Pular para o conteúdo principal

Ensaio geral para os 10K

De todos os treinos de que tive oportunidade de experimentar achei o Tempo run o mais técnico até agora. Não é uma questão de força ou velocidade, é mais que isso (e um pouco mais). O Tempo run exige auto-conhecimento, percepção dos próprios limites para se definir um ritmo para competição. Falamos de um exercício de média para alta intensidade, mas não é um intervalado. No intervalado nos sujeitamos a corridas fortes (95% da FCM), enquanto no Tempo run precisamos encontrar um ritmo com intensidade (80% a 90% da FCM) que possa ser sustentado pelos 10 Km da prova. De nada adianta largar com tudo e faltar gás para concluir a prova, mas também não adianta segurar muito e terminar a prova achando que poderia ter sido mais rápido. No tempo run você reune tudo que aprendeu para saber do que é capaz. É o ensaio geral antes do show.

A revista O2 de fevereiro (edição 94) trás uma matéria interessantíssima que explica todos os tipos de treinamento. A matéria “A fórmula da corrida” assinada por Cesar Candido dos Santos consegue explicar muita coisa em poucas páginas. Vale a pena conferir.
Ainda falando sobre preparativos para a corrida temos a matéria “Um mar de copinhos!”, assinada por Ricardo Bassani dizendo que até para beber água precisamos treinar. Parece absurdo, mas não é. As dicas são válidas para evitar aborrecimentos e acidentes no dia da prova. “Turbine sua corrida”, assinada por Kim Cordeiro dá ênfase a técnica de correr. Se você está procurando melhorar seu desempenho, vai a pena ler esta matéria. A alimentação ganha espaço na revista com a matéria “Energia para os 42 Km” assinada por Lenycia Neri. Apesar do título a matéria é mais abrangente do que retratar uma dieta para um maratonista.
Exemplo. Marcello Butenas foi muito feliz na matéria “Tempos novos, exemplos antigos”. Ela fala sobre a preocupante situação das novas gerações, onde a tendência a não praticar exercícios é uma realidade. Ele sugere alterar este quadro a partir do exemplo. É, tipo “faça o que eu falo, mas faça o que eu faço principalmente”. Ações valem mais que mil palavras, então seja você referência para seus herdeiros.
Marcos Caetano. Todos os meses a expectativa é a mesma quando pego a O2 na caixa do correio. É um mixto de curiosidade e fascinação ao ler os textos do Marcos Caetano, pois ele normalmente aborda dois quesitos que considero essenciais em um indivíduo: comportamento e motivação. Com rara leveza e arte ele nos trás uma perspectiva diferente sua impressão da vida. Se suas palavras fossem quadros, seriam obras de arte. Mas como palavras em uma revista chamarei de sentimentos.
http://botapracorrer.com.br/

Bota pra correr. Fica aqui meu registro e apoio ao movimento. A idéia de estimular as pessoas a cuidar melhor de si indubitavelmente fará o mundo melhor para todos nós. Pessoas menos estressadas, famílias e amigos mais saudáveis e algo diferente do mundo calamitoso que os telejornais nos trazem todos os dias. Há um ano comecei a correr sozinho e hoje posso compartilhar experiências e alguns treinos com amigos (dentro e fora do trabalho) e meu compadre Gláucio sobre este estilo de vida saudável e prazeroso.

Vamos correr. É um programa voltado para nossa tribo. Todas as sextas às 21:30 a ESPN Brasil dedica meia-hora de sua programação a corrida. Fala dos eventos e curiosidades sobre este esporte individual e nada solitário. Detalhes em http://espn.estadao.com.br/vamoscorrer
Nike +
A maneira que a Nike encontrou para promover o aplicativo foi maravilhosa, mas quando falamos em custo benefício, eu (humildimente dentro das minhas limitações financeiras) continuarei com o Runkeeper (runkeeper.com). Mas não é por isso que não elogiarei a campanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh