Pular para o conteúdo principal

O que achei no calendário de provas para 2013 - ERRATA

Como será amanhã?
Responda quem puder 
O que irá me acontecer? 
O meu destino será 
Como Deus quiser 
Como será?...

Como há tempos foi dito, quem canta os males espanta. E eu estou tentando espantar a frustração após ver o calendário das empresas que promovem corridas de rua neste início de ano. A surpresa até o momento ficou por conta da Iguana, que antecipou para o mês de abril a etapa do Rio de Janeiro da Golden Four Asics, contrariando o que havia de melhor para ser a meia maratona mais rápida da temporada. 
A G4 conciliava temperatura baixa com um percurso plano (tirando o trecho final do Elevado do Joá). Minha experiência diz que abril não é um bom mês para se correr 21 Km no Rio de Janeiro. A Corrida da Ponte 2011 foi a prova viva disso, onde a trilha sonora da corrida foram as sirenes das ambulâncias que trabalharam muito no resgate de corredores que passavam mal, tentando vencer o duro e quente percurso.
Neste momento enxergo apenas uma meia maratona e a Maratona do Rio como as provas alvos para este ano, sendo que a meia maratona nem no Rio seria. 
Talvez esta minha interpretação do calendário seja fruto do desejo de correr uma maratona este ano, mas ainda amarrado a um hábito de correr três meias durante o outono/inverno. Lendo o blog do Leo Mesquista me lembrei que uma maratona consome no mínimo 6 meses de nossa vida. Esperei pela inscrição para lançar este texto. É!!! Acabei de me inscrever. Já era. Agora é treinar, treinar e treinar. Mas só irei me preocupar com isso depois do dia 27, quando correi os 5K do Circuito do Sol.
VOLTANDO AO TEMA DESTE POST
Ao contrário de Belo Horizonte, o Rio não só manteve todas as provas dos últimos anos, mas ganhou a SÉRIE DELTA, que tradicionalmente ocorria em São Paulo. Àqueles que buscam provas de 5 e 10 Km o calendário está recheado de opções. Na aba SITES INTERESSANTES deste blog existem vários sites divulgando o calendário de provas para a cidade, mas resolvi colocar três links importantes neste post para facilitar o acesso dos meus amigos iniciantes:


QUANDO RELI O POST
Eu não tinha percebi o quanto me frustrou a mudança da G4. O post é um verdadeiro chororô. Me senti obrigado a melhorá-lo.

GOOGLE MAPS
Você já parou para medir o quanto você correu?

Exibir mapa ampliado

Boas passadas!

Comentários

  1. Oi, André.

    Definido seu objetivo, a hora é focar nos treinos. Desejo sucesso nas suas corridas de 2013. Que sejam muitos km's de alegria e felicidade!!!

    Forte abraço

    Helena
    http://correndodebemcomavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Helena!
      Impor uma meta nos direciona. Funciona comigo, pois me obriga a encontrar uma jeito de fazer acontecer. Realmente espero que sejam muitos quilômetros de alegria e felicidade.
      Abraços
      André

      Excluir
  2. André to animado para correr a G4, to treinando nesse calor que tá fazendo na nossa cidade. Hoje até que ta chovendo...rs...

    Minha meta é a G4 em abril, correr em dupla a k21 em arraial, a meia da ponte, a meia do rio, e quem sabe a meia internacional.. talvez o circuito athenas....quem sabe o xterra..; o resto que vier é lucro.... Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor,
      Você citou todas as provas que coloquei no meu calendário particular, mas acho que não tenho máquina para aguentar tanto. Meu limite nos dois últimos anos foram 3 meias maratonas. Como este ano farei de tudo para correr a maratona da caixa, não sei o que fazer.
      A carga de treinos por si só é muito alta.
      Vamos ver.
      Obrigado pela visita :-)
      Boas passadas!
      André

      Excluir
  3. André,
    engraçado, amigo, eu já fiquei feliz com a antecipação da Asics. Como farei minha estreia na maratona em setembro, dá tempo mais que suficiente para me preparar. Só que minha preparação para a maratona é bem mais curta. Pretendo adaptar algo parecido com o Ironguides, que é de 13 semanas.
    Quanto à Asics, realmente começo de abril é complicado em relação ao calor. Mas a largada é às 7h, enquanto a ponte foi às 8h. Ano passado também morri de medo do calor na Athenas, em outubro, e no final foi tranquilo. Por que você não arrisca? eu vou arriscar!
    Você é como eu, usa as metas como elementos de motivação ao longo do ano! bacana!
    abração,
    sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, meu amigo.
      Como disse, virou uma choradeira o post :-)
      PARA MIM A GOLDEN FOUR ASICS FOI AMOR A PRIMEIRA VISTA. Escrevo para quem quiser ler, mas fazer o que? É uma prova que eu contava para fazer o recorde pessoal. Foi assim em 2011 e só não foi no ano passado, por causa do momento de recuperação que eu passava, mas foi a Meia mais rápida que corri em 2012.
      Tenho certeza que no início de março vou estar lhe procurando para combinarmos o ponto de encontro na largada rsrssrs
      Forte abraço,
      André

      Excluir
  4. tô precisando definir umas provas pra 2013, pra dar uma motivada nos treinos:)
    mas uma prova já é certa: a maratona do Rio!

    vou dar uma olhada nessa da asics... se a largada for por estes lados onde tô morando agora, eu encaro, com ou sem calor:)
    bom, com o calor que tem feito e meus treinos às 11h30 na av. das américas, já posso me considerar treinando:)

    sucesso ai na conquista das metas!




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivamente você é uma guerreira, Elis. Acho que eu nunca corri às 11h30 neste quase 3 anos de corrida. Definitivamente você está pronta para qualquer coisa que vier no nosso calendário. Afinal, o caldeirão do Rio tem preparar para qualquer coisa.
      Obrigado pelos votos. Desejo o mesmo para você!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh