria não informa todos os quilômetros.
Destaque para as provas no Aterro do Flamengo, onde é possível ver todas as marcações. Chega a ser irônico, pois o gps funciona a contento. Provas como o Circuito Rio Antigo precisam dar atenção a este fator, visto o percurso entre prédios. Na primeira etapa do ano me inscrevi para correr a prova de 5K e o gps marcou quase 7 km! Os rabiscos no mapa deveram-se a dificuldade em fechar minha posição na selva de pedra.
Boas passadas!

Comentários

  1. Sempre tive vontade de adquirir um Garmin. Afinal vale a pena ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre vale ter um Garmin, Japarun. Ele está entre nossas melhores opções. O Sérgio escreveu um outro post que complementa muito minha opinião sobre estes maravilhosos aparelhos da Garmin. Após a leitura você verificará que existem alternativas muito interessantes: o 210, 220, 305, 310, 610 e o master blaster 620 (o tudão). Os preços variam entre US$ 180 e US$ 500. Mas são dispositivos que duram. Aproveite para ver o post do nosso nome companheiro de asfalto.
      http://corredorfeliz.blogspot.com.br/2014/03/que-gps-comprar.html.

      Boas passadas.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh