Pular para o conteúdo principal

Intensidade dos treinos

Em meu mundo perfeito eu sonhava completar a Adidas Verão em menos de 50 minutos. Apenas esclarecendo meu desejo, segundo a Revista O2 – Novembro, apenas 20% dos participantes da Adidas Inverno completaram a prova abaixo deste tempo e esta parece ser a linha de corte para o bom desempenho. Excentricidade? Talvez, mas nossa mente funciona melhor quando delimitamos objetivos. Acabamos inconscientemente focados e motivados a rotina de treinos, que trás indiretamente mais saúde e aumenta nossa sensação de bem estar. Mas quem ficaria melhor sabendo que cumpre compromissos, cuida da saúde e ainda de quebra superar desafios?

Para tentar alcançar tal façanha retomei minha análise das planilhas de treino e cheguei a conclusão que treinando apenas três vezes na semana será bastante complicado para alcançar um tempo sub-50. O reforço muscular se torna necessário e os treinos são importantes para aprimoramento técnico e físico. A parte simples foi ajustar um quarto dia de treino, visto que este será apenas para recuperação. Posso acompanhar e incentivar (sem segundas intenções) minha esposa e uma boa caminhada na praia nas manhãs de domingo. Vamos todos passear na orla, caminhar um bocado para relaxar e pegar o solzinho matutino, claro.

Treinamento em escada. Suporte para vários esportes.
Fonte:
http://www.worldofstock.com/closeups/OAC5133.php

O reforço muscular é que me exigiu um pouco mais de criatividade para resolver, visto a total falta de motivação da minha parte por retornar a freqüentar uma academia. Ainda mais nesta época do ano em que a maioria procura por uma solução milagrosa para estar em forma para o verão. O cenário e multidão não me agradam, então segui a fundo em minhas pesquisas sobre exercícios funcionais. Depois de conversar com três preparadores físicos consegui compilar três exercícios fundamentais para me assistirem nesta fase inicial de fortalecimento: a subida de escadas para os membros inferiores, uma série de abdominais bastante intensa, flexões e barras para os membros superiores. O novo desafio será cumprir com a agenda.

Adidas Verão

Um bom dia para você também.

Faltando pouco mais de quatro semanas para a prova e com a agenda apertada, tenho dado ênfase aos treinos intervalados e de velocidade. É preciso ganhar ritmo para tentar acompanhar o pace de 5’30” que me propus para esta etapa. O amanhecer é uma motivação a mais para pular da cama e treinar, pois a paisagem matutina é muito bonita. Sub-50 ainda é um sonho futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

André e seu novo tênis: Asics Kayano 20 NYC

Segundo o Garmin Connect foram 771 km corridos em 105 treinos. Foi assim que larguei o aço no meu antigo Asics Kayano 20. Gostei tanto dele que dei um jeito de encontrar seu irmão siamês, criado exclusivamente para homenagear a Maratona de Nova Iorque de 2013. Após o cancelamento da prova em 2012, o retorno de uma das mais tradicionais provas de rua precisava ser cheia de pompa. E a Asics não brincou em serviço. Além de muito bonito, o tênis tem tudo o que preciso para continuar evoluindo até outubro: estabilidade e conforto.
Muito já foi dito sobre a importância (ou não) do tênis na vida de um corredor. Eu sou do time que acredita que um bom tênis faz a diferença, tanto que hoje eu aceito usar qualquer tênis para correr desde que seja o Asics Kayano. Dentre minhas teorias eu acredito que ele seja o tênis mais eficaz para corredores de pisada pronada e que pesem mais de 90 kg. Como já mencionei em outros posts sobre tênis, já tentei utilizar outros modelos sem muito sucesso. Alguns aca…

Asics, Fundação do Câncer e o GEL-Noosa TRI 10

A Asics e a Fundação do Câncer chegam ao terceiro ano de uma campanha, onde 10% da receita da compra de produtos da coleção Accelerate Hope será doada para a Fundação do Câncer. Pesquisando sobre o modelo do tênis envolvido na campanha descobri que este foi feito para pronadores como eu!
A Edição especial da série GEL-Noosa TRI 10 com cores comemorativas da campanha Accelerate Hope, além do visual, a nova entressola Solyte e a placa Propulsion Trusstic garantem melhor amortecimento e resposta mais rápida durante as passadas. A altura do calcanhar reduzida oferece mais performance com um contato mais eficiente.
O que eu sei sobre este modelo?
Praticamente nada. Um verdadeiro tiro no escuro. O blogueiro Victor Caetano deixou seu feedback sobre o modelo no Corrida Urbana. Vale a leitura. O que me chamou atenção foi o menor peso em relação ao Kayano, referência para quem tem pisada pronada (na minha humilde opinião).
O tênis é muito difundido entre triatletas e o cardaço elástico foi feito ju…

Rebuild

Umas das coisas que mais admiro nesta vida é a possibilidade de mudar as coisas. De desenvolver, criar, crescer. Uma das coisas que mais tenho receio nesta vida é o imponderável, pois ele é a pitada de improvável em nossos planos, mas como diria Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência. E assim vou eu após praticamente cinco meses sem colocar o tênis.
Sair hoje cedo (não tão cedo quanto nos velhos tempos) para meu primeiro treino do ano foi muito bom. Não aconteceu nada de novo ou inesperado. Trote leve por quarenta minutos, coração com frequência alta e algumas dores de um corpo há muito abandonado.
O céu de outono azulado e sem nuvens era mesmo de outros anos. Os poucos corredores que acordam cedo eram praticamente os mesmos. O que mudou? Tudo, pois a cada passo ficamos mais fortes, mais resilientes e capazes de buscar o melhor para nós e para àqueles que nos cercam. É a busca incansável pelo equilíbrio corpo/mente para viver de uma única m…