Pular para o conteúdo principal

10K da Corrida das Estações Adidas - Inverno

Eram cinco e meia da manhã quando eu me levantava para mais um desafio no Aterro do Flamengo. Como tudo estava arrumado desde a noite anterior, em poucos minutos já estava no carro. A travessia da ponte ocorreu sem problemas, pistas livres e o sol nascendo no retrovisor do carro em um céu azul e laranja sem nuvens. Em menos de vinte minutos estava descendo a perimetral e estacionando em frente a passarela que nos leva ao MAM.

Boa estrutura. A primeira impressão foi positiva. Os estandes para retirada dos chips foram bem distribuídos atrás do museu e não enfrentei fila para pegar o meu. Os patrocinadores se espalharam em frente a praça e aproveitei o horário para saber o que eles ofereciam e para quem. Alguns deles estavam ali por causa de funcionários que participariam da prova e promover alguns de seus produtos. Parabéns a Adidas por seu estande, pois estava oferecendo o teste da pisada para todos os participantes do evento. Como eu já havia feito, menciono o fato aos iniciantes, pois saber que tipo de pisada possuímos é deteminante para escolha do tênis mais adequado. A grande surpresa foi conhecer a área exclusiva dos integrantes do Clube O2. Um bom local para relaxar e ainda ofereciam frutas, sucos, sanduíches e cadeiras para massagem. Bom demais. Recomendo.

Faltando pouco menos de uma hora para largada encontrei novamente meu amigo Carlos, desta vez com a esposa. Ambos iriam participar da prova de 5K, enquanto eu iria para a de 10K. Rodamos um pouco mais pelo evento e seguimos para o local da largada. Fiz alguns exercícios de alongamento dinâmico, antes de iniciar o aquecimento. Faltando quinze minutos resolvemos nos posicionar. Afinal, eram mais ou menos 13 mil corredores e queríamos fugir do "trânsito" desta vez. Ajustei o monitor cadíaco para 85% da FCM e desliguei o beep (promessa é dívida) e quando olhei para frente descobri que a organização colocara alguns coelhos para auxiliar os corredores no início da prova. Placas com o pace entre 5' e 7', com 30" de intervalo se espalharam a frente do pelotão. Localizei a placa de 6' para saber de que lado da avenida eu ficaria. Tudo pronto agora.

Começou. A largada foi boa. O posicionamento mais a frente foi benéfico. Segui em direção ao coelho, mas novamente a energia canalizada pela multidão de corredores, a música, a temperatura agradável e o Pão de Açúcar para inspirar me fez apertar o ritmo. Criei coragem e segui atrás do coelho do pace de 5'30". O primeiro quilômetro fechei com 5'27" e a pulsação em pouco menos de 80% da FCM. Ao final do segundo quilômetro o tempo era praticamente o mesmo, mas estava em 85% da FCM, mas me sentia bem como na semana passada. Decidi que manteria o ritmo e tomaria cuidado para não ultrapassá-lo, pois ele já estava além do planejado. Fiquei tranquilo ao perceber que haviam postos de hidratação a cada 2K, pois a temperatura começava a subir rapidamente. Céu azul e sol na moleira.

Cheguei ao retorno da Praia de Botafogo tranquilo e surpreso ao perceber que completara o trecho em 2744. Como assim? Fazer 10K em menos de uma hora não era previsto! Fiquei animado, mas próximo do sexto quilômetro as coisas complicaram um pouco. A fadiga se tornou presente no trecho de subida do curvão da Glória.

Nova marca. Por sorte alcancei no sexto quilômetro o terceiro posto de hidratação. Dois goles e o resto na cabeça e braços para refrescar e um novo recorde pessoal, 33'28", superando os 35'17" da semana passada. Fadiga. Olhei para o Pão de Açúcar para me destrair, depois para as árvores na margem do aterro e para Niterói bem ao fundo. Fadiga, mas avistei a placa de 7K completos e alcançava os andarilhos da prova de 5K. Ainda dava para terminar a prova abaixo de 1h e tentei manter o ritmo. Foi respirar fundo e seguir para um último banho no posto de hidratação do oitavo quilômetro. O monitor cardíaco piscando desesperadamente em 90% da FCM incomodava, mas eu sabia que era o cansaço, pois não apertei o passo. Já avistava o pórtico da chegada quando meu compadre Gláucio tirou uma foto. Preciso voltar aqui para falar com ele depois.

Linha de chegada. O relógio marcava 57'51" extraoficialmente. Inacreditável, pois a previsão era fazer 1h15'. Muito bom. Quatro meses de treinamento (completados hoje) e um pace abaixo de 6'/Km. Da zona de chegada segui para os estandes, entreguei o chip para ganhar algo para beber, uma fruta, uma medalha e uma toalha, que minha esposa vai adorar. Passei no clube O2 para pegar algo mais para beber e comer (to pagando!) e fui em busca do Gláucio. A esposa dele também correr e consegui completar a prova em menos de 1h. Todos felizes, tiramos algumas fotos antes de entrar no carro e seguir para casa orgulhoso de mais um desafio vencido.

O inesperado. Já em casa, de banho tomado, brincando com o rebento, recebo um torpedo informando meu tempo oficial de 57'46". Fascinado, fui ao site para verificar se havia algo mais e encontrei meu pace em 5'46", que fiz os primeiros 5K em 28'08" e outros detalhes sobre colocação.

Sempre é possível fazer melhor. Acho que os organizadores deveriam se preocupar em promover os estacionamentos para aqueles, que como eu, pagariam pela segurança do veículo a confiar nos vigias ilegais. Ele (o vigia), inclusive, não estava lá quando retornei da prova. Meu amigo Carlos me informou que existem dois estacionamentos próximos ao MAC. Vou procurar saber e passo para vocês antes do próximo evento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh