Pular para o conteúdo principal

Nas revistas de novembro

A Revista O2 #91 começa com uma matéria maravilhosa intitulada Generosidade. Ela invoca um sentimento que todo bom esportista possui: o espírito de equipe. Aquela coisa que nos faz ir além do limite por causa do outro, em busca de uma vitória. A reportagem me remeteu a minha época dentro das piscinas competindo o Intercolegial. Época boa, boas pessoas e algumas amizades que venceram os anos. Este sentimento que Zé Lúcio Cardim comenta poderia ser partilhado por todos... na vida além do esporte, no social.

Heróis da resistência

Muitas outras reportagens usaram o limite como tema. A Prazer ou superação do Marcello Butenas, a Que zone é essa?!? da Gabriela Capi, a Dsciplina do corredor do Diogo Andrade e o Lactato é o limite... da Luciane Macias. A matéria do Diogo merece destaque, pois mostra exatamente o momento em que o corredor perde a humildade e se expõe as lesões. Compreender os treinos é tão ou mais importantes que nossa capacidade para realizá-los. Muitas vezes é possível ir além, mas isso significar ser salutar.

Nuno Cobra apresenta em sua coluna o maior de todos os energéticos: o oxigênio. Na matéria A Respiração e a corrida ele apresenta a respiração de uma forma diferente.

A experiência de Cassio Politi na Maratona de Chicago possivelmente irá lhe emocionar, se você já participou de uma corrida. Ele descreveu com maestria a emoção do dever cumprido que sentimos no final de uma corrida.

Abismado fiquei eu com A rota de Fidípedes, a histórica jornada de um militar brasileiro que completou os 246 Km do trajeto entre a Grécia e Espartas. Esta ultramaratona existe para homenagear o saldado grego que foi a Esparta pedir ajuda na guerra contra os persas. Apesar de retornar com a negativa espartana, seu feito não foi esquecido. Parabéns Rosivaldo.

Por fim, depoimentos bastante emocionantes contando como a corrida mudou a vida de gente comum, sem privilégios e muito trabalho para pagar as contas.

Muitas felicidades e anos de vida

A RW Brasil comemora dois anos de idade. Como todo bebê já possui uma gama de habilidades e conquistou seu espaço no coração de muitos com seu trabalho de incentivo a corrida. A matéria Um esporte para todos é a síntese destas 25 edições que tentaram mostrar que a corrida é um esporte simples e acessível. Com disciplina e dedicação qualquer um pode praticar e colher os bons resultados que esta atividade trás para corpo e mente. O chão de cada um é no mínimo uma surpresa, principalmente pelos exercícios funcionais sugeridos para reforçar a musculatura para a atividade.

Antonio Prata em sua coluna Sem pressa tocou em um assunto que definitivamente já passou pela cabeça de todo corredor: e se um dia não der mais para correr? Suas observações com relação a saúde mental são pertinentes e sinceramente não vi nenhuma outra atividade física proporcionar os benefícios que a corrida nos proporciona. Tanto em quantidade, qualidade e tempo para conquistá-los. Digo isso, pois esta semana fiquei de molho. Uma baita gripe resolveu sitiar meu corpo e foi complicado melhorar. Passei a semana sem treinar e os efeitos foram imediatos. O ritmo no trabalho também diminuiu devido a gripe, claro, mas acho que principalmente pela ausência da satisfação e bem estar que a corrida nos trás. Foi uma semana que preferi dormir muito e fazer o tempo passar para o corpo expulsar os invasores indesejados em um verdadeiro choque de ordem. Esta semana também foi complicada de se administrar neste pedaço do Brasil. A guerra urbana que o Rio de Janeiro e municípios ao redor precisaram enfrentar tornaram as ruas pouco salutares para corredores de rua. Uma coisa que não dava para ser nestes últimos dias era incauto. Mas isso eu deixo para vocês lerem nos jornais, que acompanham os acontecimentos de perto. Eu, ainda bem, só ouvi sirenes e o sobrevôo de helicópteros por onde estive esta semana.

Para acabar...

Melhoras para minha madrinha Gabriela, que enfrenta dores no joelho. Ela adora correr na esteira.

O Blog da Patricia Toledo tem uma ótima dica sobre hidratação. Este é um tema que sempre vale uma leitura

Comentários

  1. Um beijo para você também. Estou me cuidando. Logo, logo voltarei.

    ResponderExcluir
  2. Estou na torcida! Você iria adorar a Adidas Verão. Se cuida :-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh