Pular para o conteúdo principal

Circuito Athenas 2012 - 3a Etapa - 4K

O sol ensaiava os primeiros raios da manhã quando levantei para tomar o café. É um ritual silencioso, quase de reflexão. Penso na corrida, nos 4 Km que me propus a fazer. A meta era concluir abaixo de 20 minutos, mas a semana sem treinos talvez se tornasse um obstáculo maior do que eu pudesse mensurar. Penso nos amigos que irei reencontrar e a ansiedade desaparece junto com o último pedaço do sanduíche que eu comi no desejum. Troco rapidamente de roupa, dou um beijo na sonolenta esposa, outro no rebento e me coloco porta a fora.
Sem trânsito o trajeto até a subida da ponte foi rápido. Tão rápido quanto o tempo que tive para ver o sol nascer entre nuvens, por cima da igreja do bairro de São Lourenço e a travessia da ponte. Quando parei o carro no estacionamento próximo do Museu de Arte Moderna (MAM) foi que me dei conta de quão perfeita estavam as condições para correr. Sol encoberto e calor abaixo do esperado.
Como eu tinha tempo de sobra para a largada, sai a caminhar entre as barracas das assessorias esportivas. Tive o prazer de encontrar o Jorge Maratonista, grande... não, ultra corredor. Mas foi só. Nada dos amigos.
A corrida. Decidi que não iria usar o Runkeeper. A distância era pequena demais e seria fácil fazer as contas, para tentar terminar com um tempo inferior a 20 minutos. O pórtico de largada estava a pouco menos de 10 metros a frente e os demais milhares de corredores logo atrás. Apesar do esforço da organização, muita gente ignorou a largada por ritmo. Ironicamente encontrei o Sérgio (Blog Corredor Feliz) a um metro de distância, a poucos minutos da largada e só deu tempo para um "oi", um "boa sorte" e a tradicional foto. Foram preciso algumas ultrapassagens perigosas na largada. Haviam iniciantes e desavisados compondo o pelo da frente. Mesmo assim, antes de alcançarmos o Km 1 a confusão já havia sido desfeita.
Assim como na semana passada, fechei o primeiro quilômetro com 4'40". Acho que consegui sustentar o ritmo até o Km 3, levando a sério a respiração 3 para 1. Nunca consegui fazer 2 para 1. É muito curta! Aí a semana sem treinos cobrou seu preço. Eu não tinha mais como oxigenar as pernas. Era o limite. Eu ignorei o monitor cardíaco com ele batendo 95% da FCM e segui do jeito que dava. Quando entrei no último quilômetro comecei a sentir as pernas fraquejarem, implorando por energia. O ritmo caiu um pouco, mas fechei com 19'58"! Meta cumprida. Desde o ano passado eu não conseguia alcançar este ritmo.
O evento. O Circuíto Athenas já conquistou seu espaço no calendário de muitos corredores. Seu nível de organização e a qualidade do Kit trouxeram diferencial para este circuito. Porém a luz de alerta começou a piscar nesta terceira etapa. O número de participantes aqui no Rio foi significativamente maior do que o primeira etapa, que também participei, e alguns problemas ocorreram. Filas cortaram as calçadas do Monumento dos Praçinhas durante todo o sábado. O sistema de entrega com duas filas trouxe muita insatisfação, pois perdeu-se muito tempo nas duas filas. Outro problema identificado foi em relação aos kit. Faltaram camisas. Houve um princípio de confusão no final da tarde, mas parece que foi contornada pela organização. Mas no todo foi muito bom. 
A surpresa ficou para o final. Tomei o isotônico escorado na cerca, em frente ao local em que estavam entregando as medalhas. Antes de terminar a maçã, avistei meu ex-companheiro de trabalho Vinicius. Mais magro como ele havia dito, após quase quatro meses de treino. Já tomado pela endorfina, ele disse que poderia ter feito melhor, apesar de ter debutado com o tempo de 24'12". Depois de um dedo de prosa e algumas fotos resolvi cumprir com o treino do final de semana. Um abraço no amigo e aproveitei a infra para correr 10 Km em uma corrida leve. O treino foi no mínimo peculiar com os corredores da meia maratona me ultrapassando. Quando cheguei ao Km 5, ou ao décimo sexto dos 21 Km, desviei do tapete de controle. Alguns corredores e o fiscal só faltaram me pegar pelo braço para passar pelo ponto de controle, mas finalmente entenderam que eu não estava na prova. Pouco depois reencontrei o Sérgio. Acho que ele terminou a prova abaixo de 1h50. Depois vou conferir no blog dele. No final do percurso ainda brinquei com alguns fotógrafos para homenagear meu ídolo do esporte, o Vandelei Cordeiro e seu aviãozinho. Logo depois encontrei a Cláudia, a primeira pessoa que conheci que já completou uma maratona. Sinistro. De bem com a vida, sempre brincando em companhia da sua mãe, que concluiu os 10 Km em 1h10. Mole não. Essa é a nossa vida. Trocar experiências e curtir as conquistas.
Boas passadas!

Comentários

  1. Que bom companheiro que nos encontramos mais uma vez! parabéns pela prova e pelo ótimo tempo!
    Espero que no ano que vem possamos estrear juntos na maratona!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida sem o tênis tá bem agitada, mas aos poucos estou retomando o equilíbrio. Esta foi uma grande conquista realmente.
      Ainda não li seu post, mas parabéns pelo 1h49! É um grande feito :-)
      Parabéns!!!
      André

      Excluir
  2. parabéns pela corrida e pelo alvo alcançado, e que legal ver vc se divertindo no mundo das corridas. abraço

    www.temposminimos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Rafael.
      Acima de tudo, a corrida precisa ser algo divertido. É a válvula de escape, além de oferecer todos os outros benefícios.

      Estou curioso para conhecer seu blog. Vou dar um pulinho lá depois.

      Boas passadas

      André

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh