Pular para o conteúdo principal

O que a São Silvestre representa para você?

CRÔNICAS DE UM CORREDOR PITAQUEIRO
Não há como não dar destaque para a São Silvestre. É o assunto da semana. O anúncio oficial saiu no último dia 30, também meu aniversário :-)
Este será o terceiro ano pelo qual olho para a São Silvestre como corredor. No primeiro ano assisti a incrível vitória do Marilson e sem compreender muito sobre o mundo da corrida cheguei a jurar que correria a prova. No ano seguinte acompanhei toda a polêmica que girou em torno da prova e o amor trincou como um copo de vidro quando cai no mármore da pia. Este ano... há este ano... me pergunto se existem motivos para exercitar minhas habilidades de logística e reservas financeiras para correr uma prova que: 1. Largará às nove da manhã (salvo ajuda divina, muito calor); 2. Trechos de aclives e declives acentuados; 3. Não há uma largada organizada por ritmo; 4. As medalhas já chegaram a ser distribuídas junto com o kit de inscrição; 5. As camisetas não foram entregues para os corredores. Alguns sortudos as receberam semanas depois pelo correio; 6. Não é uma prova com uma distância tradicional (digo porque a maioria das provas são de 5K, 10K, 21K ou 42K). 
Tive chance de conversar com um velho companheiro, o compadre Glaucio. A narrativa dele do ano passada seria um roteiro perfeito para uma tradicional comédia americana. Por ele, a conta já fechou. Porém, resolvi temperar um pouco mais o assunto e fiz a mesma pergunta ao Sérgio Xavier, do blog Correria (da Runners) e ele disse que vale!
Demorei um tempo para absorver sua resposta, mas nada como botar a cabeça no travesseiro e refletir. A verdade é que a São Silvestre é uma das poucas coisas, além do futebol, que atravessou décadas de existência. Ela de alguma forma está ali, desde 1925, para dizer que corrida é um esporte. Venham conhecer. Como bem disse o compadre Glaucio, talvez seja a única prova no país em que existam torcedores de cabo a rabo incentivando os participantes (faça chuva, ou faça sol). Então talvez o Sérgio Xavier tenha razão e devamos ir à São Silvestre, mas desprovidos de nossos equipamentos e recordes pessoais por bater. Nos unir ao grande pelotão de geral para comemorar àquela que durante muito tempo lembra aos brasileiros que a corrida existe e pode ser de todos.

TREINOS PARA MEIA MARATONA
A corrida como qualquer negócio que precisa ser no mínimo sustentável começa a ganhar fôlego em território brasileiro. Mais que modismo, a corrida parece estar se tornando um estilo de vida para os brasileiros (diz-se clientela cativa). Quando li que os especialistas do assunto comemoravam a existência de 11 Meias Maratonas (que podem ser chamadas de booooas) em solo nacional, resolvi refletir sobre o tamanho do desafio que os organizadores tem travado. Só tenho a agradecer pelo empenho e fé de que este projeto (para eles financeiro) traga bem estar para a população. Não comparei a planilha da edição 47 da Revista Runners com a fornecida no site, que segui fielmente para ser um Sub-2h ano passado nas (até então) três Meias do Rio (Meia da Caixa, Golden Four e Internacional). Porém ficou claro como as atividades complementares são essenciais para ganharmos velocidade.

GUIA DO TÊNIS
Foi legal ver que o Asics Gel Cumulus ainda é uma ótima opção. O fluxograma do tênis instaurado há algumas edições é excelente para não se comprar um tênis as cegas, ou mesmo fomentar a reflexão sobre um diagnóstico duvidoso de sua pisada. O canal com o leitor da revista funciona muito bem e a equipe, com presteza, retorna uma resposta. Estes são apenas alguns motivos que me fazem fã deste periódico esportivo.
Boas passadas

Comentários

  1. Sobre a São Silvestre na minha opinião não vale a pena. A não ser que você não se importe em sair no fundão do pelotão e dividir as ruas de São Paulo da mesma forma que divide um metrô lotado. Ou então vai ter ficar duas horas de pé e mesmo assim sair para a corrida muito mal posicionado. Eu pessoalmente já decide que enquanto a largada não for devidamente organizada por ritmo, eu não correrei a São Silvestre. Mas também já resolvi que a centésima edição da prova eu correrei de qualquer maneira. Espero que até lá eles resolvam a questão da largada, o que eu sinceramente duvido muito. Abcs e bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Léo
      Pensar em recorde pessoal, não é uma boa opção para quem está no pelotão geral.
      Mas a valorização do corredor amador, como cliente ou fonte de receita, é algo que vem sendo trabalhado há pouco tempo por vários organizadores de provas.
      Li um artigo que reconhecidamente boas, temos apenas ONZE meias maratonas. A São Silvestre, além de não ter uma distância tradicional, também está longe de ser vem organizada.
      Mas é o tal do glamour ... e nós só querendo correr

      Excluir
  2. Oi André!
    Confesso que a São Silvestre apesar de toda sua visibilidade e tradição não é uma prova que me atrai.Mas meu marido tem um sonho antigo de realizar essa prova, ele diz que ela o remete a infância e as comemorações de final de ano, quando a prova ocorria a noite, sendo que os primeiros classificados cruzavam a linha de chegada próximo a virada do ano.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Alessandra.
      Apesar de "tenra" eu lembro destas corridas KKK
      Como eu disse, vejo a participação mais como uma comemoração do que uma forma de se melhorar marcas. Até porque provas de 15K não fazem parte da minha rotina. Não poderia ser a prova de 10 Milhas? Esta distância é considerada oficial. Não poderia ser uma Meia Maratona? Quem bloqueia 15K bloqueia 21097 metros.
      Boas passadas!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh