Pular para o conteúdo principal

O poder da mente e a Runners #32


Há algumas semanas lamentei minha sorte, pois havia perdido a revista de junho no meio da mudança. A parte boa da mudança, se é que podemos dizer que tem, foi que achei a revista. Repassando as matérias vi que não poderia deixar de fazer alguns comentários, pois motivação e trabalho em equipe são características que merecem citação neste esporte considerado individual por muitos.
Viva a diversidade foi o título da coluna Oxigênio. Ela fala sobre a importância da variação dos treinos no desenvolvimento do corredor, mas gostaria de dar ênfase a outro fator que a variação de treinos proporciona: a quebra da rotina. Diferentes tipos de treino, percursos e pisos evita que a rotina envenene sua motivação. Falo isto, pois vejo como a motivação é essencial para quem está começando e fundamental para quem já pratica a corrida há tempos. Pensando realmente no significado da motivação, saber o que te faz levantar mais cedo, ou se esforçar depois de um dia cansativo de trabalho é essencial para não desistir desta (no mínimo) forma de cuidar da saúde. No meu caso, correr caiu no meu gosto, então pratico por prazer. Mas para não dar brecha para a preguiça meus treinos são sempre orientados para uma prova. Se você, como eu, ainda curte os primeiros dois anos de treino possivelmente tem detonado seus recordes pessoais a cada prova. Resumir semanas de treino em recordes é a centelha extra para não deixar o fogo da motivação se apagar, enquanto correr não se torna um estilo de vida e lazer. Então, o que faz você se mexer?
Complementando o tema original da coluna Oxigênio, a coluna Treino oferece alguns exemplos para fartlek, corrida progressiva e pirâmide de sprints para treinos de velocidade. Na matéria de Adam Bean aproveita para desmistificar a necessidade de uma pista de atletismo para os treinos de velocidade. Se eu dependesse disso ainda estaria andando monotonamente. Enfim, são todas boas as alternativas para você não achar que correr é algo enfadonho.
Um novato na ilha é a segunda matéria sobre provas de revezamento que leio. Confesso que o relato da Nike 600 mexeu mais comigo, mas o enfoque nos bastidores também foi interessante. Meu compadre Glaucio me contou sobre a cansativa (mas positiva) experiência de se organizar uma equipe de revezamento. No caso dele foram duas equipes, em virtude do interesse de amigos e familiares. Fazer a inscrição, pegar os kits, comprar, estocar e carregar o isotônico e os sanduíches que seriam consumidos.
Acho apenas que faltou ênfase a mais poderosa energia que um corredor pode ter. O espírito de equipe nos faz superar limites. Em minha experiência na Ecorun completei, pela primeira vez, os 5K abaixo de 25'. Estou esperando pela próxima prova e já me ofereci para ajudar na organização da(s) equipe(s).
Para acabar a coluna Pelotão de frente. Ela trás um alerta para os excessos nos treinos. A matéria é um bom alerta para quem treina forte demais e na hora da competição não consegue colher os resultados. Se esta fosse a pior parte, tudo bem. Mas os excessos nos treinos podem provocar lesões por estresse, ou mesmo fatigar a um ponto que uma parada pode ser obrigatória. Espero que a carapuça não sirva em você.
Boas passadas!

Comentários

  1. André,
    Tudo bem? esses seus resumos das revistas são sempre muito bons! esse negócio de overtraining é mesmo algo para se preocupar, eu acho que houve um pouco de minha parte... dei uma parada no estaleiro agora para dar uma zerada.
    grande abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sérgio, meu amigo.
    Obrigado pela visita e pelos elogios. Este é meu jeito para puxar "um dedo de prosa" sobre os temas.
    Quanto ao overtrainning desejo pronta recuperação para você. Mas não se culpe, pois o limiar entre muita motivação e pressa por resultados é tênue. Eu tenho sentido dores musculares, mas pelas poucas horas de sono. Tem faltado tempo para descansar corretamente nas últimas semanas. Estou fazendo tripas coração para guardar energia para domingo.
    Boas passadas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh