Pular para o conteúdo principal

Li e gostei na Revista O2

A resenha está atrasada, mas os motivos foram nobres. Me mudei e na mudança faltou tempo para ler a revista. A resenha da Runners vai demorar ainda um bocado, pois não recebi a edição de julho e aguardo ansioso pelo meu compadre que me empresa de edição de maio que fiz o favor de perder. Mas vamos ao que interessa.
O novo visual da revista é algo realmente impressionante. O que eu achava ser algo para a edição de aniversário, veio para ficar. As fotos utilizadas para ilustrar as matérias são de babar, até por ocuparem em muitas vezes a página inteira. Elogios a parte, vamos ao que me chamou atenção nesta última edição.
Uma vez mais o Marcos Caetano nos trás de forma magistral um artigo que fala sobre valores de um corredor amador. Do quanto valorizamos a rotina de treinos, do desafio diário que é encaixar o esporte em uma agenda já apertada com trabalho e família. Realmente os grandes feitos estão nas pequenas e muitas realizações diárias que precisamos alcançar. O dia da prova é uma homenagem que nos prestamos para comemorar tamanha dedicação a vida.
A matéria assinada pelo Marcello Butenas me fez analisar este ano como assinante da Revista O2. Aprendi muito com a leitura destes especialistas, pois sempre me remeteram a pesquisas mais profundas dos temas abordados. Junto com a disciplina dos treinos, talvez este seja meu maior trunfo em meu desenvolvimento físico e técnico. Muitos contestam as informações generalista apresentadas em revistas e site, mas se você (como eu) não possuir um histórico de doenças possivelmente fará bom uso das informações oferecidas pela mídia especializada. Particularmente acho as revistas muito importantes para quem está começando ou ainda está conseguindo se desenvolver como eu. Penso no que ocorrerá quando eu conseguir encaixar a musculação em minha agenda, pois hoje eu faço muito porcamente alguns exercícios funcionais. Mas não estou dizendo que as assessorias esportivas não têm valor, pelo contrário. Ter um guia para uma terra desconhecida definitivamente é uma vantagem, mas ler os periódicos evita que você o faça cegamente.
Aos mesmo tempo em que me impressionava a matéria sobre treinamento neuro muscular, eu me assustava com o nível de intensidade dos exercícios propostos. Vários deles iam de encontro a tudo que eu aprendera no último ano, até que no final é informado que se trata de exercícios para corredores avançados.
Por fim, o artigo do Nuno Cobra. Ele fala sobre a importância da força do pensamento. Algo que até a cética medicina ocidental acabou aceitando após apresentação de evidências. Isso me faz pensar no "doping" gerado pela música, que deve estimular as mesmas áreas da mente, que podem ser acionadas com o pensamento positivo. Parece papo de auto-ajuda, mas se foi bom para o Ayrton Senna, com certeza será bom para mim. Espero que também seja para você.
É isso. 
Hoje tive tempo de procurar mais vídeos legais. Este é mais um :-)
Boas passadas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh